As melhores fotos de Plutão mostram detalhes do planeta anão de tirar o fôlego

as melhores fotos de Plutão
A New Horizons continua fazendo história e se superando!


Prepare-se para se surpreender: a NASA revelou a melhor imagem de todos os tempos de Plutão, revelando sua exótica e variada paisagem com detalhes surpreendentes!

As fotos foram capturadas pela sonda New Horizons da NASA, durante seu sobrevoo histórico ocorrido em 14 de julho de 2015, e mostra uma visão incrivelmente próxima das montanhas de gelo de água e suas vastas planícies. Podemos ver as camadas das crateras, e além disso, um vídeo foi divulgado pelos membros da missão:


"Essas novas imagens nos dão uma vista de tirar o folego, mostra a geologia de Plutão com altíssima definição", disse o investigador principal da missão New Horizons, Alan Stern, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste (SwRI) em Boulder, EUA.

"Nada com tamanha qualidade foi feito em Vênus ou em Marte até décadas após seus primeiros voos rasantes, mas em Plutão, nós já conseguimos, em menos de 5 meses após o sobrevoo", Acrescentou Alan Stern. "A ciência que podemos fazer com essas imagens é simplesmente inacreditável."

Plutão - melhores imagens
Imagem com a maior resolução de Plutão, feita pela New Horizons, mostra grandes blocos
de gelo de água, na região informalmente conhecida como Montanhas Al-Idrisi.
Créditos: NASA / JHUAPL / SwRI

A nave espacial New Horizons fez as fotos com sua câmera de longo alcance quando estava ainda a apenas 16.000 km da superfície de Plutão. Sua maior aproximação, que ocorreu 15 minutos após essas imagens, a sonda chegou a apenas 12.550 km do planeta anão.

As imagens contam com uma resolução de 77 a 85 metros por pixel, permitindo a observação de características que tenham até cerca de metade do tamanho de de um campo de futebol, disseram funcionários da NASA.As fotos compreendem cerca de 80 km de largura, que abrangem algumas das montanhas de gelo de Plutão, e uma parte da vasta planície de gelo de nitrogênio conhecida como Sputnik Planum.

Plutão - melhores imagens 2
Imagem em alta resolução feita pela New Horizons revela detalhes
das crateras de Plutão, incluindo as camadas no interior das crateras.
Créditos: NASA / JHUAPL / SwRI

"As montanhas que fazem fronteira com Sputnik Planum são absolutamente deslumbrantes com essa resolução," disse um dos membros da equipa científica da New Horizons, John Spencer. "Os novos detalhes revelados aqui, reforçam nossa visão anterior de que as montanhas são blocos de gelo enormes que têm sido empurradas e transportadas para seus locais atuais."
Uma pequena parte das imagens capturadas pela sonda durante seu grande encontro com Plutão foram enviadas para a Terra logo após o sobrevoo, mas a grande maioria dos dados ainda está no espaço. As transmissões das imagens e dos dados recolhidos pela New Horizons devem continuar até o segundo semestre de 2016.

Plutão - melhores imagens 3
Essa imagem em alta resolução feita pela New Horizons mostra como as erosões
em Plutão formaram a crosta de gelo na topografia do planeta anão.
Créditos: NASA / JHUAPL / SwRI

As fotos recém-lançadas são apenas as primeiras melhores imagens do grande encontro com Plutão. Mais imagens devem ser lançadas em breve, segundo funcionários da NASA.

E pra quem pensa que a New Horizons já terminou sua exploração espacial, é importante enfatizar que a sonda ganhou um novo destino nos confins do Sistema Solar. Além disso, a New Horizons conseguiu registrar um objeto do Cinturão de Kuiper com a maior proximidade da história! A missão New Horizons (Novos Horizontes em português) está fazendo jus ao seu nome, e a cada dia nos mostra que há muito o que ser desbravado nos confins do nosso Sistema Solar...







Fonte: Space / New Horizons / NASA
Imagens: (capa-New Horizons) / NASA / JHUAPL / SwRI
08/12/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Para mim essa missão é cosiderada o maior acerto na mosca que se pode ter noticias pois lançar uma sonda e encontrar seu alvo 10 anos depois foi hitórico

    ResponderExcluir
  2. Para mim essa missão é cosiderada o maior acerto na mosca que se pode ter noticias pois lançar uma sonda e encontrar seu alvo 10 anos depois foi hitórico

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, agora o próximo passo é levar uma sonda até "Próximo b".

    ResponderExcluir