Alinhamento raro de 5 planetas está prestes a acontecer!

alinhamento raro de 5 planetas - visivel no céu
Os cinco planetas mais brilhantes - Júpiter, Marte, Saturno, Vênus e Mercúrio - formarão uma linha, e estarão visíveis a olho nu a partir do dia 20 de janeiro!


Do dia 20 de janeiro até 20 fevereiro, todos os cinco planetas facilmente visíveis no céu noturno irão formar uma linha do horizonte leste a oeste, pela primeira vez desde 2005!

Segundo o Dr. Alan Duffy, pesquisador da Universidade de Swinburne em Melbourne, na Austrália, esse alinhamento é como um "capricho" celestial. Todos os planetas que são facilmente visíveis a olho nu irão formar uma linha que se estenderá do horizonte leste ao oeste, e como sabemos, os planetas têm ciclos anuais diferentes, o que faz desse evento algo belíssimo de ser apreciado.




De acordo com a Dr. Tanya Hill, curadora sênior do Planetário Melbourne, haverá outra oportunidade para ver os planetas alinhados também no mês de agosto, e depois isso só acontecerá novamente em outubro de 2018!


O que poderemos ver nesse raro alinhamento?

A partir do dia 20 de janeiro, os amantes do céu noturno poderão observar os cinco planetas mais brilhantes um pouco antes do amanhecer. Júpiter, Marte, Saturno, Saturno e Vênus serão os mais fáceis de avistar, enquanto Mercúrio será um pouco mais difícil, por conta de sua proximidade com o Sol.

ALINHAMENTO DOS PLANETAS NO CÉU - 20 DE JANEIRO DE 2016
Carta Celeste do dia 20 de janeiro de 2016, antes do amanhecer.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito 

"O grande desafio será Mercúrio", comenta Alan. Como ele é o mais próximo do Sol, ele estará muito próximo do horizonte, o que o torna visível por um curto período de tempo, bem antes do nascer do Sol. Árvores, edifícios altos ou montanhas podem acabar atrapalhando um pouco a visão...

Um bom conselho para observar Mercúrio é ter uma visão clara do horizonte, nem que isso signifique buscar uma região de observação melhor, longe de casa. Mas claro, isso apenas se a sua visão do horizonte leste não for boa o suficiente.




Por outro lado, o ápice desse alinhamento acontece no dia 06 de fevereiro, quando Mercúrio atingirá seu ponto mais alto no céu (máxima elongação), ou seja, será muito mais fácil encontrá-lo nessa data, como mostra a imagem abaixo:

ALINHAMENTO DOS PLANETAS NO CÉU - 06 de fevereiro de 2016
Carta Celeste do dia 06 de fevereiro de 2016, antes do amanhecer.
Créditos: STELLARIUM         /         Edição: Galeria do Meteorito 

Vale lembrar que o alinhamento será apenas visual no céu noturno, do ponto de vista de quem está aqui na Terra, e os planetas não estarão alinhados de fato, como mostra a imagem abaixo:

alinhamento planetas dia 20 de janeiro de 2016
Posicionamento dos planetas no dia 20 de janeiro de 2016.
Créditos: Solar System Scope

O alinhamento poderá ser visto do dia 20 de janeiro até o dia 20 de fevereiro, e poderá ser visto de todo o planeta. Mesmo que o céu esteja nublado durante alguns dias, com certeza você terá a chance de avistar esse belíssimo evento, nem que seja por uma noite.

"Existem poucas coisas no céu noturno que podem ser vistas sem nenhum equipamento", comenta Alan. "Essa é uma delas." Vale muito a pena acordar mais cedo (ou dormir mais tarde) para vislumbrar algo tão magnífico!


Dicas de observação


  • O alinhamento será visível a olho nu, e não requer equipamentos
  • O período de visibilidade vai do dia 20 de janeiro até o dia 20 de fevereiro, sempre antes do amanhecer
  • Os planetas estarão na seguinte ordem (contando do oeste em direção ao horizonte leste): Júpiter, Marte, Saturno, Vênus e Mercúrio
  • Mesmo que você esteja em uma região repleta de poluição luminosa (como é o caso das grandes cidades), os 5 planetas ainda assim serão facilmente visíveis
  • Não desista! mesmo que o tempo fique nublado, teremos quase 30 dias para apreciar o evento, que com certeza valerá (e muito) a pena!

Asteroide 2002 NT7 vai colidir com a Terra em fevereiro de 2019?

Boas observações e bons céus a todos!



Fonte: AustralianGeographic
Imagens: (capa-ilustração/Galeria do Meteorito) / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / Solar System Scope
18/01/16


Gostou dessa matéria?
Então curta no página no Facebook
Você vai adorar!




Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 comentários:

  1. E no dia 6 de fevereiro também irá acontecer a conjunção da Lua, Mercúrio e Vênus !!!! Que espetáculo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samuel,boa noite. Por favor , faça fotos e poste no face.Eu amo tudo isso mas não tenho meios para fotografar.Grata

      Excluir
  2. Ah! Parabéns pela matéria. Obrigado GM por nos informar sobre esse evento.

    ResponderExcluir
  3. Qual o melhor horário aqui no sul pra visualizar

    ResponderExcluir
  4. Olha que presentão, faço aniversário dia 6 de Fevereiro!

    Matéria espetacular!

    ResponderExcluir
  5. já tenho observado esse alinhamento a uma semana.Da minha janela me parece uma borboleta .Lindo demais. tenho visto por volta de 1 da manhã.

    ResponderExcluir
  6. Sempre vejo um ou outro planeta no céu, mas como não conheço nada de astronomia não sei qual é o planeta em questão. Talvez se eu tivesse uma luneta poderia distinguir pela aparência. Alguém aqui sabe se eu de fato consigo ver usando uma luneta simples? Vale a pena comprar uma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não conseguir uma luneta, existe um aplicativo chamado Carta Celeste, disponível na play store, que auxilia na distinção de qualquer objeto celeste. Não tenho nenhum equipamento, mas com a ajuda do aplicativo eu sempre consigo ver essas maravilhas, quase não perco nenhuma.

      Excluir

  7. Em meio a tanto rumores de crise, este acontecimento ao menos fazem as pessoas olharem um pouco mais para o alto, porque é disso que a humanidade precisa.afinal os céus são os limites em relação a justiça, beneficências, e juízo.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom levantar para trabalhar e ver esses 5 gigantes no céu.

    ResponderExcluir
  9. Ficaria melhor e super interessante se estivesse algumas fotos reais do fenômeno, já que eu serei impossibilitado de assistir por morar em Cidade Grande e não ter o horizonte limpo. Gostaria muito de ver umas fotos reais do evento. Please tire algumas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vini! Os seguidores nos enviam suas fotos, e as postamos em nossa página no Facebook! Compartilharemos muitas outras ainda, é só ficar de olho! Um grande abraço!

      Excluir
    2. Moro no interior de são Paulo, região de itapeva, trabalho de madrugada e vejo esse espetáculo toda noite, melhor horário pra ver é 5 da manhã quando o sol começa a aparecer no horizonte, da pra ver mercúrio radiante!

      Excluir
  10. É UMA PENA QUE MINHA REGIÃO ESTEJA CHOVENDO. ESTOU AGUARDANDO.... MAS QUE VOU VER, EU VOU

    ResponderExcluir
  11. cara... jupiter e o planeta que mais brilha, incrivel

    ResponderExcluir
  12. Obrigado agora entendi o que eu estava observando ha alguns no céu, e sempre depois das 5hs da manhã. Fiz uma pesquisa no google e encontrei esta materia. possuo video e fotos.

    ResponderExcluir
  13. Sobre esse alinhamento será possível q aconteça algum eclipse solar por causa desse evento??abraço galera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SERA QUE ALGUM METEORO VAI CAIR QUANDO OS PLANETA TEVEREM ALINHADO !...

      Excluir
  14. se a terra é plana como podemos ter essa visão ?

    ResponderExcluir