Por um triz: Astronautas da Estação Espacial se abrigam em cápsula pra escapar de impacto

perigo de colisão com a ISS força astronautas a entrar na cápsula Soyuz
Risco de colisão com a ISS força manobra de emergência 



Três astronautas na Estação Espacial Internacional tiveram que lutar pela segurança de toda a base espacial depois de uma "passagem próxima". Segundo a NASA, detritos espaciais da Rússia quase atingiram a ISS no dia 16 de julho de 2015.

Os homens tiveram que se abrigar na nave espacial Soyuz (cápsula que leva os astronautas para o espaço), que fica ligada à estação em órbita, enquanto pedaços de um velho satélite meteorológico russo passavam raspando às 12:01 UTC, disse a agência espacial norte-americana.




"A tripulação da Estação Espacial Internacional retomou suas operações normais depois de perceber que estava tudo sobre controle novamente, quando recebeu um OK do Controle da Missão. Os detritos quase colidiram com a ISS esta manhã", disse a NASA em um comunicado. "Todos os sistemas da ISS estão funcionando normalmente e a tripulação teve que se abrigar na nave Soyuz durante a passagem de detritos".




A tripulação a bordo inclui os cosmonautas russos Gennady Padalka e Mikhail Kornienko, e o norte-americano Scott Kelly, que foi comunicado pela NASA que o lixo espacial estava se aproximando às 10:29 UTC, cerca de uma hora e meia antes do perigo.

Expedição 43 - astronautas a bordo da ISS
Expedição 43 e sua tripulação. Da esquerda pra direita temos os cosmonautas Gennady Padalka,
Mikhail Kornienko, e o astronauta estadunidense Scott Kelly.
Créditos: NASA         Clique na imagem para ampliar

"Os dados sobre a possível "passagem próxima" foram recebidos tarde demais, e não foram suficientemente precisos para que a ISS fizesse qualquer manobra evasiva", disse James Hartsfield, porta-voz da NASA. "Nesses casos, a tripulação pode ser chamada para colocar a ISS em uma configuração segura, e passar para a Soyuz até que os destroços passem".

James acrescentou que por sorte não houve nenhum impacto com a ISS, e todos os sistemas estão operando normalmente.




Outro porta-voz da NASA disse ao vivo na TV da NASA que esse tipo de manobra em que os astronautas se abrigam na cápsula Soyuz é feita regularmente, como uma espécie de treinamento de incêndios... mas neste caso não foi um treinamento. Para se ter uma ideia de como isso pode ser assustador para a tripulação, é só imaginarmos uma situação em que estamos em um avião, quando repentinamente o piloto avisa todos para se abrigarem em uma das partes internas da aeronave por conta de um risco de colisão. Provavelmente não é a melhor das experiências...

capsula russa Soyuz
Cápsula russa Soyuz acoplada a Estação Espacial internacional.
Créditos: NASA / Roscosmos

Essa é a quarta vez na história que os astronautas da Estação Espacial Internacional tiveram que se mover para a Soyuz a fim de evitar riscos de colisão.




Segundo a agência de notícias russa Interfax, o lixo espacial era um fragmento do Satélite Meteorológico Soviético Meteor-2, que foi lançado no Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia, em 1979.






Fonte: DSpace / AFP / NASA
Imagens: (capa-NASA) / NASA
20/07/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Como faz para saber a localização da ISS em tempo real ???

    ResponderExcluir
  2. Nesse link você consegue saber a localização da ISS em tempo real, veja:
    http://www.isstracker.com/

    Abraços Samuel!

    ResponderExcluir
  3. Que coincidência, acabei de assistir um documentário da National Geographic, que falava exatamente sobre isso. Eles usam sistemas rastreamento para detectar esses fragmentos, conseguem desviar a estação, mas mesmo assim revestiram a estação com placas resistentes separadas como uma espécie de amortecedor, entre o vão das placas revestiram com kevlar, também colocaram as persianas protetoras nas janelas. Ainda possuem todo um procedimento de segurança, como uma espécie de brigada contra incêndio, tudo pra minimizar ao máximo exposição contra riscos.

    Gigantes da Engenharia: Estação Espacial

    https://www.youtube.com/watch?v=2DYcioCD6mU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua dica de documentário Luiz Henrique! Muito obrigado pela participação. Um grande abraço!

      Excluir
  4. Que coincidência 2 - acabei de assistir o Filme Gravidade rsss

    ResponderExcluir
  5. Informação muito clara! Excelente matéria!

    ResponderExcluir
  6. Essa situação dificulta o desenvolvimento de naves tripuladas capazes de se acoplar nos CBMs da estação. Pois dependem do braço mecânico da ISS para serem encaixadas e desencaixadas. E que só funciona se alguém estiver lá para manejá-lo.

    ResponderExcluir
  7. O astronauta americano de laranja não é o Scott Kelly e sim o irmão dele Mark Kelly, que são gêmeos.

    ResponderExcluir
  8. os astronautas fica um ano la em cima sem mulher, devem se matar na punheta vendo video porno.

    ResponderExcluir