Espaçonave russa está descontrolada, e deve cair na Terra a qualquer momento: acompanhe AO VIVO

progress 59 espaçonave deve cair na Terra
Ela cairá na Terra, em algum lugar. Só não se sabe onde...

A agência russa, a Roscosmos, está lutando para recuperar o controle do cargueiro robótico Progress 59, que sofreu algum tipo de avaria grave logo após seu lançamento, no dia 28 de abril.

A espaçonave Progress 59 iniciou um giro vertiginoso, que mostra a Terra e o Sol entrando e saindo do quadro rapidamente. Os controladores de voo russos abandonaram seus planos para tentar acoplar o cargueiro a Estação Espacial Internacional (ISS) na quinta-feira (30 de abril), disse o porta-voz da NASA Rob Navias. Essa acoplagem, que estava prevista para ocorrer na manhã de hoje, 29 de abril, foi postergada para o dia seguinte (30 de abril), e agora, foi adiada definitivamente [acompanhe a Estação Espacial Internacional ao vivo].

A acoplagem da espaçonave com a ISS, que era o objetivo principal, já está de fora da questão. A prioridade neste momento é tentar, pelo menos por um curto período, controlar o cargueiro a fim de evitar sua queda em um lugar superpopulado.

Os problemas começaram logo após o lançamento da Progress 59, no dia 28 de abril a partir de um foguete Soyuz no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 07h09 UTC (04h09 pelo horário de Brasília). O centro de Controle Russo CCVE informou que o Progress 59 se elevou 38 km acima do acima do previsto durante seu auge.


"Quase imediatamente após a separação da nave espacial, foram detectadas uma série de problemas de telemetria com a Progress 59," disse Navias durante uma transmissão da NASA. "Não há confirmação da antena de navegação ou da pressurização do sistema colector para o sistema de propulsão na nave."

Controladores de vôo russos tentaram retomar o controle da Progress 59, conforme a nave orbita a Terra, mas não tiveram sucesso.


Acompanhe ao vivo


Confira a localização em tempo real da espaçonave Progress 59




De acordo com estimativas recentes, a espaçonave russa Progress 59 deverá reentrar na atmosfera até o dia 10 de maio, porém, novos cálculos estão sendo feitos a todo instante. De acordo com estimativas feitas no dia 29 de abril, é provável que a queda ocorra na África, porém, outros locais como Europa, América do Norte e América do Sul (incluindo o Brasil) não estão descartados.


Progress 59 (Progress-M  27M)

A espaçonave carrega suprimentos importantíssimos para a ISS e seus tripulantes, como oxigênio, alimentos, equipamentos científicos, combustível e presentes pessoais, incluindo uma réplica da bandeira içada pelos soviéticos em 1945, quando tomaram conta de Berlim no fim da 2ª Guerra Mundial. Os tripulantes russos iriam parabenizar seus compatriotas pelo 70° aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, que é celebrado na Rússia no dia 9 de maio.




As espaçonaves Progress da Rússia são cargueiros robóticos descartáveis, equipados com um sistema de navegação automática que permite a acoplagem autônoma com a Estação Espacial Internacional.

A Estação Espacial Internacional (ISS) é um projeto pertencente a 16 países, com custo estimado de 100 bilhões de dólares, e funciona com tripulantes a bordo de maneira contínua desde 2000. A ISS pesa cerca de 450 toneladas, e orbita a Terra a uma altitude de 335 e 460 km, a uma velocidade de 27.000 km/h.



Fonte: NASA / Space / UOL / Satflare
Imagens: (capa-ISS e Progress/divulgação) / Satflare / NASA / Roscosmos
29/04/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Parabenizo os entusiastas desta comunidade pela divulgação desta maravilha do universo, seus estudos, e, desejo que continuem com esta grandiosa contribuição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Paulo Fernando Medeiros! Ficamos muito felizes com o incentivo e elogio. Obrigado também pela participação. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Galeria do Meteorito parabéns pelo trabalho,eu conheci o a galeria do meteorito algumas semanas e já sou muito fã.Parabéns de novo continuem indo assim porque estão indo bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde 'Videos de HQs'. Muito obrigado pelo seu elogio. É muito legal saber que você já é nosso fã, e que aprecia nosso trabalho! Muito obrigado pelo incentivo. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigado Sarah Emillienny! Ficamos muito felizes por isso. Muito bom que você também gostou do nosso trabalho! Sinta-se bem vinda. Um grande abraço!

      Excluir