Grande estrondo em São Paulo pode ter sido a queda de um meteorito

estrondo em São Paulo pode ter sido meteorito
Teria um meteorito caído no Estado de São Paulo?


Um forte estrondo foi ouvido em diversas áreas de São Paulo na manhã do sábado, 09 de janeiro. De acordo com relatos de testemunhas, o estrondo teve uma primeira onda principal, seguido por mais dois estrondos. Especialistas e meteorologistas já descartaram a possibilidade de qualquer evento atmosférico natural, e foram levantadas hipóteses de que o grande estampido seja originário da queda de um meteorito, ou da reentrada de lixo espacial.

Segundo o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas Jean Nicoli, a explosão ocorreu por volta das 11 horas da manhã. A rede de monitoramento de meteoros Exoss Citizen emitiu um alerta, e está coletando informações e relatos para assim, ter uma dimensão mais precisa do evento, e quem sabe, entender sua natureza.

possível queda de meteorito em São Paulo
Mapa mostra as regiões onde o estrondo foi ouvido. Créditos: Exoss Citizen

O forte estrondo foi ouvido em outras cidades do estado, como Mogi das Cruzes, Caraguatatuba e São Sebastião. "Se a explosão foi percebida em uma área superior a 200 km, podemos excluir a hipótese de aeronave supersônica e de lixo espacial, sobrando apenas a possibilidade de ter sido um meteoro", comentou Dr. Júlio.

E como podemos perceber através do mapa acima, tudo indica que a grande explosão realmente foi o resultado de um grande meteoro do tipo bólido (bola de fogo), que pode até ter resistido a entrada na atmosfera e atingido o solo em alguma região (meteorito).




Se você também presenciou o evento, ou se ouviu algum barulho muito forte na manhã do sábado passado, não deixe de contribuir com seu relato diretamente na página da Exoss Citizen, ou até mesmo por WhatsApp.

Voltaremos com mais informações a qualquer momento.








Fonte: Correio Popular / Exoss Citizen
Imagens: (capa-ilustração) / Exoss Citizen
11/01/16

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Escutei dois estrondos e clarões na região Oeste de São Paulo, mais precisamente no bairro do Jaguaré. Logo após os estrondos, alguns alarmes de veículos dispararam. Será alguma coincidência?

    ResponderExcluir
  2. asteroide do tipo diurno sempre tem direção de leste p oeste, q parece ser o caso, a ex. q caiu na Rússia em 2013, então n deve ter caido no mar, acho q explodiu no ar.

    ResponderExcluir
  3. Semelhante ao que aconteceu no Recife, em 2014, Bólido, Fireball.

    ResponderExcluir
  4. Hoje (11/01/15) por volta das 4:30 da manhã escutamos dois grandes estrondos, até mesmo os cachorros do bairro começaram a latir.

    ResponderExcluir
  5. Ou seria lixo espacial? Ninguém fala, mas é um problema iminente.

    ResponderExcluir