Astronautas da NASA escutaram uma estranha e misteriosa música no lado oculto da Lua

musica estranha no lado oculto da Lua - missão apollo 10
Revelação só foi feita 40 anos depois do estranho ocorrido na missão Apollo 10

Os astronautas que fizeram parte da missão Apollo 10 (uma missão antes daquela que colocou os primeiros homens na Lua) relataram ter ouvido sons estranhos e misteriosos, ou "um tipo de música espacial" enquanto sobrevoavam o lado oculto da Lua, em maio de 1969.

O caso do estranho ruído ou assovio inexplicável é revelado em um episódio da série "Arquivos Inexplicáveis da NASA", do canal Science Channel. O episódio se concentra em um evento estranho que ocorreu com os membros da tripulação da missão Apollo 10, que entrou em órbita lunar a 1.524 km da superfície da Lua, que seria um tipo de preparação para a histórica missão Apollo 11, dois meses depois.




Atenção: os vídeos estão em inglês, mas as legendas podem ser ativadas ao clicar na engrenagem, depois em legendas, e em traduzir automaticamente (escolhendo o idioma desejado).

Arquivos Inexplicáveis da NASA - Sons estranhos no lado oculto da Lua - Parte 1



Arquivos Inexplicáveis da NASA - Sons estranhos no lado oculto da Lua - Parte 2



Os astronautas da missão Apollo 10, Tom Stafford, John Young e Eugene Cernan, podem ser ouvidos nas gravações de voo enquanto comentam sobre o estranho som e questionam se a NASA deveria ser informada sobre o ocorrido. "Parece que é um tipo de música do espaço exterior", diz um dos astronautas. "Vamos falar sobre isso?" Pergunta um deles. "Eu não sei", responde o outro. "Devemos pensar sobre isso."




Não há nenhum registro dos astronautas discutindo o ruído com a NASA ou com o público. Não está claro se os astronautas escutaram o ruído em outras missões do lado distante da Lua, ou se outros astronautas em missões posteriores ouviram o estranho som. John Young foi novamente para Lua e andou sobre sua superfície na missão Apollo 16, quando foi o comandante. Eugene Cernan comandou a missão Apollo 17 e foi o último homem a pisar na Lua. Tom Stafford também foi para o espaço novamente, mas nunca voltou para a Lua.

As gravações de maio de 1969 foram registradas enquanto os astronautas estavam no lado mais distante da Lua, fora de comunicação com a Terra, ou seja, não há chance alguma do som ter sido algum tipo de interferência originada por rádios ou satélites terrestres.

Sons estranhos na Lua - astronautas da missão apollo 10
Créditos: Science Channel / divulgação

O som misterioso que assustou a tripulação durou quase todo o período em que os astronautas ficaram sem contato com a Terra. Mais tarde, as gravações foram enviadas de volta para o Centro de Controle da Missão, onde foram transcritas, arquivadas e classificadas como secretas, por protocolo.

A conversa e os estranhos sons foram finalmente revelados em 2008. Alguns técnicos especulam que o estranho som pode ter se originado a partir de interferência de rádios VHF no módulo de comando e no módulo lunar, conforme eles interagiam entre si, segundo o pesquisador Andrew Chaikin. Mas claro, nem todos acreditam e seguem a mesma linha de raciocínio.




"A tripulação da missão Apollo 10 estava completamente ciente do tipo de barulho que eles deveriam ouvir," disse o Piloto do Módulo de Comando da missão Apollo 15, Al Worden, em um trecho do episódio. "A lógica me diz que se havia algo gravado, então havia alguma coisa por lá."







Fonte: SciTech / DNews / Fox
Imagens: (capa:NASA/divulgação) / Science Channel / divulgação)
23/02/16


Gostou dessa matéria? Então
curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!



Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 comentários:

  1. FAKE Aquivo falso, porque os arquivos da SUPOSTA MISSÃO APOLO foram perdidos, assim disse a nasa, e AGORA 40 anos depois aparecem arquivos??? outra coisa os EUA sempre foram céticos em relação a existencia de ETS, e depois da revelação de fotos da sonda clementina que revelou anomalias na LUA, que eles do nada passaram a acreditar em ET??. Não tem muito tempo, esta mesma agencia a NASA, caiu em contradição. quando seus cientistas, afirmaram que para fazerem o teste com a nave ORION, no qual levará pessoas a MARTE, terá que ser sem ASTRONAUTAS, porque é perigoso demais para seres vivos, devido as radiações do cinturão de Van Hallem. Então quer dizer que a quarenta anos, quando não tínhamos tecnologia fomos a lua sem o menor RECEIO???? KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os arquivos perdidos sao da apollo 11

      Excluir
    2. E mentira eu concordo com você naquela época não tinha tecnologia avançada, hoje em dia pode ser que existe algumas coisas oculta na lua por causa da tecnologia de hoje, esta muito avançada. Eu só entendo por que eles pararam de explora a lua... tem como eles conseguir encontra algum.

      Excluir
    3. se mata vai, foram a lua sim, nao viaja....

      Excluir
    4. que povo loco, vao estudar um pouco mais gente e parem de ver o Datena.
      https://archive.org/details/Apollo10
      esse link tem o audio original...

      Excluir
    5. Foram a lua, kkkkkkkk, serio mesmo cara? então porque a nasa perdeu esses arquivos secretos da missão a lua? porque a nasa não fala mais sobre o assunto? porque ela não envia um robo para a lua da mesma forma que enviou um para marte? a guerra espacial deixou os Eua tão maluco que fez ele inventar uma viagem a lua, eu não seu como a Russia ainda não desmascarou essa farsa.

      Excluir
    6. Me fala se os caras conseguiram ir até Marte não vão ir à lua? Kkkkkk para né, tem alguma coisa lá que eles querem esconder de nos, não sei se é ET ou sla ou uma doença.. Mais algo de estranho tem lá! Os próprios astronautas que foram falaram isso!

      Excluir
    7. Me fala se os caras conseguiram ir até Marte não vão ir à lua? Kkkkkk para né, tem alguma coisa lá que eles querem esconder de nos, não sei se é ET ou sla ou uma doença.. Mais algo de estranho tem lá! Os próprios astronautas que foram falaram isso!

      Excluir
    8. Considerando que existe gente que ainda acredita na Terra plana, não me surpreende este tipo de comentário sensacionalista. Os EUA sempre foram céticos em relação à existência de ETs? Manda fontes! Os arquivos da missão Apollo foram perdidos? É tanto conhecimento que nem sabe que a Apollo foi um projeto/programa composto de várias missões¹, sendo a Apollo 10 apenas uma dessas missões - e os arquivos perdidos são referentes à Apollo 11.

      Nas décadas de 60 e 70, os EUA estavam focados na corrida espacial, assim como a União Soviética. O objetivo dos EUA era chegar à Lua primeiro, ponto. Provavelmente não houve muitos estudos sobre as implicações das radiações em seres humanos, apenas estudos suficientes para garantir a sobrevivência sem grandes danos por cerca de uma semana (duração das missões). Ainda hoje, nossos satélites sofrem com tais radiações. Nenhum computador do mundo é 100% confiável: bugs podem acontecer até em sistemas corretamente programados. Isso porque é impossível confiar nos bits armazenados em memórias ou, principalmente, discos². Espera-se que estejam corretos, mas sabe-se que podem não estar. Mecanismos de detecção e correção de erros existem e são usados até no HD que está no seu computador neste exato momento. Entretanto, no espaço tudo torna-se ainda mais complicado. Eventuais ondas de radiação podem afetar os sistemas de armazenamento e de memória, trocando o estado de vários bits. É mais difícil confiar nos dados, e ainda assim usamos satélites com bastante eficácia - ou você acha que seu GPS funciona como? Magia negra? O projeto de GPS começou já em 1973 - logo após as missões Apollo que levaram o homem à Lua, e tão cedo quanto 1978 o primeiro satélite já havia sido desenvolvido e posto em órbita³.

      Concluindo: sim, as radiações causam problemas que devem ser corrigidos se tivermos o interesse de avançar mais longe no espaço (e garantir computações mais confiáveis, tanto em satélites quando em sondas e naves espaciais); sim, os astronautas estavam em risco (assim como os computadores das naves) devido à exposição à radiação. Entretanto, embora perigoso, é pouco provável você ser afetado por tais radiações em tão pouco tempo. Até o vidro é capaz de bloquear a passagem de alguns tipos de raios ultravioletas*, e vários outros mecanismos, muito mais complexos, já haviam sido desenvolvidos naquela época - embora nenhum 100% eficaz, que é o objetivo da Orion**. A necessidade de uma proteção mais eficaz se dá não quando você pretende passar uma semana no espaço, mas quando precisa de passar anos ou décadas.

      ¹ https://en.wikipedia.org/wiki/Apollo_program
      ² http://www.hardware.com.br/guias/hds/correcao-erros-badblocks.html
      ³ http://www.mio.com/technology-history-of-gps.htm
      * http://www.ehow.com.br/raios-uv-conseguem-passar-vidros-fatos_121978/
      **http://motherboard.vice.com/read/orion-radiation-survival

      Excluir
    9. NOTA: não sei se tais arquivos são verdadeiros, e nem tenho interesse em saber, pois provavelmente esses sons não passariam de interferência de qualquer forma - e não de ETs. Meu comentário acima é sobre a irritante falta de conhecimento de Lenilson Marcos.

      Excluir
  2. Lembrando que eu tenho uma teoria que a LUA pode não ser Natural e sim artificial, como a GUARITA DO GUARDA. uma espécie de sonda ou nave alienígena camuflada que dentro pode realmente haver uma base extraterrestre. e nos humanos somos a Experiência, e de lá nos monitoram e protegem sua experiência. Falo isso pelos meteoros abatidos quando entram na nossa atmosfera um deles mostra isso claramente, aquele da Rússia, e também tem uma imagem feita por telescópio que mostra centenas de ufos em forma de bolas de luz saindo da LUA, rumo a terra. Talvez seja por isso que esta agência fajuta chamada Nasa vem com este arquivo falso, para se continuar a creditar que realmente a suposta missão apolo existiu! Contra outra Nasa sua ficha caiu faz tempo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meteoros sofrem uma súbita desaceleração, por isso pegam fogo ou explodem... semelhante a um impacto na água

      cade o vídeo dos ufos saindo da lua? aonde o canal que publicou o mesmo achou o video e publicou?

      Nasa vem com arquivo falso? qual

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Meteoro da Russia abatido antes de chegar ao solo Video 1 https://youtu.be/I4sdA5hza6M Video 2 https://youtu.be/SgS6NPDQsx8 UFOS partindo da Lua para monitorarem a terra, (PATRULHAS) https://youtu.be/D1PG6W3oMp0

      Excluir
    4. Por isso não se deve acreditar em tudo que se vê na internet kkkk
      Cara, qualquer pessoa que entenda de edição de vídeos, qualquer pessoa mesmo, conseguiria fazer uma edição 10x mais real do que essa.
      Sei nem por que eu levei esse comentário à sério, enfim -_-

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Isso dava um filme interessante RS , a ideia geral da sua teoria .

      Excluir
    7. Isso dava um filme interessante RS , a ideia geral da sua teoria .

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Era o álbum do Pink Floyd "The Dark side of the moon" que estava tocando! Hahaha

    ResponderExcluir
  5. O mesmo som que a Huygens "ouviu" em Saturno? Tá bom, rsrsrs, onde querem chegar? Primeiro ocultam, para depois liberarem meio de má vontade. A NASA é composta de seres humanos; e humanos falham. Melhor não acreditar em nada por enquanto. O ceticismo, ao menos te explica o caminho da decisão intuitiva. O que sei é que existem armas, destruição e morte entre a humanidade e é por isso que a Lua voltou a tornar-se um alvo tão difícil; imaginem Marte...

    ResponderExcluir
  6. O fraquissimo campo magnético da Lua e o adjacente, porem, potente campo da Terra, causou a aceleração e consequentemente a ressonância de particulas carregadas dos ventos solares, tal como hoje ocorre em Jupiter com seus satelites e Saturno com os aneis, seriam a grosso modo, ouvir as auroras extremamente carregadas.

    ResponderExcluir
  7. A misteriosa música é: WUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU. Legal, esses ETs têm mais mau gosto do que quem escuta Lepo Lepo.

    ResponderExcluir
  8. O mistério não está nos estranhos sons, e sim porquê as missões à Lua simplesmente cessaram depois de Apolo 17. Lógico, atualmente não precisamos mais mandar humanos para lá, temos tecnologia suficientemente para enviar sondas, satélites e uma série de robôs para todos os cantos da lua, seja onde for, e tudo pode ser monitorado por uma única tela de computador. Inclusive, isso ajudaria ainda mais se usassem a lua para instalar um Telescópio de Observação tão grande quanto Hubble, pois com a sua baixa gravidade e a ausência de atmosfera são ótimos motivos para construir um com baixíssimo custo de manutenção!

    ResponderExcluir
  9. Melhor do q ler a materia,é ler os comentarios conspiracionistas kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir