A verdadeira Super Lua acontece no fim de setembro, e algo raro chamará a atenção nesse dia!

Super Lua mais Eclipse Lunar Total em setembro de 2015
No dia 27 de setembro de 2015, além da Super Lua, teremos um Eclipse Lunar Total!


Muitos observadores chamaram a Lua Cheia do final de agosto de Super Lua, isso porque foram menos de 24 horas que separaram o momento em que ela ficou 100% iluminada (cheia) e o momento do perigeu (máxima aproximação com a Terra). E se essa Lua Cheia já chamou a atenção de muita gente, no dia 27 de setembro de 2015 será ainda melhor! Mas por que?

A Lua Cheia de 27 de setembro estará a menos de uma hora da máxima aproximação da Lua com a Terra, portanto, ela parecerá ainda maior no céu noturno, e pra fechar com chave de ouro, nessa mesma noite teremos um Eclipse Lunar Total! Serão dois grandes eventos astronômicos numa única noite! Além do mais, pra tudo ficar ainda melhor, esse Eclipse Lunar Total do dia 27 de setembro de 2015 será visível em grande parte do mundo, inclusive em todo Brasil!

Visibilidade do eclipse lunar total de 27 de setembro de 2015
A imagem mostra a visibilidade do Eclipse Lunar Total
no dia 27 de setembro de 2015. As partes escuras do mapa
não poderão observar esse eclipse.
Créditos: NASA

Na internet encontramos informações de que esse Eclipse Lunar acontecerá no dia 28 de setembro, mas isso por que de acordo com o horário internacional (UTC) já será dia 28 de setembro. Mas não se engane, pois no Brasil será dia 27 de setembro.




Também conhecida como Lua de Sangue, esse Eclipse Lunar será o último da tétrade atual. O primeiro Eclipse da Tétrade aconteceu no dia 15 de abril de 2014; o segundo no dia 8 de outubro de 2014; o terceiro no dia 4 de abril de 2015, e o último será agora, no dia 27 de setembro de 2015. E se o tempo não ajudar, não se preocupe, pois teremos uma transmissão ao vivo aqui em nosso site! Para não perder o evento, basta confirmar sua presença clicando aqui, assim você será notificado(a) quando ele estiver próximo!


O que é a Tétrade de Eclipses Lunares?

A Tétrade de Eclipses Lunares é uma série de quatro Elipses Lunares Totais que acontecem em uma determinada época. A última Tétrade foi em 2003 e 2004, e só acontecerão mais sete tétrades como essa no século atual.


Algo ruim vai acontecer no dia 27 de setembro de 2015?

Não. Será apenas mais um Eclipse Lunar Total, um evento que sempre ocorreu e continuará acontecendo em determinadas épocas. No passado remoto, quando a sociedade não tinha um bom entendimento dos eventos celestes, os Eclipses eram vistos como presságio de desastres, assim como os cometas. Além disso, um livro publicado 2013 por John Hagee, intitulado "As Quatro Luas de Sangue: Algo está prestes a mudar", fez com que superstições como essa ganhassem ainda mais força.

Lua de Sangue
Eclipse Lunar Total 'Lua de Sangue' do dia 14 de abril de 2014
Créditos: NASA / Griffith Observatory 

Na verdade, o termo Lua de Sangue se refere a tonalidade avermelhada que a Lua ganha em alguns Eclipses Lunares Totais (não em todos). Portanto, o correto seria chamar um Eclipse Lunar Total de "Lua de Sangue" apenas se ele já aconteceu, e se a Lua realmente ganhou a famosa coloração avermelhada, pois não há como ter certeza se isso vai ou não acontecer...




Então, se a Super Lua de agosto já chamou a sua atenção, prepare-se para a Super Lua com Eclipse Lunar Total do dia 27 de setembro, pois será um verdadeiro espetáculo!



Imagens: (capa-divulgação) / NASA / Griffith Observatory
31/08/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. Valeu pelas informações Galeria do Meteorito, principalmente no que se refere as datas, pois eu havia colocado no meu bloco de anotações o dia 28/09 como sendo o eclipse aqui no Brasil. Agora já consertei e não perderei este eclipse de jeito nenhum!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é justamente a nossa intenção Luiz Júnior. As datas que estão sendo divulgadas acabam confundindo as pessoas, e por isso enfatizamos essa questão em nossa matéria. Um grande abraço Luiz Júnior! Bons céus! :)

      Excluir
  2. Yo acompañaria el eclipsie de la luna se my telescopio Tasco no hán sido perdído en la puente de la amistád que une my país a suho. El Paraguay es terrible... con póco diñero y ainda me bloquéan mi telescopio. Y para piorárse ainda el manual é en chino. Yo soy puebre, la pucha! Y eclipse asín es prognostico de alguna cosa terrible? Sin! La Dilmita.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Veja em nossa matéria especial que foi postada hoje, dia 18 de setembro Thays! Depende muito de cada região. Um grande abraço!

      Excluir
  5. Só gostaria de saber se vai ser no dia 27 ou na madrugada do dia 27 pro dia 28...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil, ele começa na noite do dia 27 Guilherme, mas sobre os horários, aconselho dar uma olhada na nossa matéria especial sobre o Eclipse Lunar, pois cada região terá um horário diferente. A matéria foi postada hoje, dia 18 de setembro. Abraços!

      Excluir
  6. Estarei presente para ver esta Lua tão famosa

    ResponderExcluir
  7. karai depois do eclpse o mundo vai acaba

    ResponderExcluir
  8. Vou entregar a aliança para minha namorada durante o eclipse *--*

    ResponderExcluir
  9. o eclipse vai acontecer de dia... santa ignorancia ¬¬

    ResponderExcluir
  10. Tem alguma mudança, nos mares do Brasil?
    Eu vi em outra reportagem, q não é recomendável, frequentar mares por esses dias!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lua influencia nas mares, sim, e a Lua Cheia em si já faz isso com bastante força. Como ela estará em seu ponto mais próximo, a maré alta e baixa pode ficar ainda mais intensificada, sim. Abraços Gislene!

      Excluir
  11. Tem alguma mudança, nos mares do Brasil?
    Eu vi em outra reportagem, q não é recomendável, frequentar mares por esses dias!!!

    ResponderExcluir
  12. Tem alguma mudança, nos mares do Brasil?
    Eu vi em outra reportagem, q não é recomendável, frequentar mares por esses dias!!!

    ResponderExcluir
  13. Mas não disse a hora!!
    Mas se marca presença vai avisar e isso ??

    ResponderExcluir