AO VIVO: Observação online do cometa Lovejoy! (reprise)

E você achou que ele passaria despercebido em nosso site?


Entre o fim de 2014 e o início de 2015, nós amantes do céu noturno ganhamos um presente maravilhoso! Um presente que não pode ser comprado, e mesmo que você fosse milionário, você não conseguiria ter um, afinal, não é todo dia que um cometa está visível no céu noturno...

Estamos falando do cometa C/2014 Q2 Lovejoy, mais conhecido como "Cometa Lovejoy". Ele já está visível através de pequenos telescópios e binóculos... até mesmo uma câmera fotográfica com um bom zoom consegue registrá-lo (se mirada para a região correta do céu). E ao que tudo indica, ele pode se tornar um objeto visível a olho nu, sem auxílio de telescópios!

E como de costume, o site Galeria do Meteorito vai disponibilizar a transmissão ao vivo de mais um evento cósmico!




Você poderá assistir a uma transmissão ao vivo em tempo real, feita a partir de telescópios controlados remotamente, e assim, apreciar um belíssimo cometa no céu noturno, no conforto de sua casa! E tudo isso de graça!

A transmissão ao vivo do cometa C/2014 Q2 Lovejoy está programada para ter início nos dias 6 e 12 de janeiro de 2015, e ambas as transmissões terão início às 16h00 pelo horário de Brasília (sem contar com o horário de verão [19h00 UTC]), e estarão disponíveis logo abaixo.

SUCESSO! - A segunda transmissão ao vivo do cometa Lovejoy ocorreu normalmente no dia e horário programados. A reprise já está disponível logo abaixo (início das imagens do cometa Lovejoy a partir dos 17:30 do vídeo). Não perca!

1ª transmissão ao vivo - 06/janeiro - finalizada
2ª transmissão ao vivo - 12/janeiro - reprise





Atenção: Para saber tudo sobre o cometa Lovejoy, inclusive como e onde encontrá-lo no céu noturno, clique aqui. A transmissão ao vivo do cometa Lovejoy é uma cortesia do Projeto Virtual Telescope.



O cometa C/2014 Q2 Lovejoy tem um período de cerca de 11.500 anos, com uma órbita acentuadamente inclinada em relação ao plano do Sistema Solar (80,3 °), o que explica seu movimento no céu noturno. No final de dezembro, ele atravessou de baixo pra cima o plano dos planetas, e está seguindo rumo ao norte.




Para saber tudo sobre o cometa Lovejoy, inclusive como e onde encontrá-lo no céu noturno, clique aqui.





05/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Ela foi adiada por conta do mau tempo, mas ela deverá acontecer nesse dia 12 de janeiro, no mesmo horário. Abraços!

      Excluir
  2. pode postar aquela foto do facebook gladis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keven! Acabamos de postar sua foto do cometa Lovejoy em nossa página do Facebook! Muito obrigado, e parabéns pela bela fotografia :D Um grande abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Unknown! A transmissão ao vivo do cometa Lovejoy já terminou. A reprise já está disponível! Abraços!

      Excluir
  4. oi aqui e o keven eu troquei de gmail tambem o lovejoy ainda ta visivel no ceu

    ResponderExcluir