E se a Terra fosse do tamanho de um grão de feijão? O Sistema Solar em escala como você nunca viu!

Como seria o Sistema Solar se o Sol tivesse 1 metro? Qual seria a distância da Terra? E o tamanho de Netuno?

Em Astronomia, é comum ver e ouvir números grandes, muito grandes... mas por mais que a gente tente, o nosso cérebro não consegue dimensionar coisas tão grandes assim. A nossa capacidade de compreensão se limita a quilômetros, e mesmo assim, quando os números são muito extensos, novamente fica complicado de entendê-los de verdade.

Por isso preparamos essa matéria especial, e finalmente você vai entender de uma vez por todas o quão grande é o nosso Sistema Solar através de uma escala incrível, além de se surpreender com seus tamanhos e distâncias.

Primeiramente, vamos aos números reais:

Tamanhos dos planetas (e do Sol) do nosso Sistema Solar


Tamanhos dos planetas em escala

Sol - 1,39 milhão de km                     Mercúrio - 4.880 km                         Vênus - 12.100 km

Terra - 12.700 km                              Marte - 6.790 km                              Júpiter - 143.000 km

Saturno - 121.000 km                        Urano - 51.100 km                            Netuno - 49.500 km


Distâncias reais do Sistema Solar (a partir do Sol)


Mercúrio                              Vênus
57,9 milhões de km              108 milhões de km



Terra                                    Marte
150 milhões de km               228 milhões de km



Júpiter                                  Saturno
779 milhões de km               1.430 bilhão de km



Urano                                   Netuno
2.880 bilhões de km             4.500 bilhões de km






Comparação de tamanhos do Sistema Solar em escala


Você consegue imaginar a distância real entre o Sol e o planeta Saturno? Ou sequer a distância do Sol ao planeta Terra? O que sabemos até agora é que a Terra fica a 150 milhões de km do Sol. Mas qual é a dimensão disso?

Pra ficar tudo mais fácil, vamos diminuir o tamanho do Sol em escala, até que ele fique do tamanho de uma "bola grande" de 1 metro de diâmetro, como essa da imagem ao lado.

Então, se o Sol fosse do tamanho dessa bola, veja como seriam os tamanhos e as distâncias do Sistema Solar, e veja como fica bem mais fácil entender o quão grande ele é:

Mercúrio                                                                   Vênus
tamanho: 3,51 mm (metade de um grão de arroz)    tamanho: 8,7 mm (um grão de arroz)
distância do Sol: 41,6 metros                                    distância do Sol: 77,7 metros

Terra                                                                        Marte
tamanho: 9,15 mm (um grão de feijão)                    tamanho: 4,88 mm (metade de um grão de feijão)
distância do Sol: 107 metros                                    distância do Sol: 164 metros

Júpiter                                                                     Saturno
tamanho: 10,3 cm (uma goiaba)                               tamanho: 8,66 cm (uma bola de baseball)
distância do Sol: 559 metros                                    distância do Sol: 1,03 km


Urano                                                                       Netuno
tamanho: 3,67 cm (bola de tênis de mesa)               tamanho: 3,56 cm (um ovo de codorna)
distância do Sol:2,07 km                                           distância do Sol: 3,24 km



Apenas colocando o Sistema Solar em uma escala entendível para nós é que conseguimos perceber seu tamanho, que chega a ser incrível.

Créditos: Solar Sizer (Android App)
12/02/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

35 comentários:

  1. Muito boa a comparação. Esses dias tentei imaginar o tamanho de Júpiter usando como referência seu diâmetro. Fiquei impressionado ao descobrir que bastaria colocar dois Júpiter e meio lado a lado para se chegar a Lua. É um verdadeiro colosso.
    Para quem quiser ter um visão dinâmica de distância dos corpos do sistema solar, bem como o formato e ângulos de trajetórias, um excelente programa para esse fim é o Celestia. Além de permiter dar um rasante tanto nos planetas quanto nos satélites, o programa mostra com excelente precisão a posição correta dos corpos atualmente no sistema solar. Fica a dica. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, experimenta o programa Space Engine. Também é de graça e supler completo. Dá pra ir pra várias galáxias, estrelas, planetas e vários outros. A qualidade é show de bola

      Excluir
    2. Para se ter uma boa noção sobre distâncias entre os planetas tem esse site http://www.distancetomars.com/, que como diz o nome, simula a distância da terra (representado com 100 pixels) até marte.

      Excluir
  2. É realmente incrível olhar as distâncias dos planetas por essas dimensões, fiquei impressionado com as distâncias, nada que eu já não soubesse, mas mesmo assim não para de me impressionar!!! O universo é realmente fantástico!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, tem alguma coisa errada. No livro a Magia da Realidade, do Dawkins, ele propõe um exercício de imaginação onde pede pra imaginarmos o Sol do tamanho de uma bola de futebol e a Terra do tamanho de uma laranja e para posicionarmos um a 25m do outro para termos uma escala real de tamanho. A Lua, nesta escala, seria um grão de pimenta a 7cm da Terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente eduroma, deve haver algo errado. Se o Sol fosse uma bola de futebol, nem mesmo Júpiter teria o tamanho de uma laranja, muito menos a Terra...

      Excluir
    2. tem algo extremamente errado ai, cabem cerca de 330 mil Terras dentro do sol, não acho que cabem 330 mil laranjas dentro de uma bola de futebol HUAHUAEHUAEe

      Excluir
    3. Mas nós não comparamos a Terra com uma laranja Fabrício... confira no texto. Abraços!

      Excluir
    4. Fabrício, na verdade cabem mais de 1 milhão de Terras dentro do Sol.

      Excluir
    5. Fabricio foi mudado a escala dos planetas e do sol entao 330 mil laranjas já não seria o valor correto, precisa alterar ele tbm.

      Excluir
  4. Muito bom! Parabéns pelo site, acompanho sempre as publicações...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Eder! É muito gratificante ter o reconhecimento do nosso público, muito obrigado!

      Excluir
  5. Poxa... deixou a desejar por um pequeno detalhe: A sonda espacial new horizons chega este ano àquele que seria o tamanho de um grão de areia fina, a 5,8km do Sol-Quico, com sua lua de nome do barqueiro esquelético da fúria dos titãs. Mesmo sendo ele planeta-anão... os anões humanos são humanos também mesmo tendo 90cm de estatura. Com certeza, incluam Plutão nas próximas publicações. Ele foi o primeiro planeta anão conhecido, em 1930, e entrou para a história também. E merece uma comparação. Que ele represente ao menos os seus cerca de 500 000 irmãos plutóides, no gélido esquecimento de onde o Sol tem o mesmo tamanho relativo de Sírius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Fora do Ar, poderíamos sim ter incluído Plutão nessa matéria, mas acabamos não o fazendo pois logo que pensamos em Plutão, queríamos também comparar Ceres e outros corpos pequenos, aí poderia ficar uma coisa sem fim... por isso decidimos ir só até Netuno mesmo... mas pedimos desculpas por não ter incluso os planetas anões... em uma próxima matéria do tipo, pensaremos em algo.

      Abraços!

      Excluir
    2. nossa cara vc realmente me fez ficar emocionado pensando em plutão isolado nos confins do sistema solar :v

      Excluir
    3. Isto me fez pensar como deve ser escuro lá pelas bandas de Plutão. Provavelmente deve ser tão escuro quanto uma noite de céu limpo, sem Lua e em zona rural. Provavelmente o brilho da via láctea deve ser maior do que a do próprio Sol por lá...

      Excluir
  6. Parabéns pela matéria, está comparação consegui entender melhor da grandeza do Sol e das distâncias entre os planetas. Sempre acompanho as notícias, continuem trazendo mais informações.

    ResponderExcluir
  7. Tem um erro aí. Se a Terra fosse do tamanho de um grão de feijão,Vênus teria mais ou menos esse tamanho tambem,pois ele é o planeta irmão da Terra em tamanho. Se bem que em clima,o planeta irmão é Marte. :)

    ResponderExcluir
  8. Interessante vídeo que mostra em escala real a viagem de um fóton do Sol até Júpiter na velocidade da luz durante seus 45 minutos em meio a vastidão do espaço:http://www.andremachado.org/artigos/1299/viajando-pelo-sistema-solar-na-velocidade-da-luz.html

    ResponderExcluir
  9. Próxima Centauri ficaria à 45 km aproximadamente.

    ResponderExcluir
  10. Muito legal,mas tenho uma duvida,Se morassemos no sol daria pra avistar jupiter ou saturno de lá? porque tipo sempre que vejo a comparação eles ficam tudo juntos como se o sol fosse gigantesco a ponto de ficar grudado aos planetas mesmo estando a milhoes de quilometros.

    ResponderExcluir
  11. interessante comparação para visualizar os enormes espaços "vazios" entre os astros e a força que a gravidade de um corpo mais denso - estrela- tem para manter em seu entorno estes e outros ainda desconhecidos. ..
    Possivelmente nesta escala a nuvem de ort estaria a uns 10km. .. e ainda assim sofrendo a influência de um corpo com apenas 1m de diâmetro! !
    Isto é incrível! !
    há ainda muito mais segredos à serem descobertos. .. ;)

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! ...assim fica simples imaginar essas distâncias em escalas tão pequenas e entender a grandeza do nosso sistema solar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado hilton, e obrigado também a todos pela participação! Em breve faremos mais matérias explicativas como essa. Um grande abraço a todos!

      Excluir
  13. Netuno é o quê?? um Gatuno?? Mas que raio de Português se usa ? Na língua Portuguesa escreve-se Neptuno !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso no português de Portugal Francisco. No Brasil o correto é NETUNO. Abraços!

      Excluir
  14. é de impressionar mesmo como a massa do sol consegue influenciar ou distorcer a malha do espaço-tempo a uma distância tão grande capturando corpos tão longínquos em sua órbita, até a nuvem oorth, onde perambulam os cometas.

    ResponderExcluir
  15. Acho que deveria ter mais esse tipo de comparações para o universo afim, em vez de anos-luz,ja que mal compreendemos a escala em milhões de km, imagiga trilhões...esse gráfico ficou ótimo pra entendermos a distância dos planetas em pequena escala, deveria ser assim para as estrelas tbm

    ResponderExcluir
  16. Em escala diminuída a Via láctea seria do tamanho da America do Norte e a terra seria um mero grão de areia, onde ela estaria nas margens do centro a uma grande distancia.

    ResponderExcluir
  17. Isso sem esquecer que a nossa galáxia seria do tamanho do estado do Amazonas

    ResponderExcluir
  18. Excelente, agora da para imaginar a potência de calor do sol. Se o sol fosse simplesmente uma bola de fogo, a essa distancia de cerca de cem metros, a terra congelaria, mas como é uma bola de um metro de fusão nuclear, o grão de feijão se mantem aquecido a essa distância. muito boa demonstração. Parabéns !

    ResponderExcluir
  19. Esse a terra fosse do tamanho de Júpiter

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir