Retrospectiva Astronômica 2015: Vejam os maiores acontecimentos que marcaram o ano no mundo e principalmente no espaço!

retrospectiva astronômica 2015
O ano de 2015 foi definitivamente um ano marcante no ramo da Astronomia!


O ano de 2015 foi excelente quando o assunto é avanço científico. Planetas extrassolares foram descobertos, encontros com planetas anões aconteceram, além de diversos eventos astronômicos inesquecíveis!

Embarque nessa jornada e confira a retrospectiva astronômica 2015 mais completa da web!


Sonda Dawn chega em Ceres - 6 de março
Sonda Dawn chega em Ceres
Poucos eventos astronômicos são tão empolgantes quanto ver um mundo novo bem de perto. E foi exatamente isso que aconteceu no dia 6 de março de 2015, quando tivemos a cobertura ao vivo desse grande momento. A grande aproximação da sonda Dawn com Ceres rendeu visões inesquecíveis!


Bola de fogo rasga os céus da Suíça - 15 de março
Esse dia com certeza ficará na memória de muita gente, sobretudo daquelas que estavam no lugar certo, e na hora certa! Uma bola de fogo super brilhante riscou os céus da Europa Central e chamou a a tenção de todo mundo!


Eclipse Solar Total - 20 de março
Esse grande evento astronômico não pôde ser visto na maior parte do mundo, mas graças a observatórios remotos, tivemos a oportunidade de contemplar esse belíssimo evento aqui em nosso site, através de uma transmissão ao vivo. Foi sensacional!  lindo evento


Cometa C/2015 F4 é descoberto por brasileiros - 31 de março
Cometa C/2015 F4
A equipe do observatório SONEAR, composta por astrônomos amadores em MG, foi responsável por mais uma grande descoberta: o cometa C/2015 F4 (Jacques).


Eclipse Lunar Total - 04 de abril
O Eclipse Lunar Total + Lua de Sangue pôde ser acompanhado ao vivo aqui em nosso site, e também foi parcialmente visível no Brasil.


Queda da nave russa Progress 59 - 7 de maio
queda da nave russa progress 59
Logo no início do ano, o cargueiro espacial robótico russo chamado Progress 59 (ou Progress-M 27M), com pouco mais de 7 toneladas, caiu sobre a região do Oceano Pacífico em uma turbulenta reentrada na atmosfera, gerando tensão em toda a mídia internacional.


Asteroide Ícaro faz máxima aproximação com a Terra - 16 de junho
O estranho asteroide 1566 Ícaro, cuja órbita é altamente alongada, fez sua máxima aproximação com a Terra, e tivemos a oportunidade de acompanhar tudo ao vivo, aqui em nosso site.


New Horizons chega em Plutão - 14 de julho
New Horizons chega em Plutão
Após quase 10 anos de viagem espacial, a sonda da NASA New Horizons finalmente chegou em Plutão, concretizando um feito incrível e um grande avanço na exploração espacial do nosso Sistema Solar. Imagens de Plutão feitas pela sonda revelaram um mundo belíssimo, que nunca havia sido visto com tamanha proximidade.


Grande bola de fogo cruza céus do Brasil - 30 de julho
bola de fogo na Suíça
A grande bola de fogo foi vista no Brasil, e também no Uruguai e na Argentina, fascinando espectadores Sul Americanos com sua beleza.


Anunciada a descoberta da 'Super Terra' mais próxima já encontrada - julho de 2015
O exoplaneta HD 219134b é cerca de 4,5 vezes mais massivo do que o nosso planeta, e se encontra a apenas 21 anos-luz de distância, sendo o exoplaneta rochoso mais próximo já detectado.


Iniciada a maior busca por vida inteligente - julho
stephen hawking anuncia maior busca por vida alienígena
O próprio Stephen Hawking participou do pronunciamento, revelando o início da maior busca por vida inteligente na Galáxia, cujo investimento chega no valor de assustadores 100 milhões de dólares! Será que agora vai?


Brasileiros descobrem exoplaneta gêmeo de Júpiter - julho
Mais uma vez o Brasil ganhou destaque na mídia científica internacional após o anúncio da descoberta de um exoplaneta gêmeo de Júpiter, que inclusive orbita uma estrela gêmea do Sol.


Encontrado sistema com 5 estrelas - julho
planeta com 5 estrelas
Que existem planetas estranho além do nosso Sistema Solar, todos nós sabemos, mas pela primeira vez, cientistas anunciaram a descoberta de um planeta extrassolar que está cercado por 5 estrelas! Se Tatooine, da saga Guerra nas Estrelas já ficou famoso por ter 2 sóis, imagine um planeta com 5 sóis?!!


Chuva de Meteoros Perseidas - 12 de agosto
Uma das maiores chuvas de meteoros foi observada por milhares de pessoas ao redor do mundo, e também pudemos acompanhá-la em uma transmissão ao vivo aqui em nosso site. Astrofotógrafos ao redor do globo não perderem tempo e clicaram os belíssimos meteoros Perseideos entre os dias 12 e 13 de agosto!


Eclipse Solar Parcial - 13 de setembro
Eclipse Solar Parcial - 13 de setembro de 2015
Esse eclipse solar parcial pôde ser visto a olho nu no extremo sul da África e na Antártica, e também tivemos uma transmissão ao vivo desse grande evento.


Meteorito atinge casa no Uruguai - 19 de setembro
No dia 19 de setembro, um meteorito atingiu uma residência no Uruguai, quebrando o telhado, alguns móveis e até a TV que estava em um dos quartos. O evento ganhou repercussão mundial, afinal, não é todo dia que vemos algo assim. Essa foi por pouco!


Eclipse Lunar Total - 27 de setembro
Eclipse lunar total - setembro de 2015 - Von Erichsen
O evento mais esperado de 2015 no Brasil foi realmente espetacular! O Eclipse Lunar Total pôde ser visto em todo Brasil, e também em grande parte do globo. Tivemos uma transmissão ao vivo com a cobertura completa do evento. As fotos feitas por astrofotógrafos mostram a grandeza desse espetáculo!


Anunciada descoberta de água líquida em Marte - setembro
A NASA anunciou em setembro a descoberta de riachos de água líquida em Marte, dando origem a uma das maiores descobertas científicas não apenas do ano de 2015, como também de toda a história da exploração espacial.


Asteroide do dia das Bruxas 2015 TB145 - 31 de outubro
asteroide do dia das bruxas  - 2015 TB145
Um asteroide de aproximadamente meio quilômetro foi descoberto apenas alguns dias antes de sua máxima aproximação com a Terra, o que foi suficiente para fazer dele um dos visitantes espaciais mais famosos do ano! Tivemos uma transmissão ao vivo que acompanhou o momento da máxima aproximação, além de dicas de observações. Por sorte, a Terra não estava no meio de sua trajetória!


Cometa Catalina visível nos céus - 7 de dezembro
No dia 07 de dezembro, o cometa Catalina (C/2013 US10) pôde ser facilmente visto nos céus de todo o planeta, bem próximo da Lua e de Vênus. Além disso, ele ainda poderá ser visto no dia 1° de janeiro, quando se tornará o Cometa do Réveillon 2016! Clique aqui e saiba como encontrá-lo após os fogos!


Chuva de meteoros Gemínidas - 13/14 de dezembro
Geminidas - Henry Shaw - SummersMagic Photography
Nos dias 13 e 14 de dezembro aconteceu o pico de uma das maiores (se não a maior) chuva de meteoros do ano: a Geminidas 2015! O site Galeria do Meteorito disponibilizou a cobertura ao vivo desse evento, e também tivemos a oportunidade de observá-la a olho nu, e podemos confirmar que realmente foi um espetáculo!


Primeira Lua Cheia no Natal após mais de 30 anos - 25 de dezembro
Lua Cheia no Natal de 2015
Apesar da Lua Cheia acontecer todos os meses, e o Natal todos os anos, os dois juntos já não se viam há quase 40 anos! Os amantes dessa data festiva tiveram mais um motivo para apreciar uma das noites mais celebradas do ano, e dessa vez, muito bem iluminada!

E muito obrigado a vocês, leitores, que fizeram parte de mais um ano de sucesso do site Galeria do Meteorito!

Um grande abraço a todos! Bons céus, boas festas, e que o ano de 2016 nos traga muitas novidades astronômicas!






Imagens: (capa-ilustração/divulgação/Edição: Richard Cardial) / JPL / NASA / Micahel Jager / New Horizons / Galeria do Meteorito / / Science Photo Library / Von Erichsen / Galeria do Meteorito / Henry Shaw / SummersMagic Photography / divulgação
30/12/15 


Junte-se a mais de 100 mil apaixonados pelo Universo
Curta nossa página no Facebook


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

9 comentários:

  1. Só esqueceram de falar da estranha estrela KIC 8462852, que intrigou todo o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado Adauto! Pra quem tiver interesse sobre essa história, aí vai o link:
      http://www.galeriadometeorito.com/2015/11/mega-estrutura-alienigena-estrela-kic-8462852.html

      Excluir
  2. tem razão a estrela, estranha estrela KIC 8462852. sem explicação definitiva. tomara que o ano de 2016 seja repleto de novidades na astronomia, e em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Sobre "a maior busca por vida inteligente" vocês colocaram que os investimentos foram de 100 bilhões de dólares só o que o certo não seria 100 milhões como está na postagem?

    ResponderExcluir
  4. Que o ano de 2016 tenha muitas descobertas científicas e espetáculos astronômicos tão lindos como tivemos neste ano de 2015.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Estou feliz que alguns brasileiros fizeram descobertas na área de astronomia isso mostra uma evolução de parte individual dos brasileiros mas falta o governo
    ajudar financeiramente a estrutura da astronomia brasileira.Brasil é uma das maiores potencias econômicas mundias se você pesquisar todas as potências econômicas mundias tem uma estrutura astronomica sastifatória a Magnifíca só o Brasil que não pois tem uma estrutura muito pequena na área de astronomia.

    ResponderExcluir
  7. Faltou esse evento importante no mês de novembro. Misterioso pedaço de lixo espacial está se dirigindo à Terra. http://www.verdadegospel.com/misterioso-pedaco-de-lixo-espacial-esta-se-dirigindo-a-terra/

    ResponderExcluir