Auroras brilhantes podem iluminar todo o céu de Marte!

auroras em Marte
Os primeiros astronautas a pisar em Marte podem ter uma surpresa muito brilhante nos céus!

Pesquisadores da missão MAVEN da NASA divulgaram dados que mostram: o céu de Marte pode ser repleto de auroras!

"Um novo tipo de aurora foi observada em Marte que, francamente, nos surpreendeu, e essas auroras foram observadas acima de regiões que não têm um campo magnético", disse Dave Brain, co-investigador da missão MAVEN na Universidade do Colorado, no Laboratório de Física Atmosférica Espacial (LASP). "É estranho pensar em auroras que não ocorrem em campos magnéticos."




A sonda MAVEN detectou essas auroras usando um instrumento que observa a luz ultravioleta, que nossos olhos não conseguem detectar. Apesar disso, alguns modelos sugerem que as auroras marcianas também podem ser vistas a olho nu. "Se você está em pé sobre o lado noturno de Marte, e olhar para o alto, você pode ver todo o céu iluminado durante um desses eventos", disse Brain. "Seria magnífico!"

auroras no céu de Marte
Ilustração artística mostra as auroras iluminando o céu de Marte.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / MSSS and CSW / DB

Eventos brilhantes como esse podem iluminar o céu com as cores verde, vermelho e azul, segundo o principal autor do estudo Nick Schneider, também do LASP.


As auroras da Terra estão concentradas em torno dos pólos Norte e Sul. O forte campo magnético da Terra desvia as partículas carregadas que fluem a partir do Sol, que são direcionadas para os pólos magnéticos do nosso planeta, criando as belas luzes onduladas e brilhantes: as auroras polares!



Em Marte, por outro lado, não possui um campo magnético global como a Terra, e isso é um ponto negativo quanto à proteção da radiação dura, porém, as partículas solares causam um impacto em todo o céu.

A MAVEN detectou algumas auroras em grande escala desde o início de sua missão científica, em novembro de 2014. Um grande evento ocorreu por aproximadamente 4 dias durante o Natal de 2014 (o que justifica o apelido de "luzes de Natal" dado pelos pesquisadores). Belas auroras também tomaram conta do céu marciano em março de 2015.

Dados mostram auroras em Marte no ultravioleta
Espectrômetro a bordo da sonda MAVEN da NASA detectou as auroras em Marte
através do infravermelho. Dados oficias liberados pela NASA
Créditos: University of Colorado

A sonda também detectou auroras de fraca intensidade, causadas por pequenas flutuações magnéticas do planeta.

Imaginar as belas auroras marcianas já é algo fantástico, mas estamos torcendo pra que no futuro (não tão distante), alguma sonda em solo marciano consiga registrar o belo fenômeno. Seria uma visão fantástica!







Fonte: MAVEN / NASA
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito/NASA) / NASA / JPL-Caltech / MSSS and CSW / DB / University of Colorado
16/12/15

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. Com certeza é um espetáculo muito bonito!

    ResponderExcluir
  2. Peraí! Qual é a causa primária das auroras marcianas se lá não tem o magnetocampo??? Não entendi o texto de vocês. O simples choque dos íons na atmosfera finíssima já causam isso?? Não ficou claro...

    ResponderExcluir
  3. Pra mim foi deselegante para "galeria do meteorito" não ter respondido ao leitor "fora do ar".

    ResponderExcluir