Veja como encontrar o 'Asteroide do dia das Bruxas' 2015 TB145 no céu

como encontrar o asteroide 2015 TB145
Como encontrar o asteroide 2015 TB145 no dia 31 de outubro?


O asteroide que ficou popularmente conhecido como o Asteroide do Dia das Bruxas, oficialmente 2015 TB145, está prestes  afazer sua máxima aproximação com a Terra no dia 31 de outubro, mas um pouco antes disso, teremos a oportunidade de observá-lo no céu noturno!

Esses asteroide foi descoberto no dia 10 de outubro, apenas 21 dias antes do perigeu (máxima aproximação com a Terra). Calcula-se que ele tenha aproximadamente 400 metros de diâmetro, e sua velocidade é de 35 quilômetros por segundo, algo anormal para um "asteroide", o que faz os astrônomos se perguntarem sua verdadeira identidade. Sim, o asteroide 2015 TB145 pode até ser um cometa!




E nesse sábado, dia 31 de outubro, teremos uma transmissão ao vivo às 14h30, com imagens em tempo real do asteroide 2015 TB145, que serão feitas a partir de grandes telescópios, uma cortesia do Observatório Slooh. Para não perder esse grande espetáculo, clique aqui e confirme sua presença, assim você recebe um alerta uma hora antes do início do evento.


transmissão ao vivo do asteroide proximo da Terra no dia 31 de outubro

Mas se você possui um telescópio e não vê a hora de fazer sua própria observação do "Asteroide do Dia das Bruxas", então fique atento as dicas a seguir:

Em primeiro lugar, devemos nos lembrar que não é possível observar o asteroide 2015 TB145 a olho nu. Para avistá-lo, é preciso um telescópio. Telescópios com cerca de 90mm de abertura já são capazes de resolver o objeto, mas claro que quanto maior a potência, mais fácil será de detectá-lo.

Como o asteroide está fazendo sua máxima aproximação com a Terra, sua velocidade está muito alta, portanto teremos uma pequena e breve chance de encontrá-lo. E essa chance será quando ele passar pela constelação de Orion, entre 23h00 do dia 30 e 1h30 do dia 31 de outubro.

ATENÇÃO: Os horários mencionados nessa matéria estão contando com o horário de verão brasileiro (UTC -2). Para os Estados brasileiros fora do horário de verão, considere uma hora a menos do que a mencionada. Para observadores de outros países, adicione 2 horas para chegar ao horário internacional, depois converta para o fuso horário de sua localidade.

como observar o asteroide 2015 TB145 - constelação de Orion

Agora vamos focar em uma das estrelas que fazem parte do arco de Orion, a HIP 22509. Na nossa primeira chance de encontrar o asteroide 2015 TB145, ele passará muito próximo dessa estrela, e seu movimento pode ser acompanhado em questão de minutos. Veja:

como observar o asteroide 2015 TB145

A segunda e última chance de avistar o asteroide 2015 TB145 será quando ele passar muito próximo da última estrela do arco de Orion, a HIP 22845, o que deve durar apenas cerca de 5 minutos, como mostra na imagem abaixo:

como observar o asteroide 2015 TB145 - parte 2
As imagens acima são para o hemisfério sul. Se você se encontra no hemisfério norte, considere invertê-las.

A magnitude aparente do asteroide 2015 TB145 durante sua máxima aproximação será de +12. Depois de passar próximo da estrela HIP 22845, o asteroide não fará uma grande aproximação em uma estrela fácil de ser encontrada, portanto, sua observação se torna extremamente difícil. Além disso, sua velocidade no firmamento aumenta conforme se aproxima de seu encontro máximo com a Terra, que deve ocorrer algumas horas mais tarde.




O brilho da Lua pode ofuscar um pouco a nossa visão, por isso um tecido escuro sobre a cabeça enquanto olhamos através da ocular pode ajudar na observação.




E não se esqueça: se conseguir registrar uma foto do asteroide 2015 TB145, não deixe de nos enviar! Desejamos boa sorte e boas observações a todos!






Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / STELLARIUM
30/10/15

Gostou dessa matéria?
Então curta nossa página no Facebook
Você vai adorar!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Boa orientação para visualizar o meteoro.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas informações. Continuem com esse excelente site para o Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que ele vai colidi com a terra. Esta hipótese está no mesmo nível do conhecimento da Nasa sobre ele. E tem mais vai morrer dois terço da população e o restante (1/3) que sobreviver vai ver o sol nascer quadrado.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que ele vai colidi com a terra. Esta hipótese está no mesmo nível do conhecimento da Nasa sobre ele. E tem mais vai morrer dois terço da população e o restante (1/3) que sobreviver vai ver o sol nascer quadrado.

    ResponderExcluir
  5. Sabe qdo acontece um desabamento de casas com explosões? Então será assim que acontecerá em breve, porque a Nasa esconde informações ao povo e a humanidade está com os dias contados. será o sol quem vai destruir a Terra, seus raios vão aumentar e ai skaboooooom seres humanos. kkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir