A maior foto do Universo é tão grande que (quase) não conseguimos mostrar a vocês!

a maior foto do universo
Chega a ser maior do que um campo de futebol padrão!


Se você acha que as fotos da sua nova câmera fotográfica são grandes demais, então espere pra ver isso. Astrônomos alemães (e sua paixão por coisas grandes) compilaram a maior imagem astronômica já feita até hoje: uma foto da Via Láctea com nada mais nada menos do que 46 bilhões de pixels. A imagem é tão grande, que na verdade, é preciso utilizar uma ferramente interativa on-line para vê-la completamente:

A maior foto do Universo - maior foto da Via Láctea

Astrônomos da Ruhr-Universität Bochum vêem acompanhando a nossa Galáxia por cinco anos em busca de objetos no céu. E além de conseguirem o feito da maior imagem astronômica, suas buscas deram muitos resultados. Além de descobrir mais de 50.000 objetos, a equipe reuniu 268 imagens individuais em um arquivo de 196 gigabytes, que é o equivalente à capacidade de mais de uma dúzia de iPhones de 16 gigabytes.




A imagem é tão grande que decidimos fazer alguns cálculos: De acordo com programas de edição de imagens amplamente utilizados no mercado, 1 metro equivale a 2.834 pixels. A imagem por sua vez tem 855.000 pixels de largura e 54.000 pixels de altura, o que equivale a cerca de 300 metros de largura e 19 metros de altura, ou seja, ela é maior do que um campo de futebol! Enquanto um campo de futebol oficial tem aproximadamente 4.136 metros quadrados, essa imagem colossal da Via Láctea tem cerca de 5.700 metros quadrados!

a maior foto da Via Láctea
Uma pequena parte da maior foto do Espaço ampliada, mostrando Eta Carinae.
Créditos: LEHRSTUHL FÃR ASTROPHYSIK / RUB

Qualquer pessoa pode usufruir da ferramente online e explorar a gigantesca fotografia da Via Láctea, aproximando, inspecionando áreas específicas, etc... Mas o que seria da maior imagem do Espaço se não fosse um "motor de busca"? Sim, acredite: é possível realizar buscas de objetos específicos. Se um usuário digitar "Eta Carinae", por exemplo, a ferramenta descola a imagem para a respectiva área. As buscas também funcionam para objetos Messier! O difícil é imaginar quantas estrelas podemos ver na gigantesca foto...




Antes dessa fotografia histórica da Via Láctea, uma outra imagem havia chamado a atenção do público. Feita pelo Telescópio Espacial Hubble, a maior imagem da Galáxia de Andrômeda tem 1,5 bilhão de pixels, e precisaríamos colocar cerca de 600 TVs HD lado a lado para vê-la completamente, sem a necessidade de aproximar. Claro que uma ferramenta online também foi criada para visualizá-la completamente:

a maior imagem da galáxia de andromeda

Ela foi a maior imagem já liberada pelo Telescópio Espacial Hubble, e mostra cerca de 100 milhões de estrelas, e milhares de aglomerados. E se essa imagem tão grande do Hubble já foi superada pela novo foto dos astrônomos alemães, resta a pergunta: onde será que vamos chegar?!!






Fonte: Ruhr-Universität Bochum
Imagens: (capa-ilustração/Richard Cardial) / LEHRSTUHL FÃR ASTROPHYSIK / RUB / Hubble / NASA / ESA
27/11/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Será que já atualizaram no Word Wide Telescope?

    ResponderExcluir
  2. Alemanha!!! Em 2014 foi 7 x 1 e em 2015 foi 46 000 000 000 pixels x 0 pixel. Pôxa! Chega dar vontade de chorar! Mas é extraordinário o mapa que eles fizeram! A educação lá é projetada para gerar soluções e não problemas.

    ResponderExcluir
  3. Mas nada será tão bom quanto o Wats App.... Saudadi....

    ResponderExcluir
  4. COMO FAÇO PARA BAIXAR A IMAGEM ??? ALGUEM ?

    ResponderExcluir
  5. Desculpa pessoal não tinha visto os comentários com as perguntas. Só clicar com botão direito e fazer download, MAS não vem com a mesma qualidade da interação... nem de perto...

    ResponderExcluir