Sonda faz aproximação dramática com planeta anão Ceres - confira o vídeo!

sonda Dawn aproxima de Ceres - vídeo
Parece computação gráfica, mas acredite se puder: tudo foi registrado pela própria sonda!


Os cientistas integrantes da missão Dawn da NASA (para o planeta anão Ceres) lançaram um vídeo incrível, mostrando uma dramática aproximação feita pela nave sobre o mundo repleto de crateras, com suas misteriosas manchas brilhantes cuja origem e natureza ainda são desconhecidas: uma fascinante aproximação com Ceres!

No dia 3 de junho de 2015, a sonda Dawn alcançou com sucesso sua nova órbita a partir da qual os pesquisadores esperam recolher dados científicos inéditos, a fim de desvendar os segredos dos pontos brilhantes (que inclusive são mostrados no vídeo) e entender a natureza, origem e evolução de Ceres. O resultado disso foi a criação de um vídeo fascinante, mostrando Ceres com detalhes surpreendentes, dando à todos uma visão inédita de um planeta não!


"Dawn completou a manobra para alcançar sua segunda órbita de mapeamento. Desde 09 de maio, a sonda reduziu sua altitude orbital de 13.600 quilômetros para 4.400 km", informou Marc Rayman, engenheiro-chefe da missão e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.




Nesse estágio, cada órbita em torno de Ceres dura cerca de 3 dias, e as fotos tiradas pela sonda são empilhadas e é criado uma espécie de timelapse. A maioria das fotos foram feitas durante o primeiro mapeamento, a uma altitude de 13.600 km, mas também foram inclusas imagens feitas a 5.100 km, de acordo com a NASA.

As imagens foram usadas para fornecer uma visão de vídeo tridimensional. A dimensão vertical é exagerado por um fator de dois na vídeo. "Nós usamos um modelo tridimensional que tínhamos produzido com base nas imagens adquiridas até agora", disse o membro da equipe da missão, Ralf Jaumann, do Centro Aeroespacial Alemão (DLR).




"As imagens ficarão cada vez mais detalhadas com o decorrer da missão, já que a cada órbita, a sonda estará mais próxima do planeta anão".

Dawn é uma missão científica internacional gerida pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Os instrumentos científicos acoplados na sonda são dos Estados Unidos, Alemanha e Itália. A câmera de enquadramento foi fornecida pelo Instituto Max Planck para a Investigação do Sistema Solar, na Alemanha, e pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR).




Após completar sua segunda fase, a sonda Dawn irá disparar seus motores iônicos e chegará ainda mais perto de Ceres para uma missão que deve durar pelo menos até junho de 2016. Até lá, muitos segredos de Ceres devem ser revelados, ou pelo menos, é isso que todos esperam...






Fonte: NASA / UniverseToday / JPL-Caltech
Imagens: (capa-Dawn / JPL-Caltech) / NASA
09/06/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Nossa olha tantas crateras, será que levou alguns (MILHARES) de impacto??? '-'

    Incrivelmente fantastico.

    ResponderExcluir
  2. Este vídeo é top, muito detalhado, dá pra ver claramente a Via Láctea ao fundo em sua exuberante beleza.

    ResponderExcluir
  3. isso aí é mais falso que o apocalipse de 2012 o.o

    ResponderExcluir
  4. Já vi Animações melhores no Universe Sandbox

    ResponderExcluir
  5. A diferença entre; Estar na 'zona de conforto' em orbita ao Sol, e... Não !
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Tantos planetas bem mais interessantes pra sobrevoar,escolheram justo o que não tem nada vê.

    ResponderExcluir