Bola de fogo misteriosa explode no céu da Tailândia durante o dia

bola de fogo no céu da Tailândia
O que causou a grande bola de fogo na Tailândia no dia 07 de setembro?

A manhã do dia 07 de setembro ficou gravada na memória de muitos tailandeses. Durante o horário de pico, um grande meteoro do tipo bola de fogo foi visto por milhares de pessoas enquanto explodia na atmosfera. E não demorou para que a redes sociais fossem bombardeadas com imagens, vídeos e relatos sobre o bólido:



เมื่อเช้าขับรถจะไปทำงาน พอดีกล้องหน้ารถบันทึกเหตุการณ์ประหลาดได้ มีแสงสว่างพุ่งลงมาจากท้องฟ้า สว่างจ้าเลย เป็นทางยาว ไม่รู้เหมือนกันแสงอะไร บริเวณท่าม่วง
Posted by Nipon Ployngarm on Sunday, September 6, 2015



O mais interessante é que mesmo com a luz do Sol, ainda foi possível ver a grande bola de fogo nos céus de várias regiões do país, e segundo os observadores, pôde se ouvir um grande estrondo logo após a explosão. O brilho intenso parece ter ido em direção ao solo, antes de gerar a grande explosão.




Apesar do seu grande brilho, essa bola de fogo da Tailândia ainda não foi tão intensa quanto o famoso evento ocorrido na Rússia, que ganhou o nome de Evento de Chelyabinsk, quando um asteroide explodiu acima da cidade homônima, quebrando vidraças, casas e deixando centenas de feridos, em 15 de fevereiro de 2013.


O que era a bola de fogo na Tailândia?

Essa é a grande pergunta que ainda não teve uma resposta definitiva. Especialistas deram suas opiniões sobre o ocorrido: "Há uma grande possibilidade de ter sido um objeto espacial", disse Saran Poshyachinda, vice diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Astronômicas da Tailândia. "Se fosse um satélite, teria reentrado na atmosfera de oeste para leste, mas o objeto que gerou essa bola de fogo percorreu a direção oposta antes de explodir na atmosfera, então parece ser um asteroide que entrou na atmosfera da Terra e queimou, criando uma grande bola de fogo", completou.

bola de fogo na Tailândia
Bola de fogo registrada em Bangkok, Tailândia, na manhã do dia 07 de setembro de 2015.
Créditos: divulgação

Após analisar o vídeo, Saran estimou que o objeto tinha pouca massa, talvez alguns quilos, e queimou a uma altitude de 100 km acima da superfície. Apesar disso, ele reafirmou que as evidências não são satisfatórias para dizer com exatidão o que era o objeto.




Já os responsáveis pelo Planetário de Bangkok sugeriram que poderia ser um balão em chamas. E ainda assim, há uma possibilidade de ter sido uma reentrada de lixo espacial, uma vez que o site Satview havia previsto a reentrada de um satélite para o mesmo dia.

Algumas pessoas sugeriram que poderia ser um acidente de avião ou de helicóptero, porém o vice governador de Bangkok liberou um documento oficial, mostrando que nenhuma aeronave caiu na região naquele dia.






Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
07/09/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O ser humano é tão "amável" que é capaz de deixar lixo até no espaço, entre as estrelas. Daí um pedaço grande de satélite velho cai por aqui... Estamos impressionados com o quê????? Com a nossa insanidade????

    ResponderExcluir
  3. Um fenômeno parecido também aconteceu aqui em itaiopolis, SC...pude filmar por alguns instantes.....https://www.youtube.com/watch?v=EoR5tDS5wJ0..........https://www.youtube.com/watch?v=4XjrSCum928..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Muito bom o post! Também fiz um relato no meu site falando sobre a experiência de um homem solteiro (eu) em Bangkok, na Tailândia. Pra quem curtir: http://viajanteanonimo.com/relato-brasileiro-solteiro-bangkok/

    ResponderExcluir