AO VIVO: Chuva de meteoros Perseidas 2015

chuva de meteoros Perseidas 2015
No dia 12 de agosto acontece o pico da chuva de meteoros Perseidas 2015


A chuva de meteoros Perseidas 2015 ocorre entre os dias 23 de julho e 22 de agosto, mas é entre os dias 12 e 13 de agosto que acontece o pico dessa chuva, momento em que a taxa máxima de meteoros pode ser observada. Assim como a maioria das chuvas de meteoros, a Perseidas dá o seu "ar da graça" todos os anos, sempre na mesma época, quando a Terra atravessa uma esteira de detritos, que nesse caso, foi deixada pelo cometa Swift-Tuttle 1862 III.

A chuva de meteoros Perseidas 2015 terá uma taxa de 80 meteoros por hora, e alguns especialistas, como o astrônomo francês Jeremie Vaubaillon acreditam que nesse ano teremos uma explosão de meteoros acima do normal.




A radiante da chuva de meteoros Perseidas (local de onde os meteoros parecem se originar) localiza-se na constelação de Perseus, portanto ela é melhor observada no hemisfério norte. Isso não significa que não poderemos apreciar os meteoros dessa chuva no Brasil, mas sim que quanto mais ao norte estiver o observador, mais meteoros ele poderá avistar.

De qualquer forma, a chuva Perseidas também pode ser vista no hemisfério sul, portanto, em todo Brasil. E se o tempo estiver nublado, não se preocupe, pois teremos uma transmissão ao vivo aqui em nosso site (logo abaixo), uma cortesia da NASA.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Perseidas 2015 (finalizado)

A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Perseidas 2015 que foi feita a partir do Alabama, EUA no dia dia 12 de agosto, teve início às 23h00 pelo horário de Brasília (02:00 UTC), e teve duração de 4 horas. Essa transmissão foi finalizada, mas você pode conferir as mais belas imagens da chuva de meteoros Perseidas 2015 clicando aqui.

Se você perdeu esse espetáculo, não deixe isso acontecer com os próximos! Confirme sua presença em nossos eventos no Facebook (clicando aqui) para ser notificado(a) quando estiverem próximos, assim você garante que não perderá nenhum deles!

A transmissão ao vivo teve participação dos especialistas em meteoros Bill Cooke, Danielle Moser e Rhiannon Blaauw, do Departamento de Micrometeoroides em Marshall, assim como de outros especialistas da NASA e da Sociedade Americana de Meteoros. Acompanhamos comentários, dicas e curiosidades sobre os meteoros, e apesar da narração em inglês, o site Galeria do Meteorito preparou uma tradução simultânea, como dicas e curiosidades sobre essa chuva.


TRADUÇÃO AO VIVO - Galeria do Meteorito
(reprise)

Para você não perder nenhum detalhe sobre a chuva de meteoros Perseidas 2015, fizemos uma tradução especial aqui no site Galeria do Meteorito, com informações sobre essa chuva de meteoros, curiosidades, dicas, e muito mais! A tradução em tempo real foi feita por Richard Cardial, e teve início às 23h00 BRT. A reprise, com comentários, dicas e curiosidades sobre a chuva de meteoros já está disponível!



Como observar a chuva de meteoros Perseidas?

Além da transmissão ao vivo, se o céu permitir você poderá observar a chuva de meteoros pessoalmente, no quintal de sua casa! Apesar de exigir um pouco de paciência, quando conseguimos avistar as "estrelas cadentes" nos sentimos gratificados por tanta beleza. A chuva de meteoros Perseidas, assim como a maioria das chuvas, é melhor vista após a meia-noite. Deite-se ou sente-se numa posição confortável, e reserve um tempo para contemplar o céu, e logo você poderá ver alguns meteoros riscando o firmamento. A radiante encontra-se próximo do horizonte nordeste, mas os meteoros podem riscar qualquer parte do céu. Para obter informações mais detalhadas da chuva de meteoros Perseidas, e saber como observá-la a olho nu, clique aqui.


Curiosidades sobre a chuva de meteoros Perseidas

Um fato curioso sobre a chuva de meteoros Perseidas é que ela é conhecida por produzir meteoros bola de fogo do tipo EarthGrazer, que são meteoros que surgem no horizonte e parecem subir em direção ao ponto mais alto do céu (zênite), como se estivessem escalando o firmamento. Esses tipos de meteoros são bastante comuns na chuva Perseidas.

Meteoro bola de fogo - chuva de meteoros Perseidas 2015
Meteoro bola de fogo registrado em 2009 no Deserto de Mojave, EUA.
Créditos: Wally Pacholka / Astropics

Na Idade Média, a chuva de meteoros Perseidas era muito famosa, e tinha o nome de "Lágrimas de Saint Lawrence", isso porque ela ocorre no aniversário de morte de Laurentius, um diácono Cristão que foi martirizado pela Imperador romano Valerian, no ano de 258 d.C. Apesar dessa chuva de meteoros ser bem conhecida e observada na Era Medieval, os registros mais antigos da chuva de meteoros Perseidas foram encontrados na China, e foram escritos no ano de 36 d.C. Ou seja, a humanidade observa essa chuva de meteoros há pelo menos cerca de 2.000 anos, isso pelo que se tem documentado... mas talvez seja ainda mais antiga do que prevemos...






Imagens: (capa-ilustração / Galeria do Meteorito) / Wally Pacholka / Astropics
Créditos: NASA
12/08/15

Gostou dessa matéria?
Então curta nossa página e veja muito mais! 


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

115 comentários:

  1. Moro na cidade de barretos uma cidade do interior de São Paulo e o céu aqui esta em boas condições.Mesmo estando no interior vou poder observar a chuva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas! Justamente por estar no interior, longe de cidades grandes e de suas luzes artificiais é que você terá uma visão ainda melhor dessa e de qualquer outra chuva de meteoros! Aproveite essa vantagem! Um grande abraço e boa sorte!

      Excluir
    2. Cara moro em ribeirao preto e ACABEI de ver um, passouu rapidinho, verde!!! que dahora

      Excluir
  2. Olá!!! Boa noite!!!
    Moro em Teresina e gostaria de saber qual o melhor horário para assistir a chuva de meteoros.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi 2 meteoros nesta direção (Norte) ás 20 Hs daqui de São Paulo.
    O Céu está estrelado e aberto sem nuvens...Fiquei lá fora esperando, mas, decidi acompanhar pela internet mesmo... Está muito frio lá fora kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Moro na cidade de gramado rio grande do sul moro num sitio o tempo está bom é não tem nem luz nem movimento vou conseguir ver a chuva???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que não o radiante vai tar 5 grau no horizonte bem baixo tem que ter muita sorte

      Excluir
  5. Moro no Rio de Janeiro zona norte, em um condominio que atrás dos prédiosfica uma visão do céu previlegiada sem luzes artificial, será que poderei ver bem ?

    ResponderExcluir
  6. Moro no campo de uma cidade no interior do Pará. Com a noite turva das nossas frequentes chuvas, haverá possibilidades de observar as chuvas de meteoros?

    ResponderExcluir
  7. Ola estou em sao luis -ma que horas comeca a chuva de meteoros...

    ResponderExcluir
  8. Moro no interior de Minas Gerais, até agora não vi nada. Tem hora certa ou pode se a qualquer momento?

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Presidente Prudente o céu está limpo, embora tenha muitas luzes e o ar seco faz refleti-las na poluição. Mesmo assim já vi um feixe riscando o céu ao norte. Quanto mais fitamos os olhos no céu, mais estrelas aparecem, ou seja, mais clara fica a visão. Boa visualização a todos, mesmo estando no hemisfério sul. a olho nu ou pelo site, será lindo!

    ResponderExcluir
  10. Moro em Lajeado Tocantins. Será que consigo ver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh se vai! quanto mais ao norte melhor. Se o céu estiver limpo...

      Excluir
  11. Queria ver mais ta muito frio .-. vo ve na net

    ResponderExcluir
  12. Queria ver mais ta muito frio .-. vo ve na net

    ResponderExcluir
  13. moro no noroeste do parana...será que vou conseguir ver??

    ResponderExcluir
  14. oi moro em limeira perto de piracicaba e gostaria de saber se e possível ver e o horario responde logo vai

    ResponderExcluir
  15. AAA, aqui esta nublado :\ ano passado queria ter visto a chuva de meteoros perseidas mas tava nublado e este ano também está nublado

    ResponderExcluir
  16. vem aqui para belém tá um mormaço amigo infelizmente estar nublado, nem dar para ver as persedas

    ResponderExcluir
  17. Não vi chuva, mas estrelas tem de monte. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aline aki ta cheio vo ir ver mas tarde la pras 00:00 como moro em sp e mas dificio ver

      Excluir
  18. Moro em Caruaru-Pernambuco..Será que consigo?

    ResponderExcluir
  19. Eu vi um riscando o céu na direção da onde nasce o sol, Um risco branco muito rápido, será já da chuva de Perseidas! E é verdade quanto mais foco os olhos para o céu, mais objetos será visualizado ,Poderia ter um virtuoso para ajudar a apreciar esse evento, seria muito bom rs

    ResponderExcluir
  20. Ola pessoal,,,,Moro na Chapada Diamantina Bahia, lugar privilegiado, e sem as luzes da cidade. Eu e minha esposa vimos uns 20 passando bem visível. Que beleza....Estava muito frio la fora voltamos para dentro e ainda assim conseguimos ver pela janela da sala, céu limpo, aberto e em direção a Serra Sincorá, Escuridão total,,,é muito bonito,

    ResponderExcluir
  21. Moro na região metropolitana do Recife onde eu moro tem muitas luzes artificiais, sera que da para ver alguma coisa ?

    ResponderExcluir
  22. oi sera que eu vou conseguir ver aki onde eu moro no mato grosso ?

    ResponderExcluir
  23. moro em campo grande ms aki esta com muita luiz sera q vou conseguir ver algum meteoro,,
    sua narração e otima parabéns continua a sim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrey! Na madrugada de 13/08 para 14/08 ainda é possível visualizar a chuva de meteoros, provavelmente a intensidade será menor comparada com a madrugada de hoje, mas também existe a possibilidade de ser tão significativa quanto a de ontem. Claro que muita poluição luminosa vai complicar a situação, mas não é impossível... Também ficamos muito felizes com seu elogio, que nos recompensa muito com o nosso trabalho! Abraços da equipe Galeria do Meteorito!

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. ola morro em timbó sc,,,o tempoesta fechado ,mas estou acompanhando,ARMANDOLECHOTA

    ResponderExcluir
  26. Olha, moro em Maceió/Alagoas e como você informou que pelo satélite o céu está limpo, podemos ratificar e informar a quem acompanha que o céu está chuvoso, pelo menos no ponto em que estou, tem muitas nuvens alaranjadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taty, é uma pena mesmo, nosso acompanhamento meteorológico dizia que estava bem limpo nessa região, mas quando se trata do clima, aparentemente nada é tão certo... De qualquer forma esperamos que o tempo tenha aberto rapidamente por aí, e que você tenha conseguido ver algum meteoro! Abraços da equipe Galeria do Meteorito!

      Excluir
  27. Bom, moro no Ceará, o céu tá perfeito, queria saber se vou conseguir ver daqui, e que horas no minímo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho q vc vai conceguir sim e o horario minimo é apartir da meia noite até as 4h ou mais ;)

      Excluir
    2. Olá Mylla, Na madrugada de 13/08 para 14/08 ainda é possível visualizar a chuva de meteoros, provavelmente a intensidade será menor comparada com a madrugada de hoje, mas também existe a possibilidade de ser tão significativa quanto a de ontem. Pelo foto de você estar no Nordeste você conta com uma posição privilegiada, que vai facilitar muito a visualização. Mas claro que tudo depende de condições meteorológicas adequadas... Abraços

      Excluir
  28. olá moro no paraná e gostaria de saber se tem como ver da minha casa, ela é virada para o norte , tem possibilidade de ver?

    ResponderExcluir
  29. Oi to rio de janeiro , estou triste por não poder ver a chuva de meteoro las vou assistir por aqui mesmo ao vivo

    ResponderExcluir
  30. não vejo nada aindo sera q vou conseguir ver sou do interior do Pará

    ResponderExcluir
  31. Estou desde do começo da transmissão acompanhando... ansiosa pra avistar essa chuva de meteoros . Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, muito obrigado pela sua participação, esperamos que tenha conseguido aproveitar bastante esse evento. Abraços da equipe Galeria do Meteorito!

      Excluir
  32. Alguem sabe a orientação e o horario exato do pico?

    ResponderExcluir
  33. Olá boa noite, moro no Rio Grande do Norte, e gostaria de saber se irei poder ver a chuva de meteoro daqui, e qual a melhor hora para que eu possa vê-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius, lamentamos não ter respondido sua pergunta a tempo, mas hoje (13/08 para 14/08) ainda existe uma boa chance de você conseguir avistar os meteoros, principalmente por estar na região Nordeste do Brasil. Na madrugada de 13/08 para 14/08 ainda é possível visualizar a chuva de meteoros, provavelmente a intensidade será menor comparada com a madrugada de hoje, mas também existe a possibilidade de ser tão significativa quanto a de ontem. Claro que as condições climáticas precisam estar boas (céu limpo) e muita poluição luminosa atrapalha, mas não é impossível... Abraços

      Excluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Olá bom dia gostaria de saber.
    Qual a possibilidade desses meteoros vim pra terra?

    ResponderExcluir
  36. moro no norte do pará ainda não vi será que ainda posso ver?

    ResponderExcluir
  37. estou vendo em tempo real e minhas amigas do wttp estão vendo aqu.. mas elas disceram q n está passando nada no site da nasa.. quando vai ficar mais intensas as estrelas?

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Ola Moro em Castanhal PA no Norte e moro um pouco perto da cidade e queria saber se pode impedi alguma coisa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malon! Sim, a poluição luminosa sempre atrapalha (pelo menos um pouco)... Mas hoje (13/08 para 14/08) ainda existe uma boa chance de você conseguir avistar os meteoros, principalmente por estar na região Norte do Brasil. Na madrugada de 13/08 para 14/08 ainda é possível visualizar a chuva de meteoros, provavelmente a intensidade será menor comparada com a madrugada de hoje, mas também existe a possibilidade de ser tão significativa quanto a de ontem. Claro que as condições climáticas precisam estar boas (céu limpo) e muita poluição luminosa atrapalha, mas não é impossível... Abraços

      Excluir
  40. Eu e minha esposa estamos indo para um lugar afastado aqui da city, moro em Igaratá SP, Parabéns pelo site, acompanho sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno, esperamos que tenha aproveitado bastante esse evento tão especial. Agradecemos seu elogio, que recompensa muito nosso trabalho! Abraços da equipe Galeria do Meteorito!

      Excluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. os caras eraram s horas, não vai aparecer nada , só se for lá para as 4 da manhã, meus olhos estão cansados, eu vou é dormir, se não amanha vou ver uma estrela na minha cara

    ResponderExcluir
  43. os caras eraram s horas, não vai aparecer nada , só se for lá para as 4 da manhã, meus olhos estão cansados, eu vou é dormir, se não amanha vou ver uma estrela na minha cara

    ResponderExcluir
  44. Eu aperto play e carrega um pouco e volta o ícone de play de novo.
    Não consigo assistir, mais alguém?
    Será que a stream está fora?

    ResponderExcluir
  45. Eu aperto play e carrega um pouco e volta o ícone de play de novo.
    Não consigo assistir, mais alguém?
    Será que a stream está fora?

    ResponderExcluir
  46. Moro em Macapá-Amapá-Fim do Mundo, bem na linha do equador, mais ao norte do Brasil do que isso, impossível, espero ver alguma pedrinha brilhante dessas, caso contrário vou processar a Nasa pra ela nunca mais fazer a gente ficar igual uma besta olhando para o céu a noite toda....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Waldo, esperamos que tenha conseguido ver alguma coisa, afinal você está na posição geográfica mais privilegiada possível! Mas claro que devemos lembrar que só isso não basta, as condições climáticas também precisam ajudar (céu limpo) e a poluição luminosa dos grandes centros também atrapalha... Abraços!

      Excluir
  47. Pq estamos vendo tao poucos passando ate agora so avistei 2 ????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vi apenas um pelo video da nasa

      Excluir
    2. Olá Vanessa, a visualização dos meteoros depende de muitos fatores, como o céu limpo, pouca poluição luminosa, poucas nuvens, pouca poluição atmosférica, etc... Muitos de nossos amigos internautas conseguiram ver muitos meteoros riscando os céus em diferentes partes do Brasil, mas infelizmente nem todos têm a mesma sorte. Nos mesmos, da equipe Galeria do Meteorito, não pudemos ver muita coisa aqui no céu de são Paulo -SP... Abraços!

      Excluir
  48. Pessoal, pra quem ainda tem duvidas, a chuva de meteoros Perseidas pode ser vista de qualquer região do Brasil, mas quanto mais ao norte você estiver, mais meteoros poderá ver! A partir das 03h00 da madrugada ficará ainda melhor pra ver a olho nu! Se puder, vá até o quintal e reserva um tempo pra observar o céu nessa madrugada (se não tiver nuvens)! Você pode ter uma surpresa! Boa sorte a todos, e obrigado pela participação!

    ResponderExcluir
  49. Vamos lá!!! onde estão os 80 por hora???

    ResponderExcluir
  50. Estou no Maranhão para que lado devo me direcionar para ver se dou sorte ???

    ResponderExcluir
  51. Baixa o aplicativo para celular Google Sky Map. Aí você procura a constelação de Perseu.

    ResponderExcluir
  52. Baixa o aplicativo para celular Google Sky Map. Aí você procura a constelação de Perseu.

    ResponderExcluir
  53. Vocês devem estar brincando....de pescoço duro já! E nada!
    Vou dormir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez do dia 13 para 14 seja melhor, espero que não chova aqui em belem do pará

      Excluir
    2. Olá Ian! Sim, na madrugada de 13/08 para 14/08 ainda é possível visualizar a chuva de meteoros, provavelmente a intensidade será menor comparada com a madrugada de hoje, mas também existe a possibilidade de ser tão significativa quanto a de ontem. Claro que as condições climáticas precisam estar boas (céu limpo) e muita poluição luminosa atrapalha... Abraços

      Excluir
  54. esse crhis blair fala para caramba e nada

    ResponderExcluir
  55. os caras da nasa dizendo: a galera ficou as claras vão dormir!!! dando soco no sereno!

    ResponderExcluir
  56. esse engenheiro scott keli parece com o henk do black química do mal seriado kkkkkk

    ResponderExcluir
  57. tem até o jack sham na interprise o cara é acrobata

    ResponderExcluir
  58. Pessoal, essa é a melhor hora para observar os meteoros! Quem já viu, poderá ver mais... quem ainda não viu, ainda dá tempo! Lembrando que se você não está vendo muitas estrelas no céu, então provavelmente não verá os meteoros. Mas se está vendo um céu escuro com muitas estrelas, é só ficar de olho, principalmente na direção norte / leste, mas eles podem surgir de outras regiões também! Nessa página (na matéria) tem todos os links com as dicas de como observar o céu, mas basicamente é isso! Boa sorte aos que ainda não viram, e boa sorte também aos que desejam ver mais! Um grande abraço a todos, e obrigado pela participação! DE OLHO NO CÉU!

    ResponderExcluir
  59. Daqui do sul do Paraná não vi nada. Tem poucas estrelas no céu e está meio laranja... Mas nenhum meteoro!!!! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulintcha, infelizmente quanto mais ao sul mais difícil fica a visualização dessa chuva de meteoros específica, e o céu laranja normalmente significa poluição luminosa de cidades grandes, então a observação fica mesmo muito comprometida, infelizmente... Abraços

      Excluir
  60. Daqui do sul do Paraná não vi nada. Tem poucas estrelas no céu e está meio laranja... Mas nenhum meteoro!!!! :(

    ResponderExcluir
  61. Galera, sou do RJ, mais precisamente de São Gonçalo e embora a poluição e a luminosidade n estejam a meu favor, mesmo sem esperança, insisti na tentativa de ver, e em torno de 1 hora de observaçao, consegui visualizar em boas condições, 7 meteoros que acredito terem sido os maiores nesse período de observaçao, já que, deu pra ver.
    Náo desistam, tentem ficar contra a luz e fixar seu campo de visão na parte mais escura do céu e quando menos esperar, a recompensa lhes sera dada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro! Ficamos muito felizes em saber que, mesmo com as condições desfavoráveis, você conseguiu visualizar alguns belos meteoros! Sim, você estava certo, provavelmente os que você viu foram os maiores mesmo, mas aparentemente valeu a pena sua dedicação! Abraços da equipe Galeria do meteorito!

      Excluir
  62. Aqui do Rio de Janeiro fiquei de olho das 3:30hs até as 4:00hs e não ví nada! Mas vou ficar mais um tempo para ver o que acontece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique atento à direção norte/leste, foi onde consegui ver o surgimento dos 7

      Excluir
    2. Valeu Pedro! Eu consegui ver 2, em um intervalo de 25 minutos, ambos no quadrante nordeste!

      Excluir
  63. Daqui do Piauí consegui ver apenas um, foi por volta das 22:00 hs.

    ResponderExcluir
  64. Moro no interior de SP consegui ver vários desde pequenos a grandes e uns mais luminosos o céu aqui está bem limpo contribuiu muito

    ResponderExcluir
  65. Alguém aí de Santo André SP conseguiu ver algo?

    ResponderExcluir
  66. Frustrado! Só avistei as luzes de um avião beeeeem alto...

    ResponderExcluir
  67. No ano de 2013, estava nos Estados Unidos, num local totalmente longe de iluminação artificial e passei a madrugada de 12 para 13 de agosto admirando este espetáculo. Um presente de aniversário maravilhoso enviado pelo Cosmo. Foi lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barbie, certamente foi um presente maravilhoso e inesquecível! abraços da equipe Galeria do Meteorito!

      Excluir
  68. Eu moro na Península de Maraú e vi vários meteoros. Foi lindo. Será que hoje de madrugada ainda vai dar pra ver? Qual o melhor horário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra, Na madrugada de 13/08 para 14/08 ainda é possível visualizar a chuva de meteoros, provavelmente a intensidade será menor comparada com a madrugada de hoje, mas também existe a possibilidade de ser tão significativa quanto a de ontem. Claro que as condições climáticas precisam estar boas (céu limpo) e muita poluição luminosa atrapalha, mas não é impossível... Abraços

      Excluir
  69. assim que fui pro quintal umas 03:00 ñ demorou nada e riscou um talvez o mais bonito que vi até hoje!! foi vermelho alaranjado, riscou do leste pro sul. Amélia Rodrigues/BA. logo nublou tudo e perdi o restante do espetáculo :(

    ResponderExcluir
  70. qual o melhor horario para ver a chuva de meteoros hoje?

    ResponderExcluir
  71. 31\07\2015 em sp, eu quem filmou o cometa passando,rs https://youtu.be/4hu8rFpXY08

    ResponderExcluir
  72. 31\07\2015 em sp, eu quem filmou o cometa passando,rs https://youtu.be/4hu8rFpXY08

    ResponderExcluir
  73. Tenho um guri de 7 anos que é louco por astronomia, está arrasado pq perdeu ontem, tava dodoi. Vamos tentar ver hoje, poderiam me dizer qual melhor horário? Em Ananindeua-Pará, é vizinho próximo de Belém ; )

    ResponderExcluir
  74. Tenho um guri de 7 anos que é louco por astronomia, está arrasado pq perdeu ontem, tava dodoi. Vamos tentar ver hoje, poderiam me dizer qual melhor horário? Em Ananindeua-Pará, é vizinho próximo de Belém ; )

    ResponderExcluir