Mais um? Sonda revela outro misterioso ponto branco na superfície de Ceres

outro ponto branco em Ceres
O mistério em torno de Ceres continua a se aprofundar conforme a sonda da NASA se aproxima do planeta anão


Fotos recentes de Ceres feitas pela sonda Dawn haviam revelado um misterioso ponto brilhante em sua superfície, mas a medida que a sonda ficou mais próxima, conseguindo captar a superfície rochosa com mais detalhes, o mistério fica ainda mais intrigante: ao invés de um, agora vemos dois pontos brilhantes em sua superfície!

Segundo Chris Russel, da UCLA e investigador principal da missão Dawn, esses pontos brilhantes apontam para alguma atividade vulcânica, mas ainda não é possível ter certeza do que se trata.

As imagens foram tiradas no dia 19 de fevereiro, quando a sonda estava a cerca de 46.000 km de seu destino. Se tudo der certo, a sonda Dawn deverá encontrar com o planeta anão Ceres no dia 5 de março. Para os cientistas, esses pontos brancos em Ceres ainda não têm respostas, pois aparecem muitos pequenos e com poucos detalhes nas imagens.




A sonda Dawn irá investigar os vários mistérios de Ceres, que é o maior corpo do Cinturão de Asteroides entre Marte e Júpiter. Assim que chegar na órbita de Ceres, a sonda deverá utilizar seus instrumentos científicos e suas câmeras para obter o máximo de detalhes do planeta anão, e quem sabe, entender e uma vez por todas o que são esses misteriosos pontos brancos em sua superfície.

estranhos pontos brancos em Ceres
Imagem feita pela sonda Dawn mostra misteriosos pontos brancos em sua superfície. A sonda registrou uma rotação
completa do planeta anão no dia 19 de março de 2015. Créditos: NASA / JPL-Caltech / UCLA/ MPS / DLR / IDA
Clique na image para ampliar

A sonda Dawn foi lançada em setembro de 2007 para estudar os dois maiores habitantes do Cinturão de Asteroides: Ceres e Vesta, com 950 e 530 km de diâmetro respectivamente. Segundo os líderes da missão, as explorações de Dawn deverão revelar informações importantes sobre os blocos de construção planetária, o início do Sistema Solar e sobre o processo de formação do nosso próprio planeta.




A nave orbitou Vesta de julho de 2011 até setembro de 2012, quando começou a caminhada para Ceres. Quando chegar lá, Dawn será a primeira sonda a orbitar dois corpos diferentes além do sistema Terra-Lua. Essa grande proeza de vôo espacial se deve ao seu sistema de propulsão iônica super eficiente, que acelera o gás xenon ionizado na parte de trás da nave espacial para gerar empuxo.




O fim da missão que custou cerca 466 milhões de dólares, está previsto para junho de 2016. Até lá, mistérios serão revelados, e com certeza, muitos outros deverão surgir...




Fonte: Space / NASA / JPL-Caltech
Imagens: NASA / JPL-Caltech / UCLA/ MPS / DLR / IDA
02/03/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Aquilo tem luz propria ou luz refletida do Sol....

    ResponderExcluir
  2. OU são naves ou uma estação espacial

    ResponderExcluir
  3. Mr-Gih isso não é filme meu amigo kkkkk aquilo deve ser gelo. Doq? Aí só saberemos qndo a sonda chegar perto.

    ResponderExcluir