Cometa à vista! Saiba como encontrar o cometa C/2014 Q1 Panstarrs, visível no Brasil e em todo hemisfério sul

como encontrar cometa no céu julho de 2015
Finalmente o cometa C/2014 Q1 PANSTARRS já pode ser vistos nos céus! Você sabe como encontrá-lo?


O cometa que ficou conhecido apenas como Panstarrs ganhou destaque da mídia e chamou a atenção de astrônomos profissionais e amadores de todo o mundo. E depois de ser visto em todo o hemisfério norte, a temporada do cometa PANSTARRS 2015 acaba de chegar aqui no hemisfério sul, e com isso esse cometa será o destaque do céu do Brasil nos próximos dias!




Primeiramente não podemos confundir os cometas PANSTARRS, lembrando que em 2013 o cometa C/2011 L4 Panstarrs (que também ficou conhecido popularmente apenas como PANSTARRS) também chamou a atenção do mundo, quando indícios apontavam que ele seria o cometa do século. Mas agora é a vez do C/2014 Q1 PANSTARRS, descoberto pelo projeto Pan-STARRS no dia 16 de agosto de 2014, utilizando um grande telescópio no Monte Haleakala, no Havaí.




C/2014 Q1 Panstarrs é um cometa não periódico, ou seja, ele não passará por aqui novamente nos próximos 200 anos. Na verdade, o período orbital desse cometa é de assustadores 33.400 anos.

Cometa Panstarrs em julho de 2015
Cometa C/2014 Q1 Panstarrs fotografado por Michael Mattiazzo em Victoria, na Austrália, em 15 de julho de 2015.
Créditos: Michael Mattiazzo

Considerando que ele atingiu seu periélio (ponto mais próximo do Sol) no dia 6 de julho de 2015, chegando a apenas 44 milhões de km do Sol, essa é a nossa última chance de avistá-lo no céus. E como não temos tempo a perder, vamos direto ao assunto...


Como encontrar o cometa C/2014 Q1 Panstarrs no céu?

Infelizmente o cometa Panstarrs não pode ser visto a olho nu (por pouco), mas pequenas lunetas ou binóculos já são suficientes para conseguirmos enxergá-lo no céu noturno, uma vez que sua magnitude aparente está estimada em 6. Outra alternativa para conseguir observá-lo e tirar uma foto de longa exposição com uma câmera fotográfica que tenha essa opção manual.




O cometa C/2014 Q1 Panstarrs pode ser visto logo após o entardecer perto do horizonte oeste, como se estivesse guindo o Sol, próximo de Vênus e Júpiter (que diga-se de passagem deram um espetáculo nos céus nos últimos dias). Podemos inclusive utilizar esses dois planetas como guias para encontrar Panstarrs com mais facilidade. O cometa Panstarrs está saindo da constelação de Leão e chegando na constelação de Sextante, e a partir de 1° de agosto ele já estará na constelação da Hidra Fêmea, como mostra na imagem abaixo:

Cometa Panstars no céu do Brasil - como encontrar?
Localização do cometa C/2014 Q1 Panstarrs entre os dias 23 de julho de 2015 e 05 de agosto de 2015,
logo após o pôr-do-Sol (por volta das 18h15 do horário local).
Créditos: Galeria do  meteorito / STELLARIUM         Clique na imagem para ampliar

Em seguida temos uma carta celeste mais precisa, com a posição exata do cometa C/2014 Q1 Panstarrs no céu noturno entre 16 de julho e 11 de agosto.

carta celeste cometa panstarrs 2015
Carta Celeste com a posição do cometa C/2014 Q1 Panstarrs do dia 16 de julho à 11 de agosto de 2015.
Créditos: Chris Marriott SkyMap

Como o cometa C/2014 Q1 se encontra muito próximo do horizonte após o pôr-do-Sol, temos pouco tempo para observá-lo. Com o passar dos dias, ele ganhará mais altura no céu, porém seu brilho diminui consideravelmente. Portanto o quanto antes conseguirmos observá-lo, melhor será a visão que teremos dele.

Desejamos bons céus e boa sorte a todos durante as observações!



Imagens: (capa-ilustração / Richard Cardial / Galeria do Meteorito) / Michael Mattiazzo / Galeria do Meteorito / STELLARIUM / Chris Marriott SkyMap
23/07/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. Acho um pouco difícil observá-lo daqui de Recife, pois está chovendo muito ultimamente. Espero que pelo menos hoje o tempo esteja dando boas condições de observação. De qualquer modo esta parece ser uma oportunidade única.

    ResponderExcluir
  2. Eu não estou entendendo. Já tem muitos dias que o cometa esta visível e só agora que começaram a falar dele. Eu consegui observá-lo quando ele estava com cerca de 3.5 de magnitude, agora ele já esta com mais de 5.0. Pra quem tem telescópios abaixo dos 100mm não consegue ver nada além de um simples pontinho com uma pequena cauda azul.

    O cometa mais incrível que eu já observei foi o IZOM, deu pra ver uma imensa cauda azulada, um brilho muito forte, foi incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, qual é a distância focal e o tamanho da lente objetiva do seu telescópio ?

      Excluir
    2. Tenho um telescópio refrator de 60mm com distância focal de 600mm e tenho um refletor de 114mm com distância focal de 900mm.

      Excluir
    3. Eu observei o cometa com o meu refrator de 80mm e distância focal de 400mm. Bem... só consegui ver um pontinho azul.

      Excluir
  3. Eu observei na segunda, quando ele estava com magnitude 5.5.

    ResponderExcluir
  4. O que significa aquela letra e número que aparece acompanhados do nome dos cometas? Aquele "Q1" que aparece depois da data e antes do nome do cometa. No caso do cometa C/2011 L4 Panstarrs, aparece um "L4". O que isso significa ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel, muito interessante a sua pergunta. Funciona assim: o nome do objeto (seja cometa ou asteroide) é constituído pelo ano de sua descoberta, seguido de uma letra que mostra qual foi o mês da descoberta, e cada letra significa uma quinzena. Por exemplo: A é a primeira quinzena de Janeiro, e F é a segunda quinzena de Março, e por aí vai (a letra i não é usada)... depois também pode ser incluída uma segunda letra, pra dizer a ordem da descoberta, por exemplo, se foi o terceiro asteroide descoberto na última quinzena fevereiro de 2015, seria 2015 DC, e por aí vai... cometas ganham ainda um prefixo que pode ser P, C, X, D, ou A, que diz sobre sua trajetória e órbita. Nesse caso, o cometa que estamos falando se chama C/2014 Q1 Panstarrs, que significa que é um cometa não periódico (C) descoberto em 2014, na segunda quinzena de agosto (Q) e foi o primeiro descoberto nessa segunda quinzena (1) pelo observatório PansTARRS. Bom, espero ter ajudado. Um grande abraço Samuel! Se quiser saber sobre o prefixo dos cometas e o que eles significam, acesse nosso artigo COMETAS, confira:

      http://www.galeriadometeorito.com/p/cometas.html

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Puxa vida, uma pena que as noites do dia 22 e 23/07 estar nublado o tempo, gostaria de ter presenciado esse fenômeno!

    ResponderExcluir
  6. e fácil achar este cometa ele esta ao lado de vénus e vénus facilmente percebível no céu por que e bem brilhante

    ResponderExcluir
  7. vou observá-lo hoje à noite com um telescópio Celestron de 100mm.

    ResponderExcluir
  8. Observei ontei, seguindo a orientação de vcs. Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  9. Só uma perqunta:Porque cometas são facilmente observáveis no hemisfério norte, enquanto no sul, quase nunca são ? Caso seja, nunca são explendidos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber. Deve ser muito interessante. Fico horas olhando o céu...cheia de dúvidas.

      Excluir