Tudo sobre a chuva de meteoros Perseidas de 12 de agosto de 2015

Tudo sobre a chuva de meteoros Perseidas 2015
No dia 12 de agosto acontece o pico da chuva de meteoros Perseidas: O que é uma chuva de meteoros? Como observar? Será visível no Brasil?


Chuvas de meteoros acontecem quando a Terra passa por uma região repleta de fragmentos espaciais deixados por um cometa ou um asteroide. A chuva de meteoros Perseidas (ou Perseídeas), assim como a maioria, acontece todos os anos, e conforme consta no calendário das principais chuvas de meteoros do ano, ela é resultado de fragmentos deixados pelo cometa Swift-Tuttle 1862 III. Na verdade, a chuva de meteoros Perseidas acontece entre os dias 23 de julho a 22 de agosto, mas é na madrugada do dia 12 para o dia 13 de agosto que acontece seu pico (momento em que uma maior quantidade de meteoros pode ser observada.




A taxa da Perseidas (quantidade de meteoros observáveis) durante seu pico é de 80 meteoros por hora, porém, segundo a NASA e o astrônomo francês Jeremie Vaubaillon, da Sociedade Astronômica Real, podemos esperar por um "outburst" (uma quantidade ainda maior de meteoros) especialmente nesse ano, quando acredita-se que mais de 100 meteoros possam riscar o céu a cada hora.


Como observar a chuva de meteoros Perseidas 2015

Como foi dito anteriormente, a chuva de meteoros Perseidas tem seu pico na madrugada do dia 12 para o dia 13 agosto, e nenhum equipamento é necessário. Basta se sentar ou deitar em uma posição confortável e olhar para o céu na região da constelação de Perseus, que é o radiante da chuva (por isso o nome Perseidas). A constelação de Perseus pertence ao hemisfério norte, e no hemisfério sul ela é vista próxima do horizonte nordeste. Por conta disso, quanto mais ao norte do Brasil estiver o observador, mais fácil será de observar os meteoros.




Um fator positivo nesse ano é que o pico dessa chuva ocorre durante a Lua Nova, portanto poderemos observar uma maior taxa de meteoros, uma vez que não haverá sua luz para ofuscá-los. Dê preferência para regiões longe de cidades grandes, ou de postes de luz, pois quanto mais escuro for o céu, mais meteoros poderão ser vistos.

Olhe para a direção norte / nordeste do céu, pois é de lá que a maior parte dos meteoros surgirão. Mas mesmo assim, fique de olho em outras partes do céu, pois muitas "estrelas cadentes" poderão riscar outras regiões do firmamento.

chuva de meteoros perseidas - radiante
Radiante (local de onde os meteoros parecem se originar) da chuva de meteoros Perseidas.
Créditos: STELLARIUM

Apesar da chuva ser melhor vista no norte e nordeste, todo o Brasil poderá desfrutar desse belo espetáculo. E se estiver nublado em sua cidade, você poderá acompanhar tudo em nosso site!


Transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Perseidas 2015

E se o clima não ajudar, não se preocupe, pois teremos uma transmissão ao vivo aqui em nosso site (no dia 12 de agosto, quarta-feira) , mostrando o melhor da chuva de meteoros Perseidas 2015, com imagens em tempo real feitas a partir de vários países, especialmente do hemisfério norte! Para não perder isso, confirme sua presença no evento que criamos no Facebook (clique aqui), assim você recebe um alerta quando ele estiver próximo.




Um fato curioso sobre a chuva de meteoros Perseidas é que ela é conhecida por produzir meteoros bola de fogo chamados EarthGrazers. Esses meteoros surgem no horizonte e parecem escalar o céu em direção ao ponto mais alto do firmamento, sendo mais lentos e mais coloridos do que o de costume.

Além disso, teremos outras chuvas de meteoros até o final do ano. É só ficar de olho em nosso site para não perder nada que acontece no céu! Desejamos boas observações e bons céus a todos!






Imagens: (capa-divulgação) / STELLARIUM
10/08/15

Gostou dessa matéria?
Então curta nossa página para ver muito mais! 


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Quero muito ver estou desde 23:00 olhando e nada

    ResponderExcluir
  2. dizem que no estado do ES será melhor a visualização dos meteoros, e verdade? e aqui esta chovendo um pouquinho.. será q da rapa er??

    ResponderExcluir
  3. Ficamos da meia noite até as 1 da manhã olhando vimos treze meteoritos aq em MT. Isso pq estamos bem no centro da cidade, debaixo de postes, muita poluição luminosa, e com a vista N-NE obstruída por prédios. O primeiro foi lindo, pareceu um bilao de biliar caindo do céu soltando faíscas vermelhas. Se vc pode ver uma nuvem cosmica fixa sobre a cauda do escorpião (sudoeste) até o ponto mais alto do céu (espiral da via láctea) espera que se veja pelo menos um meteorito a cada 4 minutos e meio.

    ResponderExcluir
  4. Também não consegui ver, em compensação vi uma coruja pousando no poste RS!

    ResponderExcluir
  5. Também quero ver mas se eu sair lá fora vou acordar todo mundo kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir