AO VIVO: Chuva de meteoros Eta Aquáridas (Eta Aquarídeas) 2015 (reprise)

chuva de meteoros eta aquarideas
O pico da chuva de meteoros Eta Aquáridas 2015 (Eta Aquarídeas 2015) está chegando! Como observá-la a olho nu?

Assim como ocorre todos os anos, entre os dias 21 de abril e 12 de maio, a Terra passa por um rastro de detritos deixados pelo famoso cometa Halley (1P/Halley), e com isso, temos a anual chuva de meteoros Eta Aquáridas!

Em inglês, essa chuva de meteoros é chamada de Eta Aquarids, mas assim como ocorre com outras chuvas de meteoros, o seu nome em português ainda não chegou num consenso. Seus nomes mais populares são: Eta Aquáridas, Eta Aquarídeas e Eta Aquarídeos. Ela é a primeira de duas chuvas de meteoros do ano resultantes do cometa Halley, sendo que a segunda ocorre em outubro, a famosa Orionídeas (ou Orionidas).




A chuva de meteoros Eta Aquáridas, apesar de ser ativa por quase um mês, é entre os dias 5 e 6 de maio que ocorre seu pico, momento em que uma maior quantidade de meteoros pode ser observada. O pico da chuva Eta Aquarídeas pode gerar em média cerca de 50 meteoros por hora, quase que um meteoro a cada minuto! E claro, se o tempo não permitir, você poderá assistir a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquarídeas aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh.


Como observar a chuva de meteoros Eta Aquarídeas 2015 a olho nu?

A radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) está localizada na constelação de Aquarius. A chuva poderia até ser chamada apenas de Aquarídeas, mas como a radiante parece estar muito próxima de uma estrela específica da constelação, ela ganhou o nome de "Eta Aquarídeas". O ETA vem da estrela Eta Aquarii, a sétima estrela mais brilhante da constelação de Aquarius, localizada a 168 anos-luz da Terra. Vale lembrar que a estrela Eta Aquarii não tem nenhuma relação física com a chuva de meteoros.

radiante da chuva de meteoros eta aquaridas
Radiante da chuva de meteoros Eta-Aquarídeas
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Apesar de ser visível praticamente em todo o planeta, a chuva de meteoros Eta Aquarídeas é melhor observada por observadores situados no hemisfério sul, isso porque a constelação de Aquário está localizada ao sul da linha do equador.

Os meteoros Eta Aquarídeos são super rápidos, e os fragmentos que geram as famosas "estrelas cadentes" dessa chuva entram na atmosfera a uma velocidade média de 66 km/s. Para se ter uma ideia de sua grande velocidade, a bala de um rifle alcança em média 950 metros por segundo, sendo 70 vezes mais lenta do que os fragmentos que criam os meteoros da chuva Eta Aquáridas!

Os melhores momentos para observar essa chuva de meteoros, assim como qualquer outra, é durante a madrugada, antes do amanhecer. Apesar da radiante estar localizada na constelação de Aquário, os meteoros dessa chuva também podem ser vistos em outras partes do céu.

ATUALIZAÇÃO

Eta Aquarídeas 2015 - Transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Eta Aquáridas ocorreu no dia 05 de maio de 2015, às 21h00 pelo horário de Brasília (00h00 UTC). A reprise já está disponível. [lembrando que essa chuva de meteoros continua até o dia 12 de maio!]

*Você perdeu a transmissão ao vivo?! Então curta nossa página no Facebook, e fique em dia com tudo que acontece no Universo Astronômico!



Cortesia: Slooh

Tradução simultânea ao vivo

Como a transmissão ao vivo da chuva de meteoros teve narração em inglês, o site Galeria do Meteorito fez a tradução simultânea desse grande evento, com comentários, informações e curiosidades sobre a chuva de meteoros Eta Aquáridas 2015. A transmissão ao vivo com a cobertura e a tradução simultânea teve início às 20h55, com duração de 2 horas. A reprise já está disponível.




Cometa Halley

O cometa Halley, oficialmente descrito como 1P/Halley é o responsável pelas chuvas de meteoros Eta Aquáridas e Orionídeas, que acontecem em Maio e Outubro, respectivamente. O cometa Halley é um cometa periódico, e sua última passagem pelas redondezas do Sistema Solar interior ocorreu no ano de 1986, quando ele deu um show nos céus. Ele deve aparecer por aqui novamente em 2061.

Boas observações à todos, e bons céus!

Curiosidade histórica: a chuva de meteoros Eta Aquarídeas teve sua primeira ocorrência confirmada no ano de 401, e posteriormente em 839, 927, 934 e 1009.






Imagens: (capa-ilustração/GdM) / STELLARIUM
Créditos: (transmissão Slooh)

04/05/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. eta aquarideas te aguardo !!!

    ResponderExcluir
  2. quando vai ser a chuva de meteoros aquarideas

    ResponderExcluir
  3. Como faço para assistir ao replay?

    ResponderExcluir
  4. Para conhecimento e apreciação. Disponível em:

    https://edsonjnovaes.wordpress.com/2016/04/25/chuva-de-meteoros-eta-aquaridas/

    ResponderExcluir