Maratona Messier 2015 AO VIVO: participe desse grande evento!

Que tal conhecer as galáxias, nebulosas e aglomerados mais famosos em uma única noite?


Charles Messier foi um caçador de cometas do século 18, nascido em Paris, na França. Seu nome foi eternizado nos livros de Astronomia, pois foi ele o responsável pelo famoso e ilustre Catálogo Messier, que é uma lista com 110 objetos do céu profundo. Como ela havia confundido o cometa Halley com uma nebulosa, ele decidiu criar o Catálogo Messier para evitar esse tipo de contratempo, afinal, todos os objetos de seu catálogo poderiam (e podem) ser confundidos com cometas.

Após alguns séculos, o grande Catálogo Messier é utilizado por astrônomos amadores em todo o planeta, e a observação de todos os 110 objetos do catálogo ganhou o nome popular de Maratona Messier. E o mês de março e abril é o período ideal para essa maratona, pois todos os objetos Messier são visíveis ao longo de uma única noite, mas claro, isso se o clima é favorável.




E pra aproveitar essa grande oportunidade, vamos fazer a famosa Maratona Messier e transmiti-la ao vivo, uma cortesia do Projeto Slooh. O site Galeria do Meteorito é pioneiro em transmissões astronômicas ao vivo, e você poderá acompanhar aqui conosco (gratuitamente) essa grande noite de observações de objetos do céu profundo. A partir de telescópios remotamente operados, vamos observar o máximo de Objetos Messier possível. Conheça nebulosas, galáxias, aglomerados de estrelas e maravilhe-se com a beleza do Universo!

ATUALIZAÇÃO - 15h25

A transmissão ao vivo da Maratona Messier 2015 infelizmente foi cancelada pelo Projeto Slooh, por conta do mal tempo. A transmissão ao vivo estava programada para o dia  02 de abril.

Esse evento poderá ser reinstaurado, e se isso acontecer, publicaremos essa informação em nossos canais (Facebook, Twitter, Google +, etc...) Desculpem pelo transtorno, e desde já agradecemos pela compreensão.

maratona messier ao vivo


Aprenda como fazer sua própria Maratona Messier

Durante a transmissão ao vivo, teremos dicas (em inglês, mas que serão traduzidas em tempo real em nossa página do Facebook) para nos ajudar a fazer a nossa própria Maratona Messier. Apesar do fato de que telescópios maiores nos dão uma visão mais privilegiada das várias nebulosas, galáxias e aglomerados, todos os objetos do Catálogo Messier podem ser vistos com pequenos telescópios, e grande parte é visível também através de binóculos, o que ajuda na fama de serem os mais famosos e admirados por astrônomos ao redor do mundo.



Créditos: Slooh
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / NASA / Galeria do Meteorito
31/03/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Ahan, ok. A dita ocorre nos EUA, Inglaterra, Austrália, Canadá. Pois é... alguém aqui pratica isso? Onde? Em qual região brasileira o céu é mais límpido? E por lá se interessam?

    ResponderExcluir