AO VIVO: Chuva de meteoros Delta Aquáridas Austrais 2015 (reprise)

chuva de meteoros delta aquarideas 2015
O pico da chuva de meteoros Delta Aquarídeas Austrais está chegando! Como observá-la a olho nu?

A chuva de meteoros Delta Aquáridas (Delta Aquarídeos ou Delta Aquarídeas) acontece todos os anos entre os dias 14 de julho e 18 de agosto, mas é na madrugada entre os dias 28 e 29 de julho que acontece seu pico, momento em que uma maior quantidade de meteoros são observados. E é justamente no dia 28 de julho que teremos uma transmissão ao vivo da chuva de meteoros Delta Aquáridas Austrais, uma cortesia do Projeto Slooh. Essa transmissão será feita a partir de várias regiões do mundo, para que você consiga ver as belas "estrelas cadentes" mesmo se o tempo estiver nublado na sua região.

E além de ver os meteoros, poderemos ouvi-los, graças a tecnologia utilizada pelo projeto Slooh, que capta sua ionização na atmosfera. Convide seus amigos e vamos juntos observar esse belíssimo fenômeno, seja pessoalmente ou aqui em nosso site, caso o tempo não ajude.


Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Delta Aquáridas Austrais 2015 (reprise)

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Delta Aquáridas Austrais 2015 ocorreu no dia 28 de julho às 22h00 pelo horário de Brasília (01h00 UTC do dia 29). A reprise está disponível logo abaixo.

Curta nossa página no Facebook  e receba um alerta sobre os grandes eventos astronômicos



E não perca o último Eclipse Lunar Total da Tétrade,
visível em todo Brasil, no dia 27 de setembro!
e seja notificado quando o evento estiver próximo!


Conheça também o site oficial do Projeto Slooh. A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) do anfitrião Will Gater e do astrônomo Bob Berman.


Como observar a chuva de meteoros Delta Aquarídas Austrais a olho nu?

Se o tempo permitir, você poderá ter o privilégio de ver os meteoros dessa chuva. Devemos ter em mente que para observar uma chuva de meteoros não precisamos de equipamentos como telescópios ou binóculos, pois os meteoros são rápidos e riscam uma parte grande do firmamento, ou seja, o melhor dos meteoros é visto a olho nu. Basta olhar para o céu! Dê preferência para locais longe de cidades grandes, de postes de luz, e de tudo que possa ofuscar o brilho tênue dos meteoros. Quanto mais escuro for o céu, mais meteoros você verá.




Essa chuva de meteoros é melhor observável no hemisfério sul, por isso o nome "Austrais". E como o próprio nome diz, a "Delta Aquarídeas Austrais" tem seu radiante (local onde os meteoros parecem se originar) localizado na constelação de Aquário, próximo da estrela Delta Aquarii.

Radiante da Chuva de Meteoros Delta Aquáridas Austrais, na constelação de Aquário.
Créditos: STELLARIUM

Veja que próximo da constelação de Aquário vemos uma estrela de brilho intenso, chamada Fomalhaut, que apesar de não pertencer a constelação de Aquário, servirá como guia para encontrarmos o local exato da radiante. Apesar disso, os meteoros podem riscar qualquer região do céu.




A partir das 20h00 do horário local, já é possível avistar a constelação de Aquário nascer próximo do horizonte leste, porém, o melhor horário para observar essa chuva de meteoros é quando a constelação de Aquário passar pelo zênite (ponto mais alto do céu) e começar a rumar para os lados do oeste,que será por volta das 03h00 da madrugada.

Apesar de ser uma chuva de meteoros de intensidade fraca, os meteoros da Delta Aquarídeas são diferentes de todos os outros, pois são lentos e deixam riscos longos no céu: uma maravilha a parte! A taxa de meteoros dessa chuva é de 15 a 20 meteoros por hora durante seu pico.




O que causa a chuva de meteoros Delta Aquáridas ainda é um grande mistério. Alguns astrônomos suspeitam que sejam detritos do cometa periódico 96P/Macholtz, descoberto em 1986. O curioso é que existem relatos dessa chuva de meteoros desde 1870.

Nesse final de julho de 2015, a Lua estará na fase crescente, portanto o melhor horário para observar é mesmo após as 03h00 da madrugada, quando o céu estará escuro o suficiente para não perdermos o melhor dessa chuva. E vale lembrar: a melhor coisa a se fazer é deitar ou sentar em uma posição confortável, e reservar um tempo para contemplar o céu noturno.

Desejamos bons céus e boa observações a todos!






Créditos: NASA / Slooh
27/07/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 comentários:

  1. Consegui ver um meteorito caindo no céu de Teresina dia 15/07/15, por volta das 19h. Primeiro um brilho forte e depois se desintegrando com sua calda. Foi bem visível e bonito.

    ResponderExcluir
  2. Na madrugada do dia 24/06/15, eu tentava observar o asteroide Palas, quando, por volta das 1 h, eu observei um meteoro bem brilhante, com uma cor amarelada e um pouco de verde passar PELA VISÃO DA OCULAR de 20mm do meu telescópio !!! Pelo menos parecia muito com um meteoro. Aconteceu alguma chuva de meteoros na madrugada do dia 24/06 ?? Eu avistei uma grande quantidade meteoros à olho nu.

    ResponderExcluir
  3. Será as 3 da madrugada ? Meu nome é Maria, Allan é meu filho

    ResponderExcluir
  4. To Cuidando o ceu mas ta dificil com o Poste de Luz iluminado

    ResponderExcluir
  5. Cansei fiquei no tempo olhando e nada desisto

    ResponderExcluir
  6. Olha só achei 2 cometas, mas é melhor ver as 3 da manha

    ResponderExcluir
  7. Fica dando propaganda o tempo todo, q coisa chata. Pq agora apareceu esse FDP falando em outra lingua? E até agora ainda ñ vi nada.

    ResponderExcluir
  8. MINHA NAMORADA TÁ DEITADA NA LAGE SÓ PRA VER OS METEOROS :[

    ResponderExcluir
  9. QUEROOOOO VEEEEEEEEEEEEEEER MOOOOOOOOOOOOOOOR

    ResponderExcluir
  10. Era mentira, fizeram a gente d bobo, já passou das 3 horas e nem apareceu nada!

    ResponderExcluir
  11. Vi 11 meteoros entre 1h e 3h30 da manhã em várias direções e orientações. Uns mais fracos e outros mais fortes e com rastros maiores. Porém a frequência diminuiu próximo às 3h.

    ResponderExcluir
  12. Vi um cai agora mas só isso para quem esperou tanto tempo

    ResponderExcluir