Como seria viver na Lua?

como seria viver na Lua?
Como seria morar em nosso satélite natural?


Essa matéria faz parte da série especial 'Como seria viver em outros planetas?' Confira todos os episódios clicando aqui.

A ideia de criar um posto avançado na Lua não é nova, e faz parte da imaginação popular há muitas décadas, ou quem sabe, há séculos! Mas o que sentiríamos, e como seria viver na Lua, na prática?

Em 1959, uma sonda da ex-União Soviética fotografou pela primeira vez o lado oculto da Lua, e em 1969, dez anos mais tarde, a NASA colocou os primeiros humanos na superfície lunar. Inúmeras missões posteriores visitaram a Lua, e até hoje, sondas, satélites e rovers exploram nosso satélite natural. E o famoso ditado, que diz que "conhecemos a superfície da Lua melhor do que o leito dos oceanos" é a mais pura verdade. O satélite Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA, nos enviou imagens em alta-definição e um mapa topográfico cobrindo 98.2% de toda a superfície lunar.




Mas apesar de conhecermos a Lua quase como a palma de nossas mãos, sabemos que não há um lugar ideal e agradável para se viver por lá, claro, se compararmos com a Terra. Os dias lunares duram 14 dias terrestres, e a noite tem a mesma duração. 14 dias de Sol e depois 14 dias de escuridão ininterrupta, e por isso, a temperatura varia de 123°C durante o dia para -233°C durante a noite.

infográfico - Lua comparada com a Terra
"O único lugar que poderia servir de base, considerando os longos dias e noites lunares, seria alguma região próxima dos polos", comenta Rick Elphic, cientista projetista da missão LADEE, da NASA. Segundo ele, a região dos polos possui grandes quantidades de água congelada, e baixos níveis de radiação solar.

"Ao invés de dias e noites quase intermináveis, os polos lunares experimentam um pôr do Sol perpétuo, com temperaturas de aproximadamente 0°C por conta do baixo ângulo do Sol", disse Rick.




Se você quisesse explorar um pouco além dos polos, a Lua possui grandes crateras, como a Cratera de Aristarchus, com 40 km de diâmetro. Uma visão dessa cratera faria o Grand Canyon parecer pequeno. Seria uma visão deslumbrante! Além disso, teríamos o privilégio de escalar alguns picos gigantescos, que têm até cerca de 5 km de altura. Claraboias naturais poderiam ser avistadas dentro de cavernas subterrâneas, criadas por caminhos de lava no passado.

Outra experiência obrigatória pra quem estivesse na Lua seria avistar um Eclipse Solar, o que na Terra seria um Eclipse Lunar. Do ponto de vista lunar, a Terra ganharia um anel majestoso de tons laranja e vermelho.

E quando você estivesse entediado(a), ainda teria uma carta na manga. A gravidade da Lua é apenas 1/6 da gravidade da Terra, o que tornaria qualquer esporte um desafio a parte. Uma sexta de basquete deveria ter 6 vezes sua altura normal, já que ao pularmos, alcançaríamos altura e distância 6 vezes maiores do que faríamos na Terra. Além disso, nem precisaríamos verificar a "previsão do tempo", já que os dias lunares são muito estáveis e de muito Sol, por conta de sua atmosfera tênue. Mas não pense que tudo são mil maravilhas...




A queda de meteoritos ocorre com bastante frequência na Lua, e a falta de um campo magnético pode fazer com que partículas energéticas e ventos solares atinjam a superfície facilmente! Portanto, cuidado com as tempestades solares!

Além disso, deveríamos ficar atentos a terremotos. Sismômetros deixados na superfície lunar durante as missões Apollo mostram que a atividade sísmica na Lua ainda é ativa, criando terremotos de 5.5 graus na escala Richter. Esses tremores seriam fortes o suficiente para destruir ou abalar estruturas e construções, e até mesmo uma base lunar.




Apesar da Lua estar a uma distância média de 384.400 km da Terra, enviar fotos e filmagens de suas aventuras lunares para seus familiares aqui na Terra seria rápido e simples, e isso levaria um pouco mais de 1 segundo. Até mesmo uma chamada de vídeo seria possível, pois não haveria atraso considerável. E aí, gostou  da ideia? Não esqueça de registrar nos comentários!










Imagens: (capa-ilustração) / Galeria do Meteorito / Galileu / JPL / NASA
29/04/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Olha que legal, eu pensei que iriam se feitas matéria apenas com os planetas, mas nesse caso a nossa lua foi citada. Será que vamos ver também matérias sobre outras luas de outros planetas de nosso sistema solar ?

    ResponderExcluir
  2. Legal. Gostaria de ver uma matéria de, como seria viver em Europa, uma das luas de Júpiter.

    ResponderExcluir
  3. Gente, amei a materia e estou acompanhando todos os episodios.
    Eu queria aconselharo site para colocar o modo DISQ pra comentarios, é melhor e mais pratico e podemos ate postar fotos nos comentarios

    ResponderExcluir
  4. gostaria de ver um como viver em ganímedes, lua de Júpiter.

    ResponderExcluir
  5. simplismente fantastica essa materia, e ja que colocaram a lua seria bem interessante acrescentar os principais satelites naturais e os planetas anoes do sistema solar. parabens.

    ResponderExcluir
  6. Ficou muito bom essa matéria! A imaginação faz maravilhas!

    ResponderExcluir
  7. estão fazendo mais??? faltou plutão nessa série ai.... parabéns pelo conteúdo, me divertir bastante lendo tudo....

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desse site ... Já salvei nos favoritos

    ResponderExcluir
  9. Se agente fosse colonizar alguns desse astros agente botava o Calêndario nos dias terrestres mesmo

    ResponderExcluir
  10. Perdão pela ignorância no assunto mas fiquei com a seguinte dúvida: "Do ponto de vista lunar, a Terra ganharia um anel majestoso de tons laranja e vermelho." - porque ganharia esse anel? Esse anel já existe?

    ResponderExcluir