Telescópio Hubble avista um grande 'rosto sorridente' no Universo. O que é isso?

O dia em que o Universo sorriu pra nós! 

O Universo está sorrindo hoje! Ou pelo menos é isso que mostra uma foto recente feita pelo grande Telescópio Hubble. Sabe aquele típico desenho smile que todo mundo conhece? Só faltou a famosa placa com o dizer: "Sorria! Você está sendo filmado". Claro que neste caso, quem foi "filmado" foi esse grande "smile cósmico"!

O Telescópio Espacial Hubble tirou uma foto do aglomerado de galáxias SDSS J1038 + 4849. Dois pontos brilhantes desse aglomerado parecem os olhos, outro o nariz, e as linhas curvas de luz criam a boca e o contorno do suposto rosto. Olhando na direção certa (que é o nosso caso), esse aglomerado de galáxias se apresenta como um grande rosto cósmico sorrindo para as lentes do telescópio espacial mais famoso da história.




Este é mais um exemplo de pareidolia, nome dado ao fenômeno que faz com que os seres-humanos vejam coisas comuns do dia-a-dia (principalmente rostos) em formas aleatórias no Universo, em planetas e até aqui mesmo na Terra.




Um belo exemplo de pareidolia são as figuras que vemos nas nuvens do céu. Apesar de serem formas aleatórias, o nosso cérebro se encarrega de encontrar uma figura que faça sentido... e é assim que muitas coisas são vistas na superfície de Marte, da Lua, ou até em outros corpos...

Decifrando o smile cósmico


Na realidade, os dois "olhos" são duas galáxias distantes, e as linhas curvas são luzes dobradas pela gravidade em torno do aglomerado de galáxias, efeito conhecido como lente gravitacional.

rosto gigante foi visto no Universo
Imagem feita pelo Telescópio espacial Hubble mostra o grande
aglomerado de galáxias SDSS J1038 + 4849, que formam um desenho
muito parecido com o famoso smile, rosto sorridente. Na verdade, é
um fenômeno conhecido como lente gravitacional que criou
esse efeito conhecido como pareidolia.
Créditos: Hubble / NASA / ESO


A teoria geral da relatividade de Einstein mostrou que objetos massivos podem realmente dobrar o espaço ao seu redor. Quando a luz passa através desta região do espaço, ela faz uma curva, e pode ser redirecionada, ampliada ou distorcida, como se tivesse passado através de uma lente gigantesca.

Os aglomerados de galáxias são objetos de grande massa no Universo, e podem criar fortes efeitos de lentes gravitacionais, segundo um comunicado da equipe de colaboração do Hubble e da Agência Espacial Européia.

Para vermos esse rosto cósmico, o aglomerado de galáxias e as fontes de luz distantes estão perfeitamente alinhadas com o Hubble, e como resultado, podemos observar um "anel de Einstein", em que a luz do objeto mais distante se espalha ao longo de uma trajetória circular, criando esse belo sorriso como sua borda em torno da face.




Os astrônomos procuram por lentes gravitacionais diariamente, pois somente elas podem fornecer uma ampliação inúmeras vezes mais potente do que a ampliação dos telescópios que temos hoje, e assim, possibilitam a descoberta de objetos distantes, como buracos negros, aglomerados de galáxias, estrelas, e até matéria escura.



Fonte: Space / ESO / Hubble / NASA
Imagens: Hubble / NASA / ESO
26/02/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

19 comentários:

  1. Deixa eu ver se eu entendi: O olho-grande tem massa elevada a ponto de fazer a boca ficar boca-grande de tão distorcida que fica. E o sorriso geralmente é falso. Pö...

    ResponderExcluir
  2. olha essa http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/sonda-encontra-luzes-misteriosas-em-planeta-anao-ceres

    ResponderExcluir
  3. É o sorriso de Deus. Ele está sempre sorrindo para nós.

    ResponderExcluir
  4. Universo usando emoticons. Quando tu acha que já viu de tudo...

    ResponderExcluir
  5. parece um buraco de minhocas... como no filme interestelar

    ResponderExcluir
  6. O Universo é infinito? Deus é perfeito...

    ResponderExcluir
  7. Isso é realmente pareidolia... Agora aquelas fotos de Marte com peças mecânicas perfeitamente simétricas e claramente manufaturadas, estátuas com rostos claramente esculpidos e "pedras" q são claramente ossos fossilizados NÃO SÃO pareidolia, são uma tentativa vergonhosa do governo de insultar a inteligência do povo... ;)

    ResponderExcluir