Astrônomos acreditam que o Sol não vai terminar como uma Nebulosa Planetária! E agora?!

Sol formará nebulosa planetária
O destino do Sol nunca foi tão nebuloso...

O que sempre aprendemos sobre as nebulosas planetárias é que elas são o resultado final de estrelas de baixa massa individuais, que ao ejetarem seus gases, criam a forma exuberante e única das nebulosas planetárias. Até onde se sabia, esse era inclusive o destino final da nossa estrela, o Sol. Mas de acordo com estudos recentes, a maior parte das nebulosas planetárias acontecem em sistemas binários, onde a estrela de menor massa (com cerca de uma massa solar) formaria a típica nebulosa planetária. Portanto, de acordo com alguns pesquisadores, sem uma companheira maior, o Sol não deverá ter um final tão espetacular quanto acreditávamos...

A teoria tradicional que conhecemos sobre as nebulosas planetárias não explica, por exemplo, porque a maioria das nebulosas desse tipo possui formas irregulares, afinal, se fossem formadas por estrelas solitárias, elas deveriam sempre ter um formato regular esférico, e não é essa morfologia que vemos no Universo.


O estudo, liderado por G. Jacoby, tem como um de seus objetivos, testar a hipótese de nebulosas planetárias em sistemas binários. Pra isso, eles buscaram evidências de nebulosas planetárias em aglomerados de estrelas da galáxia M31.

nebulosa da hélice
Nebulosa da Hélice (NGC 7293), é uma típica nebulosa planetária,
resultado do fim da vida de uma estrela de pouca massa que
ejetou parte de sua massa, restando apenas uma pequena e densa
estrela (ou buraco negro) em seu interior.
Créditos: Wikimedia Commons / Hubble
Clique na imagem para ampliar

De acordo com dados desses estudos, uma estrela precisaria ter cerca de 20% a mais de massa do que o Sol para se desenvolver numa nebulosa planetária. Anteriormente, acreditava-se que estrelas com cerca de 1 massa solar já formariam nebulosas planetárias. Além disso, as pesquisas sugerem que sem uma companheira, o Sol não poderia ultrapassar o limite de massa necessária para gerar a brilhante, quente e ionizada nebulosa.


Como será o fim do Sol?

Ainda não se pode afirmar que essa nova teoria esteja 100% correta, afinal, ainda é uma teoria. Apesar de estar baseada em estudos recentes, os pesquisadores afirmam que novas buscam devem ser feitas, a fim de reformular a teoria, sem deixar dúvidas ou indagações sem respostas.

Se o Sol vai ou não terminar como uma nebulosa planetária, nós ainda não sabemos, e como pudemos perceber, os cientistas estão buscando justamente as respostas para esse novo grande mistério.






Fonte: Universetoday / FQTQ
Imagens: (capa-ilustração/Regulus36/deviantart) / Hubble / Wikimedia Commons
10/04/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 comentários:

  1. Bem... uma estrela invadiu o sistema solar e a gente só agora percebeu. E outra invadirá! E se por acaso, gravitacionalmente, a futura invasora formar uma binária com o Sol e expulsar alguns planetas daqui? O que acontecer com o Sol, no futuro, nem nossa vã filosofia-matemática será capaz de saber. É sempre bom não colocar a mão no fogo para certas teorias. Nosso conhecimento engatinha, ainda deixa a desejar, é pobre e quase não possui nenhuma intuição. Einstein disse isso. Temos a péssima mania de nos acharmos os únicos herdeiros da inteligência no Cosmos e que tudo acontece lá no Universo porque nosso ponto de vista afirma tal coisa. Coitados de nós. Temos que rever nossa moralidade para depois passar para a intuição mais pura. A humanidade é menor que o menor e mais mísero grão de areia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa estrela que você diz, ela não invadiu o sistema solar, ela passou próxima a quase 1 ano luz do nosso sistema solar

      Excluir
    2. Cara, os seres Humanos são seres incrivelmente inteligentes. Temos uma capacidade absurda de realizar determinadas tarefas. Hoje, nós ja poderiamos estar em outros planetas. A Terra hoje poderia ser um planeta muito melhor. O problema é que o "ser Humano" não sabe aproveitar essa capacidade. Cara, olha as merdas que fazem, se realmente soubessemos usar essa capacidade, ainda não estariamos tentando consertar os erros que estamos causando. Se os humanos se unissem em uma unica forma de vida, acredito que seria algo incrível. Mas nos ainda vivemos na epoca em que brigamos por dinheiro. que lixo, os humanos tem uma capacidade incrivel de inteligencia e aindaa ficamos fazendo essas babaquice. Talvez em outros planetas, seres com uma inteligente superior a nossa já deve estar muito mais evoluidos por saberem utilizar essa inteligencia a seu favor. Eu acredito, que se os humanos soubesse utilizar sua inteligencia, poderiamos ser seres altamente desenvolvidos. Nossa inteligencia é algo incrivel, apenas a capacidade de fazer fogo ja é incrivel, qual outro animal aqui na Terra que faz fogo? Eu sempre quis comparar os humanos com as formigas, olha a maneira que elas trabalham: de forma ordenada. As formigas é um organismo incrivelmente evoluido, acho brilhando a maneira que elas trabalham, mas um erro é que tem formigas submissas as outras. Se os humanos se tornassem um unico organismo vivo, seriamos uma especie única. Os humanos tem uma capacidade de inteligencia incrível, mas não sabem utiliza-la a seu favor.

      Excluir
    3. Essa estrela?

      "Uma perturbação como essa já aconteceu antes, que segundo cientistas pode ter sido causada por gamma Microscopii, uma gigante G6 que chegou a apenas 1,14 ou 4,37 anos-luz da Terra, a cerca de 3,8 milhões de anos atrás. Coincidência?" — http://www.galeriadometeorito.com/2015/01/duas-estrelas-em-rota-de-colisao-com-terra.html#.VaR7PflVhBc

      Amigo, 3,8 milhões de anos atrás não havia nem o gênero homo (o gênero tem 2,8 milhões de anos).

      Excluir
    4. Concordo plenamente contigo devemos nós unir e assim faremos coisas magnificas :)

      Excluir
    5. Como assim, não devemos colocar as mãos no fogo por certas teorias? Que porra você está querendo dizer com isso? Isso parece papo de quem não aceita muita coisa na ciência, isso sim.

      Excluir
    6. E teoria dentro da ciência não é a mesma coisa que teoria no coloquial. E outra coisa, teoria dentro da ciência é uma explicação de um fato. Por exemplo, a teoria da evolução explica o fato da evolução das espécies, inclusive a evolução da espécie humana.

      Excluir
  2. QUANTA BABOSEIRA HA IRREGULARES E OUTRAS COMO A DA FOTO; O SOL VAI VIRAR UMA DESTAS REGULARES

    ResponderExcluir
  3. Gente, se vocês pesquisarem no google, ou melhor, no youtube, há um documentário explicando. O sol poderá se transformar em uma anã branca, uma pequena bola de diamante, aproximadamente na medida da Terra. Chama-se Discovery Science: Como Funciona O Universo; Estrelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sol vai virar diamante do tamanho da terra hum... vou pegar minha picareta.

      Excluir
  4. Falou, falou, falou.. e nao disse nada !

    ResponderExcluir
  5. Galera, sei que isso é chato mais vamos lá
    Criei um canal no Youtube para postar videos de ciencia e de nerdices, já conto com um video, se vocês puderem dar uma visitada.
    como disse sei que é chato mas se eu não me divulgar ninguem vai atras, ainda mais que sou novo. Des de já agradeço
    https://www.youtube.com/channel/UCN_uNdlUSQn_MIqoEMJTghw

    ResponderExcluir