Mancha solar AR2529 produz explosão solar e causa tempestade geomagnética

mancha solar AR2529 produz explosão solar e causa tempestade geomagnética
Como anda a atividade solar?


Quem não se lembra da gigante mancha solar AR 2529? A gigante mancha podia ser vista mesmo sem ajuda de binóculos ou telescópios, e agora, a região ativa entrou em erupção logo no início desse dia em 18 de abril, às 00:39 UTC, produzindo uma explosão solar de classe M6.7, ou seja, uma explosão solar forte, de acordo com o Observatório Solar Dynamics da NASA, que registrou o flash ultravioleta extremo:

explosão solar da mancha AR 2529
Créditos: SDO / AIA

Um pulso de radiação UV ionizou o topo da atmosfera da Terra, o que interrompeu as comunicações de rádio de ondas curtas ao longo do lado diurno do nosso planeta. Marinheiros, aviadores e operadores de rádio amador em todo o Oceano Pacífico notaram interrupções e apagões de frequência inferior a ~20 MHz. Um mapa criado pela NOAA mostra os territórios afetados, representados em vermelho na imagem abaixo:

explosão solar 18 de abril de 2016
Créditos: NOAA

Apesar da intensidade média/forte da explosão solar, meteorologistas do clima espacial estimam uma chance de 35% de tempestades geomagnéticas baixas para as latitudes médias, e 45% de tempestades severas para as latitudes altas para as próximas 48 horas, o que não deve ocasionar problemas consideráveis com satélites geoestacionários, tampouco com redes elétricas, porém, deve propiciar magníficas auroras polares próximas dos pólos.




Por conta da posição e da movimentação da mancha solar AR 2529, que já se dirige para o lado oculto do Sol, qualquer explosão solar que ocorra nos próximos dias não deverá afetar o nosso planeta.



Fonte: NOAA / Spaceweather
Imagens: (capa-SDO/AIA) / SDO / AIA / NOAA
18/04/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Boa matéria! ontem mesmo estava observando a AR2529 e admirado com sua grandeza! ela já está na metade final do sol!

    ResponderExcluir
  2. É, TÁ NA HORA DE NOSSOS AMIGOS DA ISS MANDAREM UMAS FOTOS DAS AURORAS BOREAIS.
    A SORTE É QUE FOI NO OCEANO PACÍFICO E ESTAVA A NOITE POR AQUI, PORQUE AQUI EM MINAS GERAIS NÓS JÁ SOFREMOS MUITO COM A RADIAÇÃO SOLAR. UM ABRAÇO A TODOS\o/

    ResponderExcluir
  3. Gente eu vi uma coisa que não consigo acredita , parece ate uma estrela , ela ficou piscando toda hora , teve uma hora que ela ficou maia forte e ficou piscando maia forte e depois parou e sumiu

    ResponderExcluir
  4. Quanto tempo leva para que essa mancha solar volte em nossa direção?

    ResponderExcluir