Os 6 planetas extrassolares mais parecidos com a Terra

planetas fora do sistema solar mais parecidos com o nosso
Apesar da Terra 2.0 ainda não ter sido descoberta, alguns exoplanetas podem nos surpreender!


O sonho de descobrir uma verdadeira "Terra fora do Sistema Solar" é um desejo de longa data. A primeira descoberta de um exoplaneta ocorreu em 1995, e desde então, já descobrimos cerca de 2.000 planetas orbitando estrelas distantes, algo que há alguns séculos nem sequer imaginávamos. E com tantas descobertas acontecendo, o nosso grande sonho de encontrar um planeta gêmeo idêntico da Terra pode não estar tão longe...

Para que um planeta seja considerado potencialmente favorável à vida (da forma que conhecemos), ele deve ser rochoso e orbitar sua estrela na chamada "zona habitável", ou seja, nem tão perto e nem tão longe, em uma região onde a água líquida possa existir.




Mas apesar da Terra 2.0 ainda não ter sido descoberta, já existem alguns planetas que se parecem bastante com o nosso, e que segundo a NASA, são os mundos que chegam mais próximo do nosso.


Gliese 667 Cc
Gliese 667 Cc
Ilustração artística do exoplaneta Gliese 667 Cc. A maior estrela (à esquerda) é a estrela que o exoplaneta
Gliese 667 Cc orbita. As outras duas estrelas (à direita) são Gliese 667 A e B.
Créditos: ESO         /         Clique na imagem para ampliar

Este exoplaneta, que fica a apenas 22 anos-luz da Terra, tem pelo menos 4,5 vezes a massa da Terra, mas os pesquisadores ainda não têm certeza se ele é ou não rochoso. Gliese 667 Cc completa uma órbita em torno de sua estrela-mãe em apenas 28 dias, mas essa estrela é uma anã vermelha consideravelmente mais fria do que o Sol, por isso os astrônomos acreditam que ele esteja na zona habitável. O sistema da estrela é um sistema triplo. Ele foi detectado com o telescópio de 3,6 metros do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile.


Kepler-22b
Kepler-22b
Ilustração artística de Kepler-22b. Créditos: NASA / Ames / JPL-Caltech
Clique na imagem para ampliar

Kepler-22b encontra-se a 600 anos-luz de distância. Foi o primeiro planeta encontrado na zona habitável pelo Observatório Kepler. Ele tem cerca de 2,4 vezes o tamanho da Terra, e ainda não ficou claro de ele é rochoso ou gasoso. Sua órbita dura cerca de 290 dias.





Kepler-69c
Kepler-69c
Ilustração artística de Kepler-69c. Créditos: NASA / Ames / JPL-Caltech
Clique na imagem para ampliar

Kepler-69c está a cerca de 2.700 anos-luz de distância, e é cerca de 70% maior do que o nosso planeta, e mais uma vez, os pesquisadores não têm certeza de sua composição. O planeta completa uma órbita a cada 242 dias, tornando a sua posição dentro de seu sistema comparável à de Vênus. No entanto, a estrela hospedeira de Kepler-69c tem cerca de 80% do brilho do nosso Sol, de modo que o planeta parece estar na zona habitável.


Kepler-62f
Kepler-62f
Ilustração artística de Kepler-62f. Créditos: NASA / Ames / JPL-Caltech
Clique na imagem para ampliar

Este planeta é cerca de 40% maior que a Terra e orbita uma estrela muito mais fria do que a nossa. Sua órbita de 267 dias coloca Kepler-62f exatamente dentro da zona habitável. O sistema Kepler-62 fica a cerca de 1.200 anos-luz de distância.





Kepler-186f
Kepler-186f
Ilustração artística de Kepler-186f orbitando sua estrela com outros exoplanetas pertencentes ao mesmo sistema.
Créditos: NASA / Ames / SETI / JPL-Caltech         /         Clique na imagem para ampliar

Este planeta é no máximo 10% maior do que a Terra, e pode residir na zona habitável de sua estrela, embora nos limites exteriores receba apenas 1/3 da energia que a Terra recebe do Sol. A estrela-mãe de Kepler-186F é uma anã vermelha, o que faz com que ele não seja um gêmeo da Terra. O exoplaneta Kepler-186f fica a cerca de 500 anos-luz de distância.


Kepler-452b
Kepler-452b
Ilustração artística do exoplaneta Kepler-452b. Créditos: NASA / Ames / JPL-Caltech / T. Pyle
Clique na imagem para ampliar

Este mundo, cuja descoberta foi anunciada recentemente, é o planeta mais parecido com a Terra encontrado até agora, segundo astrônomos e especialistas da NASA. Sua estrela-mãe é muito semelhante ao nosso Sol, e o planeta também a orbita na zona habitável. O exoplaneta Kepler-452b tem cerca de 1,6 o tamanho da Terra, e as evidências apontam para um planeta rochoso. Kepler-452b encontra-se a 1.400 anos-luz da Terra.






Fonte: Space / NASA / ESO
Imagens: (capa-ilustração dos exoplanetas citados em comparação a Terra, exceto Kepler-452b/NASA / JPL-Caltech) / ESO / NASA / Ames / JPL-Caltech / T. Pyle
25/08/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Não vejo a hora de lançarem o grandioso James Webb em 2018. Daí nem as LUAS dos exoplanetas nos escaparão! E o número de descobertas subirá exponencialmente!!! A propósito, queridos, Kepler 37 não tinha um planeta meio parecido com o nosso? E vocês têm notícias da New Horizons? Alguma tribo nativa de plutonianos ou carontinos a pegaram??? Espero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sistema Kepler 37 tem 3 planetas até agora, mas nenhum deles parece estar em uma zona habitável, veja: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kepler-37

      Sobre New Horizons, deveremos publicar algo novo em breve! E com certeza, como você disse, a tendência é de que as descobertas cresçam consideravelmente, como já estão crescendo! James Webb será fantástico! Abraços "fora do ar"!

      Excluir
    2. Boa pergunta, já nao sei onde pesquisar sobre a New Horizons, se jogar nos sites de pesquisa só mostra noticias do dia que chegou lá, não sei onde ela está atualmente, isso é chato, rs

      Excluir
    3. Esse é o site da missão: http://pluto.jhuapl.edu/index.php
      Mas por enquanto não espere muitas novidades, pois a sonda New Horizons está em um processo lento de transmissão dos dados para a equipe da missão e eles estão estudando as imagens antes de divulgar os resultados.

      Excluir
  2. Onde posso ter acesso a vídeos sobre o espaço Celeste, galáxias, etc.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra no mundo desconhecido e fala o que você quer pesquisa eu pesquisei isso nele

      Excluir
  3. Qual o planeta mas parecido com a terra mas próximo de nós?

    ResponderExcluir