NASA confirma existência de riachos de água líquida em Marte

NASA confirma ter encontrado rios de água líquida em Marte
Seria apenas uma questão de tempo até encontrarmos vida em Marte?


Novas descobertas sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA forneceram as evidências mais fortes de que a água líquida flui atualmente e de forma intermitente em Marte.

Usando um espectrômetro de imagem da MRO, os pesquisadores detectaram assinaturas de minerais hidratados em encostas onde as estrias misteriosas são vistas na superfície do Planeta Vermelho. Essas estrias escuras sempre chamaram a atenção dos cientistas, que desconfiavam se tratar de fluxos de água. Elas se mostravam mais intensas durante as estações quentes, e desapareciam durante as estações frias. Esses estudos sempre foram motivo de debates, mas apesar de algumas evidências, não havia um aprova cabal que fosse aceita por todos os cientistas envolvidos. [confira aqui as primeiras evidências pulicadas em 2013 em nosso site]

"Nossa missão em Marte tem sido a de 'seguir a água' em nossa busca por vida, e agora temos as provas que validam as nossas suspeitas de longa data", disse John Grunsfeld, astronauta e administrador de Ciência da Direção de Missões da NASA. "Este é um desenvolvimento significativo, pois confirma que a água - embora salgada - está fluindo hoje sobre a superfície de Marte."

fluxos de água em Marte
As listras negras (de aproximadamente 100 metros) que descem as montanhas são formadas por fluxos de água.
Créditos: NASA / JPL / Universidade do Arizona

As observações do espectrômetro mostram assinaturas de sais hidratados em vários locais dessas estrias, mas apenas quando as características escuras estavam com tamanho maior. Quando os pesquisadores analisaram os mesmos locais quando as estrias haviam desaparecido, nenhum sal hidratado foi detectado.




Portanto, os pesquisadores entenderam que as assinaturas espectrais eram causadas por minerais hidratados, chamados percloratos. Os sais hidratados mais consistentes com as assinaturas químicas são provavelmente uma mistura de perclorato de magnésio, clorato de magnésio e perclorato de sódio. Alguns percloratos mantém a água na forma líquida mesmo em condições muito frias, abaixo de -70°C. Aqui na Terra, os percloratos produzidos naturalmente são encontrados em desertos, e alguns tipos de percloratos podem ser utilizados como combustível de foguetes.

Percloratos já haviam sido detectados em Marte pela sonda Phoenix, Curiosity e até mesmo na missão Viking na década de 1970, no entanto, agora eles foram encontrados na forma hidratada em áreas diferentes daquelas exploradas anteriormente. Esta também é a primeira vez que tais substâncias foram detectadas a partir da órbita. [em 2014, um novo canal foi encontrado, mas não havia certeza de que se tratava de fluxo de água]

MRO tem estudado Marte desde 2006, com seus seis instrumentos científicos, e só agora temos a certeza de que as longas estrias marcianas são realmente fluxos naturais de água!




Uma simulação de sobrevoo feita pela NASA mostra uma montanha localizada na região da Cratera Hale, onde as estrias negras de água corrente aparecem durante as estações mais quentes.


"Quando a maioria das pessoas falam sobre água em Marte, logo pensamos em água antiga, ou congelada", disse Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia Georgia Tech, em Atlanta, e autor principal do estudo publicado na revista Nature Geoscience. "Agora sabemos que há muito mais nessa história. Esta é a primeira detecção espectral que sem dúvida alguma, apoia nossas hipóteses de formação de água líquida em Marte."




"Foram vários anos para resolver esse mistério, mas agora sabemos que há água líquida na superfície desse frio e desértico Planeta Vermelho", disse Michael Meyer, cientista-chefe do Programa de Exploração de Marte da NASA. "Parece que quanto mais estudamos Marte, mais aprendemos como a vida poderia acontecer, e onde podemos encontrar vida no futuro." Seria apenas uma questão de tempo para encontrar alguma forma de vida nos pequenos riachos de Marte?






Fonte: NASA
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / NASA / JPL / Universidade do Arizona
29/09/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Que notícia empolgante!! O que mais será desvendado??

    ResponderExcluir
  2. Excelente notícia.Agora só precisam mandar uma missão para lá, para ver se encontram algum marciano (microrganismo) nessa água salobra.
    Fico empolgado com a ideia do tipo de estrutura celular, um organismo vivo de fora da Terra possui. Seria igual ou diferente aos que existem aqui? Eis a questão...

    ResponderExcluir
  3. Não existe nem um tipo de vida inteligente neste lugar , nem um tipo de qualquer coisa que seja curioso ! sabe porque,já teriam destruído o robozinho sucata que passa essas imagem ou aparecido em alguma foto ou imagem : .....

    ResponderExcluir
  4. Ótima noticia! Sempre fico encantado de como o método científico é sempre obedecido nesse tipo de descoberta. No final de 2013 já haviam suspeitas de que haveria água salgada nesses canais, mas somente agora conseguiram provar. Essa matéria ficou muito completa, parabéns GDM!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O planeta terra contém toda a química para ser habitável e isso não é por acaso; Distância exata do sol, um satélite natural que reflete a luz com precisão, campo magnético poderosíssimo... Então a vida prospera! Marte é um planeta morto, incapaz de abrigar pessoas, já perdeu sua habitabilidade. Se é que já foi habitável em algum tempo! Astronautas vão ao espaço mais ainda estão protegidos pelo campo magnético da terra, uma viagem interplanetária ainda não é possível. Nesses próximos cinquenta anos são só para suicidas!!

    ResponderExcluir
  7. Teria como haver vida inteligente no subterrâneo? Aqui mesmo na Terra existem cidades embaixo da terra.

    ResponderExcluir
  8. Deus faz tudo perfeito, quanto aí clima de marte ser tão frio e hostil pode nos favorecer daqui a alguns anos pq os humanos irão pra lá e construíram cidades igual no filme exterminador do futuro e construindo cidades consequentemente aumentará o calor desse planeta fazendo dele um lugar mais habitável, resumindo acho que toda a poluição que ocorre no planeta terra em marte seria bom pra aqurcelo e dar vida

    ResponderExcluir
  9. Deus faz tudo perfeito, quanto aí clima de marte ser tão frio e hostil pode nos favorecer daqui a alguns anos pq os humanos irão pra lá e construíram cidades igual no filme exterminador do futuro e construindo cidades consequentemente aumentará o calor desse planeta fazendo dele um lugar mais habitável, resumindo acho que toda a poluição que ocorre no planeta terra em marte seria bom pra aqurcelo e dar vida

    ResponderExcluir
  10. Óptimo artigo. Pena é a matéria estar muito mal escrita. Perde um pouco de credibilidade.

    ResponderExcluir