Surpreendente: Veja o que a NASA conseguiu encontrar em Marte!

As buscas duraram mais de 10 anos!


Antes de mais nada, não foi um marciano, pelo menos até agora... mas o que a sonda MRO encontrou em uma de suas fotografias feitas da superfície do Planeta Vermelho deixou muita gente contente, especialmente os cientistas britânicos.

A sonda Beagle 2 do Reino Unido, que desapareceu misteriosamente durante uma tentativa de pouso em dezembro de 2003, finalmente foi encontrada por uma sonda da NASA que orbita o Planeta Vermelho.

O pousador Beagle 2 é claramente visível nas novas fotos feitas pela Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), sonda da NASA em órbita em torno de Marte. A descoberta mostra que a sonda pousou com sucesso, mas não conseguiu se desdobrar corretamente quando já estava na superfície marciana, segundo funcionários da Agência Espacial do Reino Unido.

sonda Beagle 2
Sonda Beagle2 (ponto branco brilhante) pode ser vista em imagem feita pela sonda orbitadora MRO.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / University of Arizona / University of Leicester
Clique na imagem para ampliar

A sonda que pegou uma carona para Marte com a missão Mars Express, da Agência Espacial Europeia, não tinha sido vista desde sua separação da nave espacial no dia 19 de dezembro de 2003. Beagle 2 deveria pousar em Marte seis dias depois, no dia 25 de dezembro, mas os cientistas não sabiam se isso tinha ocorrido, pois o pousador nunca mais se comunicou. Logo, os especialistas assumiram que Beagle 2 havia caído em Marte e deveria estar irreversivelmente danificado. Agora, após quase 12 anos, a equipe científica sabe que não foi bem assim...

O que a NASA encontrou em Marte
Essa imagem feita pela sonda MRO mostra diversos componentes do pousador Beagle 2, perdido em março de 2003.
Créditos: NASA / JLP-Caltech / Universidade do Arizona / Universidade de Leicester
Clique na imagem para ampliar

"A história da exploração espacial é marcada por sucesso e fracasso", disse David Parker, da Agência Espacial do Reino Unido. "Essa descoberta faz com que a história de Beagle 2 se torne mais um sucesso que não conhecíamos, e sem dúvida, um passo importante na contínua exploração de Marte".


Conheça Beagle 2

A missão Beagle 2 (nomeada em homenagem ao HMS Beagle, o navio que levou o jovem Charles Darwin ao redor do mundo na década de 1830), foi liderada pelo cientista britânico Colin Pillinger, pesquisador da Universidade Open, que continuou com sua equipe procurando por Beagle 2 após o silêncio do dia 19 de dezembro de 2003. Infelizmente, Pillinger faleceu em maio de 2014 sem conhecer o desenrolar de sua história.

ilustração da sonda Beagle 2
Ilustração artística mostra como a sonda Beagle 2 seria se tivesse operado
da maneira correta na superfície de Marte.         Créditos: ESA
Clique na imagem para ampliar

O trabalho de Beagle 2 em Marte seria de pesquisas variadas e ambiciosas.

A sonda foi projetada para detectar sinais de vida em Marte, e caracterizar a geologia marciana, seu tempo e clima, entre outras tarefas. O seu equipamento científico incluia câmeras, microscópios, espectômetros, pacotes de análises, amostras de gás, aquecedores, sensores climáticos, broca, furadeira, instrumento de coleta, entre outros...

Beagle 2 custou cerca de US $ 120 milhões, um terço do que foi oferecido pelo governo do Reino Unido. O custo total da missão Mars Express, que decolou em junho de 2003, foi de cerca de 300 milhões de euros (350 milhões dólares).

A sonda europeia Mars Express ainda está funcionando perfeitamente, depois de mais de 11 anos de sua chegada ao Planeta Vermelho.



Fonte: NASA / Space / ESA
Imagem: NASA / ESA / JPL-Caltech / Univ. do Arizona / Univ. de Leicester
19/01/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. Achei que era uma base alienígena... :-( rsrs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esses sites sensacionalistas viu !!! :(

    ResponderExcluir
  4. Não entendo o motivo de investir Bilhoes e trilhões em outro planeta, sendo que nãoe stamos dando conta do nosso.
    O porque não investir esses absurdos de valores em cada canto do NOSSO PLANETA, nao ajudando os Et´s Deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1º - Você não entende. E é por isso que vou tentar te explicar;
      2º - "Trilhões"? Não. São investidos milhões. E a engenharia por trás disso é que recebe estes milhões. Engenheiros, muitos, que dedicam suas vidas estudando, e que merecem ser bem pagos, pois eles fazem uma coisa importante, que já vou explicar; tem jogador de futebol que ganha milhões, sozinho.
      3º - Esse dinheiro não é colocado lá, em "outro planeta". Ele fica aqui. E o retorno deste investimento é algo simples, porém essencial pra você, eu e cada ser vivo DESTE planeta: TECNOLOGIA. Na busca por conhecer melhor os planetas e o universo afora, esses engenheiros desenvolvem ferramentas tecnológicas importantes, tal como a internet, micro-chips menores e melhores, softwares de imagem que inclusive melhoram o diagnóstico de câncer de mama, entre outros benefícios diretos e indiretos, tecnologia ÚTIL na saúde, segurança e educação;
      4º - Não é culpa da Ciência se a tecnologia que ela desenvolve não atinge a maior parte da população. Essa culpa é dos governantes, que gastam meros milhões para educação e tecnologia, mas desviam milhões para os próprios bolsos, arrancam tudo de quem tem pouco e não cobram nada de quem tem sobrando. Aliás, a culpa é nossa, de não saber escolher deputados e senadores, de nos preocuparmos mais com a vida de jogadores de futebol e sub-celebridades, ao invés de fiscalizarmos o que nossos políticos fizeram, fazem ou querem fazer. Tem gente que não sabe nem a diferença entre voto nulo e voto em branco. Essa inversão de valores é o que eu não entendo.

      Excluir
    2. Evandro, gostaria de curtir sua resposta 120 milhões de vezes, mas não tem como ;/ Aliás, gostaria de acrescentar algo: a culpa também é nossa por nunca protestarmos pelos nossos direitos (estou generalizando, pois há aqueles que lutam) ou então lutar erroneamente (vandalismo). Espero estar vivo quando surgir alguem com boas intenções para acordar a "massa robótica", que convenhamos, a culpa não é do governo e sim da população.

      Excluir
    3. PORQUE É SIMPLES...TEMOS 7 BILHÕES DE SERES HUMANOS, E CONTINUAMOS CRESCENDO...FALTARÃO RECURSOS E ALIMENTOS...SE NÃO HABITARMOS EM OUTROS LOCAIS, ACABAREMOS SUCUMBINDO A TERRA E NÓS MESMOS

      Excluir
    4. santa ignorancia.. o que seria da humanidade se a mesma nao tivesse ansia em desenvolver conhecimentos...tem é mesmo que explorar novos mundos...

      Excluir
  5. Colonizar Marte é, como ter uma casa em um outro país.Nunca se sabe se não precisaremos mudar de casa, ou então, quem sabe, tivermos de fugir apresadamente da terra em que vivemos para uma outra Terra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que o espaço é democrático como a terra, pois ser for, no caso de tiver de mudar de planeta só os que poderem pagar vão.

      Excluir
  6. Mas, apesar dos pesares, ninguém deixa de dar uma olhadinha na reportagem...

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. agente deveria compartilher paises com paises em envestimento para descobertas. de uma outros tipo de vida. sim pq eu mesmo vi, e outras pessoas viram tabem ovnes ou coisas extranha pairando no ar. e posso dizer sobre q vi é, q avelocidade era espantosa mesmo em sua saida. são coisas q pertuma a mente da gente e confesso q por um espaço de 30 dia e mais ainda fiquei pertubado "eu" e percebi q pertuba a mente de qm ficar olhando por um tempo qndo pairado ao ar. ñ sei se foi isso q pertubou pq tenter fazer um contato mentalmente e sem respostas apenas sumiu ao ar em velocidade espantosa. e para qm diz q um super sonico é rapido então aquilo,nossa como fazer um risco ao céus de curto espaço e talves pode ser visto em outro lugar em imperó luzes q sobem e desce por vezes 5 luzes no meio da mata e distante tbm,onde dizem sempre estarem la por aque pessoal mais interessado. ñ sendo q eu vi são apenas luzes azul q movimenta tabem com velocidades espantosas q parecem estar procurando algo q ñ sabemos e isso acontece a noite voltas das 22:30 na cidade de Iperó eu trabalher era vigilante noturno e tbm vi. e por isso mesmo q acho q tem q ser envestigado o fenomeno e tem q criar mesmo jeitos de como chegar a esses planetas ainda atraves de sondas espaciais. bom ate pensei agente basce e depois morre e talves gentes q passaro ao teste veem buscar, pq é ser muito infantil acreditar q temos asas nas costas e qm ñ passa no teste é apenas uma assombração q tbm ja vi, e outros viram tbm assombraçoes q tbm tem uma energia fantastica e vi e fui de encontro com aquilo pq queria ter a certeza de q esta vendo só q vinha de encontro e nunca chegava ate amim qndo meu corpo arrepio, cabelos,braços, pernas. e corri tbm porque ñ foi só eu q vi aquilo tinha mais dois q dizia deve ser assombração ñ vai e eu ia e ao notar depois dos arrepios natando q ja estavam correndo tbm eu corri. então tem coisas em outros planetas deve existir sim, q venha buscar esses mortos ou sei la né ? o mais importante ainda é a volocidade q dizem e agente ve super sonicos aqui. é asvezes olhos os jatos passando bem la no auto e penso ñ é igual ñ é muito lento. a coisa la em cima rapido assim então aqui na nossa presença agente acredito ñpoder ver mesmo. é tem q envestir mesmo pq precisamos saber de q se trata e pq.

    ResponderExcluir
  10. Por acaso, encontrei uma instalação artificial em Marte. Poderia enviar a imagem por aqui, mas não seu como. Publiquei no Youtube, com o título "Anomalia em Marte". Marcio

    ResponderExcluir