Entenda o que era a bola de fogo que cruzou o céu do Brasil no dia 30 de julho

bola de fogo no Rio Grande do Sul no dia 30 de julho
Especialistas deram suas opiniões sobre o fenômeno que chamou a atenção do país no dia 30 de julho


No início da noite de quinta-feira, 30 de julho, uma grande bola de fogo cruzou os céus do Brasil, e foi vista também no Uruguai e na Argentina. Às 18h05 pelo horário de Brasília, um meteoro muito luminoso de cor esverdeada cruzou o céu lentamente, assustando e surpreendendo a população das regiões que puderam observar o fenômeno.


As pessoas que observaram o grande meteoro disseram que não ouviram nenhum som. Sua passagem foi tão lenta que deu tempo de sobra das pessoas pegarem seus celulares e câmeras para filmar o fenômeno. Mas afinal de contas, o que pode ter sido essa bólido? Lixo espacial? Asteroide? Cometa? Meteoro? Ou uma visita de uma civilização alienígena? Bom, para os conspiracionistas de plantão, a última opção já pode ser descartada...




De acordo com centrais de monitoramento de lixos espaciais, nenhum objeto artificial reentrou na atmosfera da região naquele horário. Portanto, essa opção também está descartada.

Segundo especialistas, o que causou esse grande bólido pode ter sido um Earthgrazer (algo como Rasante de Terra em português). Esse nome é dado a objetos como asteroides que praticamente passam raspando quase que na horizontal na atmosfera da Terra, e continuam sua trajetória em torno do Sol. Mas essa ainda não é a hipótese mais provável...

Clarão no rio Grande do Sul no dia 30 de julho de 2015
Bólido no Brasil no dia 30 de julho de 2015. Créditos: BBC / divulgação

Segundo César Bertucci, pesquisador do Instituto de Astronomia e Física Espacial da Argentina (IAFE), provavelmente foi um grande fragmento de um cometa, que se incendiou ao entrar na atmosfera da Terra. "O curioso é que o fenômeno ocorreu praticamente no ápice da Chuva de Meteoros Delta Aquarídeas, e a poucos dias de outra chuva de meteoros ainda maior, chamada Perseidas", comentou César Bertucci. "Isso nos diz que são fragmentos de cometas e não de lixo espacial", completou.


E o que causou a cor verde da bola de fogo?

Segundo Emmet Fletcher, da Agência Espacial Europeia (ESA), a cor verde foi causada pelo magnésio do objeto. "Existem duas fontes que geram luz, sendo que uma é o próprio meteoroide, cujos íons entram em contato com a atmosfera da Terra. A outra fonte geradora de luz é o magnésio, que interage com o oxigênio e cria um plasma, parecido com um tubo fluorescente."




Grandes meteoros e bolas de fogo são mais comuns quando estamos próximos dos dias de pico de grandes chuvas de meteoros. Como foi dito anteriormente, no dia 29 de julho tivemos a máxima atividade da chuva de meteoros Delta Aquáridas Austrais, com uma transmissão ao vivo aqui em nosso site. E no dia 12 de agosto teremos a máxima atividade da chuva de meteoros Perseidas, uma das mais famosas chuvas de meteoros do ano! E claro, como de costume, você vai poder acompanhar a transmissão ao vivo, aqui em nosso site, e já pode até confirmar sua presença (clicando aqui) para não esquecer desse grande evento!

O que afirma a hipótese da grande bola de fogo estar relacionada a chuva de meteoros Delta Aquáridas, é que essa chuva é famosa por produzir meteoros lentos, que deixam riscos longos no céu. A diferença é que esse bólido provavelmente foi produzido por um fragmento muito maior do que o comum.

Meteoro Bola de Fogo
Linda imagem mostra uma bola de fogo associada a chuva de meteoros Geminídeas,
registrada por Wally Pacholka, no deserto de Mojave em 2009.
Créditos: Wally Pacholka / Astropics

O objeto que causa a chuva de meteoros Delta Aquáridas ainda é um mistério, porém, alguns astrônomos suspeitam que sejam detritos do cometa periódico 96P/Macholtz, descoberto em 1986.

Devemos lembrar que a palavra meteoro significa o efeito luminoso causado por um meteoroide (fragmento espacial) que penetra a atmosfera, e quando (e se) esse objeto resiste a entrada na atmosfera da Terra, e chega a tocar o solo, então ele ganha o nome de meteorito.




Até agora não se sabe se o objeto que causou a grande bola de fogo verde do dia 30 de julho chegou efetivamente à superfície da Terra na forma de um objeto sólido, mas existe sim uma possibilidade. Por outro lado, relatos apontam que a bola de fogo seguiu em direção ao oceano, portanto é bem provável que se algum fragmento resistiu a entrada na atmosfera, ele deve ter caído em alto mar.






Imagens: (capa-ilustração / Richard Cardial) / BBC / Wally Pacholka / Astropics
01/08/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. Respostas
    1. não estamos protegidos logo a NASA e nem o governo falara ou colocara todo mundo em panico.

      Excluir
    2. não estamos protegidos logo a NASA e nem o governo falara ou colocara todo mundo em panico.

      Excluir
    3. a alguns dias eu vi um video nn sei aonde, em q um um astronauta da nasa gravou um video d um objeto q supostamente poderia ser um OVNI mas a NASA falo q era uma tampa de algum objeto q eu esqueci qual era, esta luz deve ter sido esta tampa entrando na atimosfera da terra ou ALIENS :D

      Excluir
    4. Lentamente aqui embaixo porque ela passou em Recife as 8:00 e quando deu 8:05 ela ela tava encima de Governador Valadares!

      Excluir
  2. Espetacular ver esse bólido rasgar o céu com toda a maestria de quem a milênios(quem sabe né?) vaga em um universo profundo!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que as pessoas endeusam muito a NASA e outras agências espaciais, como se eles tivessem toda a informação que circula no espaço em suas posses. Como se ao menor risco, um perigo eles irão alertar com antecedência e salvar todo mundo como nos filmes de cinema. O que aconteceu na Rússia, e esse vídeo que a NASA e outros não possuem tecnologia e recursos o suficiente para isso. Se depender da NASA estamos fritos, ela só vai reportar depois da catástrofe já terminada.

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos e amigas.
    Eu vi uma bola de fogo passando em cima da minha casa aqui em São Paulo Zona leste. 13/11/2017. O objeto era muito grande. Umas 20 X maior que um avião te passageiro da Tam. Resumindo
    O Sol nem tinha mais pois era 19:32 da tarde.
    Não fazia barulho nenhum e era uma bola de fogo bem forte. Engraçado que ela andava em linha conforme o horizonte nao caia para baixo estranho ne. E estava bem para cimã das nuvens. Bem mais alto que o avião.
    Eu vo deichar meu link aqui do youtube, caso alguém poder me explicar o que era aquilo, só nao vem fala que é avião pois era redonda a frente cheio de fogo, e bem mais rápido que um jato de avião, pois passa uns aqui em cima as vezes é faz um barulho alto, e deicha rastro no ceu, esse objeto estranho não deichou rastrô nenhum e nem fez barulho. Estranho, e andava muito rápido coiza de segundos ele já passou, quando eu fui filmar ele estava em cima de mim, gigante. Aí quando apertei o botão só para ligar a câmera ele já foi para longe de mais quase não peguei ele da minha janela. Coiza de loco isso, já vi várias coizas na internet, nunca acreditei. Sempre gostei de ver. Mas agora depois disso acredigem se quiser, tem algo estranho vuando em nosso planeta. E resumindo, se for um ser vivo. Ele não tá nem aí para as pessoas e sem tem vida aqui. Pois está desfilando e se mostrando. Ou pode ser sinais do fim do mundo. Ou este ser venho avisar o nosso planeta de algo que vai acontecer.
    Se você que estiver vendo está mensagem não acredita em Deus. Vai logo e acredita. E aceita Jesus Cristo como seu salvador logo. Pois porque se acabra a terra e você não aceitar o filho de Deus como seu salvador, depois que você morre ele pode não te conhecer lá no céu.
    Aí está o link.


    casa

    https://m.youtube.com/watch?v=Yj4IZ0Nq6VA



    2 video passou na minha janela e filmei.
    Obs: Passo muito rápido. Bem mais rápido. Que um jato. Pois já passou alguns jato em cima da minha casa, e passa avião todo hora. Pois é rota deles.

    https://m.youtube.com/watch?v=3JJ0QILYMMo




    Meu amigo filmou estava de carro. Acredito que estava em itaquera. Tenho que pergunta. Pois viu a mesma hora.

    https://m.youtube.com/watch?v=7OtfuJ4q-1A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha seu link não esta mais disponivel no youtube,porque?

      Excluir
  5. Este fenômeno bola de fogo azul que cruzou o céu dia 30 de junho . Acontece hoje na minha cidade cujo nome é são Miguel do guamá ficamos muito fascinados cen termos explicação nem huma mais passou muito rápido como se viesse direção ao chão como se tivesse caindo na terra.

    ResponderExcluir
  6. Vi uma bola de fogo verde que passou muito baixo, logo acima do telhado das das casas, estava na pracinha do bairro, passou em linha reta não era muito grande e também nao fazia barulho, brilhava bastante e tinha um rastro branco como uma cauda, e simplesment apagou mais adiante, sem fazer nenhuma curva, eu, meu esposo e mais uma moça que estava na praça vimos o fenômeno que aconteu por volta das 7:00 da noite aqui em são Luís - MA. essa é a segunda vez que vejo essa bola verde, estava no município de paço do Lumiar- MA uns 05 anos atrás, voltando do sítio da família, era noite e a estada não tinha iluminação, quando vimos (eu e meu esposo) uma bola de fogo verde só que de tamanho maior do que a que vimos ontem, também silenciosa, mas dessa vez ela aparentou ter caído na vegetação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei não falando mas esse
      fenômeno aconteceu ontem dia 13 de abril de 2018, sexta-feira, e me deixou bastante intrigada, por isso resolvi pesquisar sobre e vim parar aqui, o bairro é o jardim bela vista

      Excluir
    2. Que lindo deve ter sido!!!

      Você pode relatar seu avistamento no site do Exoss, e ajudará no estudo desses fenômenos. Acesse http://exoss.imo.net e relate! Um grande abraço e uma excelente semana!

      Excluir
  7. Esse mesmo fenômeno acabou de acontecer aki em sacramento MG tive o privilégio de ver o meteoro passa com uma grande luz forte verde florescente e uma calda que ia ficando menor durou cerca de 4 segundo por volta das 7:50hrs 07/05/2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow! Que legal! Registra o seu relato em http://exoss.imo.net agora mesmo, se for possível! Contamos com a sua ajuda! Um grande abraço!

      Excluir
  8. Esse fenômeno acabou de acontecer aqui em Vitória da conquista 01-08-18 18:20 mais ou menos.

    ResponderExcluir
  9. Eu vi aqui na minha cidade de Goiás na Quarta feira um desses e lindo mas assustador

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ver a qui em campinas tô fascinada com tanta beleza e a coisa mais linda que eu já vi era 21h50 tudo muito rápido ❤ mais perfeito

    ResponderExcluir
  11. Vi algo mto parecido eu tinha uns 14 anos... Eu e meu irmao subimoa encima da casa p observar. Tinha uns visinhos na rua e ele dissera q era um aviao e ninguem dei bola. Mas se fosse aviao só se tivesse pegando fogo... E era mto grande e nao fazia barulho. O q mais nos deixou apavorados foi q no final do horizonte aquilo fez uma curva como se fosse voltar e desapareceu....

    ResponderExcluir