Mulheres no espaço: conheça as pioneiras na exploração espacial

mulheres no espaço
'Se uma mulher pode trabalhar na manutenção de ferrovias na Russia, porque não podem também viajar para o Espaço?' - Valentina Tereshkova

O que seria da ciência sem as mulheres? Desde os tempos mais remotos, elas fizeram experimentos, pesquisas e descobertas incríveis, mas numa época em que o machismo imperava, muitas vezes elas não eram levadas a sério, e não ganhavam créditos por suas descobertas ou grandes feitos. A história começou  a mudar após o movimento revolucionário feminista, que teve início no fim do século 19. A partir daí, as mulheres começaram a ter os mesmos direitos que os homens. Inclusive, existem pesquisas que apontam que as mulheres têm grandes vantagens biológicas para permanecerem no Espaço, se comparadas aos homens, como foi explicado no site Curto e Curioso.

Claro, não foi uma tarefa fácil, mas a luta e a persistência por um mundo mais justo deu bons resultados, e hoje elas desempenham um papel fundamental no mundo científico. Confira em nossa matéria especial as primeiras mulheres que ganharam o espaço e fizeram história no ramo da Exploração Espacial:


A primeira mulher no Espaço
Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir para o espaço
A primeira mulher a chegar no espaço foi Valentina Tereshkova, abrindo caminho para muitas viajantes espaciais que viriam posteriormente. Valentina Tereshkova, a cosmonauta soviética que fez história, foi selecionado entre mais de 400 candidatos para a missão Vostok 6, em 16 de junho de 1963. Para se ter uma ideia de como isso foi incrível, a primeira estadunidense só foi conhecer o espaço em 1983 (Sally Ride). Valentina Tereshkova é até hoje, inspiração para muitas mulheres no ramo da Astronomia.


A primeira mulher a fazer uma caminhada espacial
Svetlana Savitskaya, primeira caminha espacial
A primeira mulher a completar uma caminhada no espaço, ou ou atividade extra-veicular (EVA em inglês), foi a cosmonauta soviética Svetlana Savitskaya, que fez a caminhada espacial histórica durante seu segundo voo orbital, em julho de 1984.





A primeira mulher negra no Espaço
Mae Jemison, a primeira mulher negra a ir para o Espaço
Se as mulheres já enfrentavam preconceitos, as negras então, enfrentavam o dobro. Mas a norte-americana Mae Jemison, da NASA, mostrou para todo o planeta que todos somos iguais, e podemos alcançar nossos objetivos, apesar das circunstâncias adversas. Ela ingressou na cápsula espacial Endeavour em setembro de 1992, tornando-se a primeira mulher negra a viajar para o Espaço.


A primeira comandante de uma Missão Espacial
Eileen Collins, primeira mulher comandante de missão espacial
A astronauta da NASA, Eileen Collins, foi a primeira mulher a comandar uma missão espacial, um papel que exige de um astronauta pelo menos 1.000 horas de experiência em pilotar aviões a jato. Collins comandou a missão espacial STS-93 em Julho de 1999, e posteriormente comandou uma segunda vez em julho de 2005.


A primeira mulher tripulante da Estação Espacial Internacional
Susan Helms, primeira mulher na Estação Espacial Internacional
A primeira mulher que fez parte de uma tripulação da Estação Espacial Internacional foi o astronauta da NASA Susan Helms, que atuou como engenheira de vôo durante a missão Expedition 2, de março a agosto de 2001. Foi a segunda missão do grande laboratório espacial.


A primeira turista espacial
Anousheh Ansari, primeira turista espacial
A Iraniana-Estadunidense Anousheh Ansari, tornou-se a primeira mulher a fazer turismo espacial, quando ela financiou sua ida à Estação Espacial Internacional a bordo da cápsula russa Soyuz, em 2006, através da empresa Space Adventures.


A primeira comandante da Estação Espacial Internacional
Peggy Whitson, primeira comandante da ISS
Peggy Whitson, astronauta da NASA, foi a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional, ao assumir o comando do posto avançado em abril de 2008. Ela comandou a Expedição 16 enquanto cumpria uma agenda de seis meses no Espaço.





O mais longo voo espacial
Sunita Williams astronauta
A mulher que fez o mais longo voo espacial foi a astronauta da NASA Sunita Williams, que viveu e trabalhou em órbita por 195 dias enquanto servia na missão Expedition 15, da Estação Espacial Internacional em 2007. Descendente de indianos, ela visitou a índia e foi recebida pela presidenta Pratibha Patil, em 2007.


O maior tempo no Espaço
Peggy Whitson, astronauta com mais tempo no espaço
Ela já apareceu nessa lista! A mulher que passou mais tempo no Espaço foi Peggy Whitson, que tem registrado 376 dias, 17 horas e 22 minutos em órbita durante duas viagens para a Estação Espacial Internacional.


O maior número de mulheres no Espaço ao mesmo tempo
Quatro mulheres que serviram juntas na Estação Espacial Internacional em 14 de abril de 2010, representou o maior número de mulheres no Espaço ao mesmo tempo. No sentido horário do canto inferior direito são: astronauta Dorothy Metcalf-Lindenburger, Stephanie Wilson (ambas especialistas da missão STS-131); e Tracy Caldwell Dyson, engenheira de voo da Expedição 23, todas da NASA. Juntamente com as três estadunidenses, temos ainda a astronauta Naoko Yamazaki, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), especialista da missão STS-131.




A Astronomia tem o poder de nos mostrar que todos somos iguais, e juntos, vamos seguir em frente ruma a Exploração Espacial, rumo ao conhecimento cada vez mais profundo do Universo.






Fonte: Space / NASA / Roscosmos
Imagens: NASA / Roscosmos
19/02/16

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Uauuuu! Fiu fiu! Se alguma delas estiver solteira, passem meu e-mail a ela! Experimentem re-publicar esta matéria dia 08 de Março.

    ResponderExcluir
  2. As mulheres enfim chegando ao lugar devido a elas!

    ResponderExcluir
  3. Se Deus quiser me tornarei uma delas #QueroSerUmaAstronauta 🙏😭😍

    ResponderExcluir
  4. Só faltou eu la com essa mulherada viu kkkkkk

    ResponderExcluir