AO VIVO: cometa Lovejoy em sua máxima aproximação com o Sol

Ele vai brilhar mais do que nunca!

Entre o final de 2014 e o início de 2015, um cometa tem chamado a atenção de todos os amantes do céu noturno. Trata-se do cometa C/2014 Q2 Lovejoy, que está fazendo uma visita no Sistema Solar interior, e com isso, nos dando uma oportunidade única de observar um objeto maravilho dos confins do Sistema Solar!

Conhecido popularmente como "Cometa Lovejoy", ele está visível desde o início de dezembro de 2014, e está indo na direção norte. Durante seu perigeu (máxima aproximação com a Terra) que ocorreu no início de janeiro, tivemos a oportunidade de acompanhá-lo ao vivo aqui em nosso site, e agora, mais uma vez, você poderá assistir uma nova transmissão ao vivo do cometa Lovejoy, dessa vez, durante seu periélio (máxima aproximação com o Sol)!




Um grande encontro como esse pode resultar em um aumento significativo no brilho e na cauda do cometa, e claro, você poderá acompanhar esse momento épico "de camarote", aqui em nosso site!

Teremos 2 transmissões ao vivo que mostrarão em tempo real a máxima aproximação do cometa Lovejoy com o Sol, uma no dia 29 e outra no dia 30 de janeiro. Confira:

1ª transmissão ao vivo do cometa Lovejoy em sua máxima aproximação com o Sol ocorreu no dia 29 de janeiro, às 19h30 BRT (sem contar com horário de verão [22h30 UTC]). A reprise já está disponível logo abaixo!






2ª transmissão ao vivo do cometa Lovejoy em sua máxima aproximação com o Sol no dia 30 de janeiro, às 17h00 BRT (sem contar com horário de verão [20h00 UTC]).

ATUALIZAÇÃO - 30/01 às 16h20 - infelizmente, por conta de chuva e nebulosidade, a segunda transmissão ao vivo do cometa Lovejoy foi cancelada.


O cometa C/2014 Q2 Lovejoy é o quinto já descoberto pelo astrônomo amador italiano Terry Lovejoy. Ele tem um período de cerca de 11.500 anos, com uma órbita acentuadamente inclinada em relação ao plano do Sistema Solar (80,3 °), o que explica seu movimento no céu noturno. No final de dezembro, ele atravessou de baixo pra cima o plano dos planetas, e está seguindo rumo ao norte.



Se você conseguiu fotografar o cometa Lovejoy em uma de suas observações noturnas, não deixe de nos enviar sua astrofoto!

Um grande abraço à todos, e boas observações!

Imagem: (capa-Gerald Rhemann)
29/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: