Misterioso alinhamento cósmico foi descoberto por equipe de cientistas

O Universo sempre nos surpreende!


Novas observações feitas utilizando o  VLT (Very Large Telescope) do ESO, no Chile, revelaram algo extremamente misterioso, numa escala quase que inimaginável: trata-se de alinhamentos nas maiores estruturas já descobertas no Universo. Uma equipe de pesquisadores descobriu que os eixos de rotação dos buracos negros centrais supermassivos e os quasares encontram-se paralelos entre si ao longo de distâncias gigantescas, ou até inimagináveis, de bilhões de anos-luz. Outra descoberta muito curiosa é que os eixos de rotação desses quasares tendem a alinhar-se com as grandes estruturas de rede cósmica.

Os quasares são núcleos galáticos onde existem buracos negros supermassivos altamente ativos, e esses buracos negros estão rodeados de discos de matéria extremamente quente, em alta rotação, que muitas vezes é ejetado na direção de seus eixos de rotação. O brilho dos quasares é tão alto que ele pode ser mais intenso do que todas as estrelas da galáxia onde se encontram.




Uma equipe liderada por Damien Hutsemékers da Universidade de Liège, na Bélgica, utilizou o instrumento FORS, do VLT, para estudar 93 quasares que supostamente formavam grandes grupos espalhados ao longo de bilhões de anos-luz,  quando o Universo tinha cerca de um terço da sua idade atual.

Concepção artística com detalhes incríveis da "Estrutura em Larga Escala",
onde a distribuição de matéria escura aparece em azul, e a a distribuição
do gás em laranja. Essa simulação mostra o estado atual do Universo,
num aglomerado de galáxias massivo. Essa região tem uma dimensão de
300 milhões de anos-luz. Créditos: Illustris Collaboration
Clique na imagem para ampliar

Quando os astrônomos observaram a distribuição dessas galáxias em escalas de bilhões de anos-luz, perceberam que os objetos não se encontram uniformemente distribuídos, e que na verdade eles formam uma rede cósmica de filamentos e nós, em torno de enormes vazios onde as galáxias são mais escassas. Este arranjo de matéria é conhecido como estrutura em larga escala.




Os novos resultados do VLT indicam que os eixos de rotação dos quasares tendem a posicionar-se paralelamente às estruturas de larga escala, ou seja, se os quasares se encontram num filamento comprido, os buracos negros centrais apontarão na direção do filamento. Os pesquisadores estimam que a probabilidade destes alinhamentos serem simplesmente uma coincidência é menor do que 1%.

A equipe não conseguiu observar de forma direta os eixos de rotação  ou os jatos dos quasares, mas mediram a polarização da radiação emitida por cada quasar, e para cada 19, foi encontrado apenas um sinal polarizado negativo.




A direção desta polarização, combinada com outras informações, possibilitou a dedução do ângulo do disco de acreção e a direção do eixo de rotação de cada quasar.

Novas observações deverão ser feitas a fim de encontrar um indicatório ainda mais preciso sobre esses estranhos alinhamentos cósmicos, que até o momento não têm explicação.



Fonte: ESO
Imagens: (capa-ilustração) / Illustris Collaborations / ESO
04/02/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 comentários:

  1. Parecem conexões neuronais.
    Fora dessa rede existem poucas galáxias, talvez seja uma rede por onde algum tipo de informação passe.
    Vai saber...

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde , vou dizer algo absurdo mas que bate forte na minha mente alguns anos , vão falar que sou louco ainda mais por não poder provar , mas algo me diz com toda certeza que vivemos dentro de nós mesmo , sei louco e sem provas , um absurdo , eu sei .
    Acontece que olhei para trás "tipo milhões de anos " e leio varias noticias relativas a tudo que é informação, desde bula de remédio , peça de moto , mundo das celebridades , universo paralelo , biodiversidade , grafite ,animais engraçados , neorologia e por ai vai ...
    Bem percebi que todas as ideias , desde , as mais idiotas até as fantásticas tem algo em comum !...
    toda ideia não é algo para se ignorar e nem para ver o que se vê , toda ideia faz parte de uma conexão unica que se todos concordassem em compartilha-las e cada um compreende-se a si e aos outros chegaria a uma conclusão !... É OBVIO .....
    -Mas e o que o universo tem a ver ?
    é simples , somos feitos de Átomos nada mais que energia , pois bem quem garante que o universo não é muito menor que a base de um Átomo e toda essa energia se propaga em vários Átomos gerando um ser ou objeto e cada Átomo desse corpo seja um outro universo , dai que nunca saberíamos a verdade que já sabemos ( acreditamos em universo paralelo não porque tivemos essa ideia e sim por que ela ja existia e apenas nos foi repassada , outra coisa é que o tempo é relativo ao espaço sendo micro ou imenso , e para dar sentido a minha ideia algo me diz que é um efeito infinito possibilitando a existência , como de nosso universo fosse uma energia que alimenta Átomos de um outro corpo em outra realidade de tamanho incomensurável , por isso que quanto mais nos aprofundamos em um Átomo mais parecido com o universo em escala de tempo e espaço se assemelha ).
    Olha tem muito mais coisa que esta em minha mente , talvez eu seja louco talvez esteja certo não sei .
    Mas sei de uma coisa tudo que sabemos e achamos que criamos uma ideia sobre algo esta errado , pois fazemos parte de uma estrutura inteligente e nossa pretensão ao acharmos que controlamos e criamos as coisas nos torna cegos para compreender certas coisas , mas esse é um programa em nossa mente para que não abandonemos nossas funções assim o universo se mantem na ordem que deve ser .
    UMA DICA , PROJETE-SE PARA FORA DE TUDO QUE ACREDITA E NÃO SE VEJA COMO ALGUÉM , APENAS REFLITA Á POSSIBILIDADE DE VC SER UM HOSPEDEIRO PARA SEU GENES SE ALTO MANTER NO TEMPO , QUE NA VERDADE É UM SISTEMA COM FUNÇÕES QUE TE MANIPULA E VEJA VC COMO UMA EXPLOSÃO COM TEMPO CRONOMETRADO ESPERANDO SEU FIM , MAS VEJA ISSO INÚMERAS EXPLOSÕES DENTRO DE VC ELAS TEM UM TEMPO DE VIDA IGUAL A VC E O UNIVERSO É IDENTICO SÓ QUE EM MAIOR ESCALA , BEM POR AI VAI ........
    Pare pra pensar e vai ver que vc não pensa é tudo pré definido e que talvez eu esteja certo .
    uma ótima vida e fiquem com Deus ou com suas verdades .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa teoria já existe. De que nosso universo é apenas um "átomo" de um sistema muito maior. E que átomos de nosso mundo, são universos de um sistema muito menor. E talvez nem pare por ai. Talvez nem haja limites para o macro e nem para o micro. Talvez se pudéssemos explorar o mundo do micro, sempre que se alcançasse a menor particula... ela ainda seria um universo de um mundo ainda menor. O mesmo acontecendo no mundo do macro.

      Quanto a parte final do seu texto, isso me lembrou a abertura de um episódio do desenho dos Simpsons.
      Veja: http://youtu.be/J052uR6aWT4

      Excluir
    2. Olá Milton! Muito boa a sugestão de vídeo da entrada dos Simpsons! Vamos até postar esse vídeo em nossa fanpage no Facebook. Abraços :D

      Excluir
    3. https://www.youtube.com/watch?v=EF6aEFFMxjU
      Lembrando que o filme conta a historia de uma galáxia dentro de uma "bola de gude" assim como no vídeo dos Simpsons citado ( http://youtu.be/J052uR6aWT4) remontam a mesma teoria...

      Excluir
    4. Sim! Sim!!!!!!! Apenas simmmm!!!!

      Excluir
    5. concordo com vc, minha teoria é que fazemos parte de um grande organismo vivo, como bacterias, vivendo e cumprindo suas funções para manter um organismo bem maior, que talves eteja dentro de um outro organismo maior e assim por diante...sinistro...

      Excluir
    6. Acho coerente o texto do livro cabalion que diz que o universo é repetitivo; o que muda é a vibração.

      Excluir
    7. Procure estudar sobre a Teoria das Cordas e veja no fim do filme MIB I, bolas de gude como galáxias!

      Excluir
  3. A mais perfeita pluralidade é também a mais perfeita unidade, somos parte do universo na mesma proporção que o universo é parte da gente,e temos a permissão de evoluirmos além dos mundos físicos aos mundos espirituais onde chegaremos ao estado não-evolutivo.

    ResponderExcluir
  4. Vai aí a minha possibilidade: Acredito que este emaranhado seja a Energia Elétrica,que se expande em todas as direções,não em linha reta ou em ondas,ou melhor,ondas em expansão...quando é atraída e entra no Campo Magnético do Sistema,criando um fluxo de Energia brutal para centro do Campo Magnético até consumir toda a Energia em volta,por isso ainda não emitindo claridade por estar formando o Campo,por isso não consumindo Energia..Já o Quasar quando o Campo Magnético foi desfeito,queima o que restou de Energia consumida e o Campo magnético é desfeito dissipando a Luz em feixe continuo por aceleração causada ainda pelo Campo Magnético.

    ResponderExcluir
  5. e se o universo estiver dentro de algum ser?

    ResponderExcluir
  6. também tenho uma teoria que gostaria de compartilhar: acho que o homem procura la fora por extraterrestres onde nos somos eles mesmo nada acontece por coincidencia a vida veio de outro mundo e assim por diante que outro mundo e outro mundo provalvelmente no futuro sera colocado nosso dna e mandado para outro mundo e assim por diante nosso dna foi implatado nesse pode ter certeza disso.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Será que os buracos negros nao soltam sua energia nos quasares e pulsares, atraves de uma fenda no espaço ou uma especie de tunel invisivel fora dos padroes da fisica conhecida e estudada. uma espécie de WI-FI espacial.

    ResponderExcluir
  10. energias se atraem ainda mais se tratando de gravidade, isso não significa nada além de um posicionamento energético de matéria,nada de mais.

    ResponderExcluir
  11. Poderia ser o processo de formação de um ser. O alinhamento ainda não está completo, porque seria como uma gestação, para nós (que compomos esse corpo) o tempo que se percebe é imenso, mas talvez tenha se passado cinco meses para o feto (ser)!

    ResponderExcluir
  12. "...pesquisadores descobriu que os eixos de rotação dos buracos negros centrais supermassivos e os quasares encontram-se paralelos entre si ao longo de distâncias gigantescas..." - seria alguma manifestação de entreleçamento quântico?

    ResponderExcluir
  13. "...pesquisadores descobriu que os eixos de rotação dos buracos negros centrais supermassivos e os quasares encontram-se paralelos entre si ao longo de distâncias gigantescas..." - seria alguma manifestação de entreleçamento quântico?

    ResponderExcluir