Mayak - satélite russo poderá ser a estrela mais brilhante do céu

mayak - satelite russo mais brilhante do céu
Mayak, que significa "farol" em russo, pode ser o objeto mais brilhante do céu noturno, perdendo apenas para a Lua


Imagine olhar para o céu e ver um satélite mais brilhante do que a ISS ou Vênus, percorrendo o firmamento celeste?! Isso pode se tornar realidade, se um financiamento coletivo (crowdfunding) der certo.

Um grupo de estudantes da Universidade de Engenharia Mecânica de Moscow, na Rússia, estão usando a plataforma russa boomstarter para levantar fundos necessários para a construção e o lançamento de um satélite em forma de pirâmide, feito de material altamente refletivo, chamado Mayak (o equivalente a farol em português).


Até a data em que o vídeo foi feito, 23 mil dólares (ou 1.7 milhões de rublos russos) já foram doados. Com isso, a equipe de estudantes já conseguiu fabricar o recipiente que irá armazenar o satélite dobrável, e um teste de performance em alta-altitude com balão já foi realizado.

Vários valores podem ser doados, desde 5 dólares até 4 mil dólares. Quanto maior o valor da doação, mais acesso ao projeto o doador terá. Os valores mais altos receberão, inclusive, um convite para assistir o lançamento no Cazaquistão.




O projeto tem 3 grandes objetivos principais: o primeiro é mostrar que a exploração espacial não está mais confinada apenas aos governos e as grandes empresas especializadas, e que qualquer grupo de pessoas apaixonadas pela exploração espacial pode começar o seu projeto. O segundo objetivo é fazer com que o satélite se torne o objeto mais brilhante do céu noturno, depois da Lua. O terceiro objetivo é construir um sistema de frenagem aerodinâmico para satélites, que seria usado para trazê-los de volta para a Terra, sem a necessidade de motores. Como objetivo adicional, a equipe deseja criar uma réplica do satélite Mayak para ficar exposta no Museu de Cosmonáutica de Moscow.

mayak satellite - app
Créditos: Mayak / divulgação

Outro ponto que chama a atenção no projeto é que, qualquer usuário de internet poderá rastrear a trajetória de Mayak utilizando um aplicativo de smartphone. Assim, todos saberão o momento exato que "a estrela mais brilhante" cruzará o céu.




A pirâmide terá 16 metros quadrados, e o material inflado é mais fino do que um fio de cabelo.

Se tudo der certo, o satélite Mayak será lançado ainda esse ano, através de um foguete Soyuz-2, no Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.






Fonte: Phys / UniverseToday
Imagens: (capa-ilustração/Mayak) / Universidade de Engenharia Mecânica de Moscow / Mayak / divulgação
16/03/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Quero ver o monte de relatos de aparição de ÓVNIS...kkkkk
    Vai "chover" discos voadores kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que passar um comercial na TV desse projeto pra que não aconteça isso kkkkk

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Os UFO e os caras da Terra Plana piram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk. Quero ver esse satélite circular uma Terra plana.

      Excluir
  4. QUE BACANA, TOMARA QUE DÊ CERTO E ELES CONSIGAM LANÇAR ESSE SATÉLITE. ESSES ESTUDANTES COM CERTEZA VÃO ANGARIAR FUNDOS PARA REALIZAR SEUS PROPÓSITOS. PENA QUE EU NÃO POSSA AJUDAR, SÓ TORCER\O/

    ResponderExcluir
  5. Tiro no pé!!! Os russos tontos poderiam fazer uma nave propelida por vela-solar/vento-solar para recolher o lixo espacial nas órbitas baixa/média, proporcionando assim mais segurança à navegação espacial. VLAD PUTIN É MAIS BURRO que um asno!!!!!! Em vez da humanidade se ajudar, entulham mais ainda o cosmo de lixo, como já fazemos com os mares, rios, céu e terra. Se bem que temos a versão feminina deste nazista endemoniado. SOU CONTRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putin não tem nada a ver com o projeto. Ta sendo feito por estudantes russos. Se o governo tivesse algo a ver não precisavam arrecadar fundos.

      Excluir
  6. Qual o objetivo prático de um satélite superbrilhante? Isso só aumentaria a poluição luminosa.
    Ps: Os loucos por aliens vão amar esse projeto, vão dizer q é OVNI.

    ResponderExcluir
  7. Quando que esse satélite vai ser lançado? Em alguns sites diz que vai ser lançado em Julho,mas no site oficial diz que vai ser lançado em Dezembro ou no Verão desse ano,afinal,quando que o Mayak vai ser lançado?

    ResponderExcluir