Venha assistir um Eclipse Lunar visto a partir da Lua! Acredite, você nunca viu nada assim...

eclipse visto da Lua
Já pensou como seria ver um eclipse na Lua?


Você já se perguntou como seria ver um eclipse se estivesse na Lua? Se ir até o nosso satélite natural já é uma experiência pra poucos, imagine então ver um eclipse de lá?...

Mas foi pensando nisso que a NASA fez um vídeo incrível, nos permitindo ver algo extremamente raro, e estupidamente belo: um Eclipse Lunar visto do ponto de vista da Lua! No caso, o evento seria na verdade um Eclipse Solar, afinal, é o Sol que está sendo eclipsado pela Terra.

A animação mostra o Sol sendo ocultado pelo nosso querido planeta Terra, que visualmente é muito maior do que a nossa estrela considerando o ponto de vista da Lua. A medida que a Terra vai ocultando o Sol, a superfície lunar vai ficando cada vez mais escura, até que, quando a Terra esconde todo o disco solar, um belíssimo anel avermelhado surge ao redor do nosso planeta, que é o resultado da luz solar que brilha através da atmosfera da Terra. É simplesmente espetacular!




Repare como as estrelas brilham mais forte quando o Sol está completamente eclipsado. É uma experiência única!


Vale lembrar que no dia 27 de setembro de 2015 aconteceu um belíssimo Eclipse Lunar Total + Super Lua, visível em grande parte do mundo, como no leste dos Estados Unidos, em toda a América Latina (incluindo o Brasil, claro), no oeste da África e oeste da Europa. E ainda, aqui no site Galeria do Meteorito tivemos uma transmissão ao vivo desse belíssimo Eclipse Lunar Total, com a cobertura completa do evento.

Esse mesmo evento, quando visto a partir da Terra, é chamado de Eclipse Lunar Total. Do nosso ponto de vista terrestre, vemos a Lua Cheia perdendo seu brilho, pois a Terra projeta sua sombra a medida que entra na frente dos raios solares que deveriam iluminar a superfície da Lua. E não importa de onde esse raro evento é visto, se é a partir da Terra ou da Lua, pois o resultado é magnífico em ambos os casos!







Créditos: NASA
30/09/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Independente do ponto de vista (Terra ou Lua) é um lindo espetáculo!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ja pensou que louco seria se a NASA prepara isso tudo, e chove na Lua no dia '-'

    ResponderExcluir
  4. Cara estou estupefato!!! Que lindo o espaço profundo além do Sol!!! Ali nessa imensidão sem fim é que está o destino da nossa espécie!!!

    ResponderExcluir
  5. A posição do continente americano na simulação me deixou em dúvida! Se à meia noite o continente americano estava alinhado com a lua no ápice do eclipse, porque o sol está prestes a amanhecer no ápice do eclipse?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é só uma animação, como seria ver o eclipse na Lua.

      Excluir
  6. Visivelmente percebe-se que a terra não gira ... Quem gira é o sol ;)

    ResponderExcluir
  7. Visivelmente percebe-se que a terra não gira ... Quem gira é o sol ;)

    ResponderExcluir
  8. Tanta tecnologia e bilhões de dolares investido, e até hj nenhuma foto ou video real da Terra, só cgi e animações gráficas, que por sinal bem mal feitas, tem que ser muito gado pra acreditar que a Terra é uma bola molhada que gira e viaja com velocidades supersônica num espaço sideral que ainda não foi provado, uma imagem não vale mais que mil palhavras? Se sim mostre imagens reais,e não montagens

    ResponderExcluir
  9. Saiam da Matrix. Ninguém nunca foi à Lua e jamais irá. Com aquela tecnologia da época que não chega nem aos pés do meu celular vagabundo. É sério que vocês acreditam nessa tal de Nasa?

    ResponderExcluir