Misteriosas manchas brancas em Ceres estão se multiplicando, e cientistas ficam ainda mais intrigados

manchas brancas no planeta anão ceres
Era um, depois dois, e agora já são 10 pontos brilhantes no planeta anão 

A ciência ainda não sabe exatamente o que são as misteriosas manchas brancas em Ceres, mas estamos chegando perto de uma explicação, literalmente.

As últimas imagens da nave espacial Dawn, feitas a cerca de 15.500 km do planeta anão Ceres, revelam que, aquilo que se iniciou com uma mancha, e transformou-se em duas, agora multiplicou-se novamente, e as imagens revelam vários pontos brilhantes em Ceres, o que fez o mistério ficar ainda mais intrigante.

pontos brilhantes no planeta anão Ceres
Onde havia apenas um, agora tem dez pontos brilhantes em Ceres. Imagens feitas nos dias 3 e 4 de maio de 2015.
Créditos: NASA / Dawn / JPL-Caltech / UCLA / DLR / IDA / MPS / Tom Ruen

E com a surpresa, diversas teorias estão surgindo, e pesquisadores ligados à missão já dão seus palpites: "Cientistas da sonda Dawn podem chegar a conclusão que o brilho intenso dessas manchas é, muito provavelmente, ocasionado pela reflexão de luz solar por algum tipo de material altamente reflexivo em sua superfície, possivelmente de gelo", disse Christopher Russell, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e investigador principal da missão Dawn.




A sonda Dawn concluiu recentemente sua primeira "órbita científica", que foi completada após 5 dias sobrevoando ao redor de Ceres, coletando dados com seu conjunto de instrumentos científicos. No dia 9 de maio, seu motor de ions foi disparado mais uma vez, para levar a nave espacial numa órbita mais baixa e iniciar sua segunda órbita ao redor de Ceres. A sonda vai pairar a apenas 4.400 km acima do planeta anão, e iniciar um mapeamento detalhado de sua superfície. Os cientistas esperam poder ter novas pistas sobre uma possível atividade geológica que pode estar acontecendo ainda nos dias atuais.

Além das misteriosas manchas brancas, podemos ver também algumas rachaduras, que podem estar relacionadas com impactos de outros objetos contra a superfície do planeta anão, ou algum tipo de atividade de crosta.

Além das misteriosas manchas brancas, podemos ainda observar rachaduras na superfície de Ceres.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA

Conforme o tempo passa, a sonda vai se aproximando cada vez mais desse enigmático planeta anão, e claro, o que seria da ciência sem os grandes mistérios? Eles só fazem com que a nossa sede por conhecimento seja maior, e com isso, muitas respostas podem estar a caminho...






Fonte: Universetoday / NASA / Dawn
Imagens: NASA / JPL-caltech / UCLA / MPS / DLR / IDA / Dawn
12/05/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Ok. Podem ser gêiseres de água interna em Ceres. Eles atingem lá uma altura e volume maiores que na Terra pelo fato da gravidade cereseana ser cerca de 1,15m/s2. A água reflete a luz do Sol. Em Ceres ela sublima e possíveis microorganismos cereseanos são lançados ao espaço sideral sem dó nem piedade, pobrezinhos. Há uma camada intermediária de água em ceres, tal como ocorre em Ganímedes, Europa e Tritão. Na Terra temos o Aquífero Guarany. Nestes mundos a água é límpida... por enquanto!!!

    ResponderExcluir
  2. Devido a rotação do planetóide e aproximação de uma estrela(no caso, o sol), a sua temperatura se eleva e gêiseres expulsam material para o vácuo¹, porque ele não tem massa o suficiente para gerar gravidade e criar uma atmosfera.

    Vácuo¹ - Na química, na física e na linguagem cotidiana, o vácuo é a ausência de matéria em uma certa região do espaço. O vácuo perfeito, porém, não é possível na Natureza, ainda que ocorram situações muito próximas dele (por exemplo, no espaço intergaláctico). Na física clássica, um vácuo parcial em uma certa região do espaço pode ser quantificado referindo-se à pressão naquela região (o vácuo perfeito teria pressão zero).

    ResponderExcluir
  3. O que é, importante descobrir. O que poderia ser, algo relacionado a vida, algo que possa ser a descoberta mais importante fora da Terra.

    ResponderExcluir