AO VIVO: Saturno em sua máxima aproximação de 2015 (reprise)

Saturno ao vivo máxima aproximação mais brilhante
Ele estará mais brilhante do que nos últimos 8 anos!

O gigante Senhor dos anéis do Sistema Solar está chegando em seu ponto mais próximo da Terra, e esse é o melhor momento para observá-lo. Saturno em seu ponto mais próximo nos dá a oportunidade de contemplá-lo durante toda a noite! E você sabe qual é o dia desse grande alinhamento cósmico? É hoje, dia 22 de maio, sexta-feira! E o melhor: Saturno estará mais brilhante do que esteve nos últimos 8 anos, atingindo a magnitude aparente de 0,0! [veja os principais eventos astronômicos do mês]

E claro, como de costume, o site Galeria do Meteorito traz pra você mais um evento: uma transmissão ao vivo feita a partir de telescópios, na qual será possível observar Saturno em tempo real, uma cortesia do Projeto Slooh. Você já observou Saturno através de um grande telescópio? Essa será uma ótima oportunidade!

Saturno encontra-se atualmente entre as constelações de Scorpius e Libra, e os anéis do planeta estão inclinados a um ângulo de 24°, o que faz com que o planeta se torne mais brilhante nesse momento. Justamente por isso, este é a melhor época dos últimos anos para observar Saturno.




Assim como seus anéis, astrônomos amadores podem ver até 8 de seus 62 satélites naturais, apenas utilizando telescópios amadores. O maior e mais brilhante de todos é Titã, que parece com um pequeno disco laranja em grandes ampliações. A cor fascinante dessa lua vem de nuvens de poluição orgânica congelada na atmosfera espessa desse pequeno mundo. E por conta da maioria das luas de Saturno estarem no mesmo plano de seus anéis, elas vão aparecer em nossa transmissão ao vivo um pouco acima ou abaixo do planeta, conforme elas se movem em suas órbitas ao redor do gigante.

ATUALIZAÇÃO - 22/05 às 23h25

Transmissão de Saturno ao vivo - reprise

A transmissão ao vivo de Saturno em sua oposição e máxima aproximação de 2015 ocorreu no dia 22 de maio de 2015, às 22h00 pelo horário de Brasília (01h00 UTC). A reprise já está disponível!



Durante a transmissão, tivemos uma discussão sobre a possibilidade de vida nas principais luas de Saturno, especialmente Titã, com participação especial do renomado cientista planetário Jonathan Lunine.


Tradução simultânea ao vivo

O site Galeria do Meteorito proporcionou aos seus internautas uma tradução em tempo real desse grande evento, com comentários e discussões de cientistas renomados sobre a busca de vida fora da Terra, especialmente nas luas de Saturno. A tradução simultânea também já está disponível!



E pra quem deseja se aventurar no céu noturno, essa é a melhor época do ano, inclusive dos últimos 8 anos, para observar o planeta Saturno, um dos mais enigmáticos mundos do Sistema Solar! Boas observações e bons céus a todos!



Créditos: Slooh
Imagem: (capa-NASA / Hubble)
22/05/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. ele vai estar visível a olho nu ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Porém não poderá ver seus anéis, nem suas luas. Verá apenas um pequeno disco brilhante e difuso no céu.

      Excluir
    2. Sim Virlei, ele está visível a olho nu durante toda a noite. Um grande abraço, e boas observações!

      Excluir
    3. Mas lembrando que é como o Flavio disse: sem algum equipamento, nós o vemos como um ponto brilhante no céu ;)

      Excluir
  2. Titã tem em comum com minha cidade: nuvens de poluição organica. Yo soy un rapáz latino americano, con una lunetita del Paraguay y yo no habito el topo de las cordillera de losAndes, mucho minos toco una flauta di Pán acerca de 4200 mietros arriba del nivel del mar!!! Mi hermáno Satuno mi perdoe.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da tradução. Ajuda muito !

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado cara por traduzir essa pesquisa o fenomeno, valeu

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado a todos que acompanharam a nossa tradução simultânea! Em breve teremos mais eventos. Aguardem! Um grande abraço, bons céus e boa sorte a todos! :)

    ResponderExcluir
  6. ALGUEM DA PRA DIZER SE AQUELE PONTO QUE BRILHA MAIS QUE ANTARES VIZINHO A ESCORPIÃO É SATURNO?NUNCA VI UM OBJECTO BRILHAR MAIS QUE ANTARES NA CABEÇA DO ESCORPIÃO; OU SERIA MARTE?..FAZIA TANTO TEMPO QUE NÃO VIA VENUS QUE SEMPRE SURPREENDE MUITO BRILHANTE; JUPITER ANDA BEM PERTO E ESSE PONTO QUE QUERO IDENTIFICAR MAS NÃO ACHEI NENHUM MAPA DO CÉU PRA CONFIRMAR QUE CORPO SERIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é Saturno mesmo que está em Scorpius. Você pode encontrar a sua carta celeste aqui mesmo em nosso site. No menu superior, vá em OBSERVAÇÃO DO CÉU e depois em CARTA CELESTE, aí basta selecionar a sua cidade ou alguma que seja próxima. Lá você poderá alterar data e hora, é bem legal e ajuda muito. Tem ainda a versão para impressão.

      http://www.galeriadometeorito.com/2012/10/cartas-celestes.html

      Um grande abraço, e espero ter ajudado!

      Excluir