Especial constelações indígenas (parte 3)

Viaje pela esquecida astronomia indígena em nossa série especial!

A observação do céu sempre fez parte de culturas antigas, e claro que com os índios brasileiros isso não poderia ser diferente.


Assim como ocorre com a Astronomia ocidental, a Astronomia indígena também é muito extensa (e até mais complexa), afinal, estamos falando de várias etnias e culturas diferentes, e por isso, não teria como resumir tudo em um único artigo, por isso, nós do Galeria do Meteorito decidimos fazer uma série. Clique aqui para encontrar o índice e o link dos novos episódios.

Nesse terceiro episódio vamos conhecer a famosa Constelação do Homem Velho, a Constelação do Vespeiro, a Queixada da Anta e Joykexo. Confira!


Tuivaé (tupi) - Tuya'i (guarani) - Constelação do Homem Velho
Constelação do Homem Velho
Clique na imagem para ampliar

Essa constelação representa um homem segurando um bastão, ou cajado, por isso é visto como um "homem velho". Quando o "Homem Velho" surgia na segunda quinzena de dezembro, indicava o início do verão para os índios do sul, e o início da estação chuvosa para os índios do norte e nordeste. A constelação do Homem Velho é formada pelas constelações ocidentais Tauros e Orion.

Segundo o mito popular, essa constelação representa um homem cuja esposa estava interessada no seu irmão, e para ficar com o cunhado, ela matou o marido cortando-lhe a perna. Os deuses ficaram com pena do marido, e o transformou em uma constelação.

A constelação do "Homem Velho" possui outras 3 constelações indígenas, que vamos conhecer agora:


Eixu (guarani) - Constelação do Vespeiro - Plêiades
constelação do Vespeiro
Clique na imagem para ampliar

Eixu significa "ninho de abelhas" ou "vespeiro" em guarani, e marca o início do ano, quando surge pela primeira vez no lado leste, antes do nascer do Sol (nascer helíaco das Plêiades). na primeira quinzena de junho. Segundo d"Abbeville, os índios conheciam muito bem a constelação de Eixu, e quando ela chegava, eles comemoravam a chegada da chuva, que vinha logo depois. Era com essa constelação que eles contavam os anos.


Tapi'i Rainhykã (tupi) - Queixada da Anta
Constelação Queixada da Anta
Clique na imagem para ampliar

A constelação de Tapi'i Rainhykã, que significa Queixada da Anta também simbolizava o início das chuvas para os tupinambás, no norte do país. Ela ocupa o espaço no firmamento que conhecemos como Hyades.




Joykexo - Constelação de Joykexo
Constelação de Joykexo
Clique na imagem para ampliar

Joykexo representa uma linda mulher, símbolo da fertilidade na cultura indígena. Essa constelação servia como orientação geográfica, pois ela nasce exatamente no leste, e se põe exatamente à oeste. Joykexo, além de ser o símbolo da fertilidade, também representa o caminho dos mortos. Joykexo é representada pelas estrelas que formam o Cinturão de Orion

Gostou? Confira nossa lista de episódios, afinal seria impossível resumir toda a astronomia indígena em apenas uma matéria... Boa leitura!

Fonte: Germano Bruno Afonso / Observatórios Virtuais / Vitae / Melissa Oliveira (antropóloga) / Aikewara.blogspot / ISSUU / Planetário  UFSC (etnoastronomia) / pib.socioambiental.org
20/02/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. LINDÍSSIMO!!! Parabéns! Esta matéria sobre Astronomia Indígena me emociona e me prende na tela como um imã em outro!! Adorei a Constelação da História do Homem Velho! Vocês são a única esperança brasileira a resgatar esta cultura e, quem sabe, até publicar um livro sobre tudo isso. Estou torcendo! Entrem em contato com a equipe do Stellarium para, quem sabe, atualizar o software para a opção "constelações da cultura brasileira". Chega de Europa! Vamos nos abrasileirar! Resgatar nossa originalidade, esmagada pela Europa desde 1492...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado fora do ar! Fico muito contente por conseguir de alguma maneira ajudar a popularizar (nem que seja um pouco) algo sobre a nossa cultura ancestral, principalmente por se tratar de um assunto relacionado a Astronomia.

      Sobre o livro, é realmente uma ótima idéia. Vamos pensar seriamente sobre o assunto, e nos informar sobre isso! Muito obrigado! Ah, e sobre o Stellarium, já entramos em contato com os responsáveis... estamos aguardando uma resposta. Espero que seja em breve :)

      Um grande abraço, e um ótimo final de semana!

      Excluir
  2. Concordo com o fora do ar. Chega de cultura europeia do hemisfério Norte que não condiz com o que vivemos aqui no sul... nada de guerreiros do nortr...viva a constelação da Ema e a da Queixada da Anta, animais da nossa realidade

    ResponderExcluir