Por que a China está enviando cargas de petróleo para o espaço?

china envia petróleo para o espaço
Qual seria o intuito de enviar petróleo bruto para o espaço?


Recentemente o satélite SJ-10 da China foi lançado em órbita a partir da base Jiuquan, no deserto de Govi. Seria apenas mais um satélite que orbitaria o nosso planeta, nada de estranho, se não fosse sua carga incomum: seis cilindros de titânio com petróleo bruto, comprimido a 500 vezes a pressão atmosférica.

Todos sabemos o quanto é caro enviar qualquer tipo de material para o espaço, o que faz uma simples missão custar fortunas gigantescas. Sabendo disso, percebemos então que envia-se ao espaço somente algo de extrema importância, como suprimentos (contados) para os astronautas a bordo da Estação Espacial, e outros equipamentos necessários para pesquisas. Mas petróleo? Pra que serviria isso no espaço? Segundo a Agência Espacial Chinesa, eles não estão interessados em criar espaçonaves movidas a gasolina, mas sim em encontrar mais petróleo na Terra.


Como assim?

Você deve estar se perguntando: "Como enviar petróleo para o espaço ajudará a encontrar petróleo na Terra?" Por incrível que pareça, pode ajudar bastante. O Experimento do Coeficiente de Soret no Petróleo Bruto consiste em seis mini atmosferas altamente comprimidas, onde as misturas de moléculas do petróleo serão estudadas para se entender melhor como ocorre sua distribuição sob pressões muitos altas e temperaturas irregulares.

experimento de petróleo no espaço
Experimento de petróleo enviado para o espaço. Créditos: ESA / A. Verga

O estudo é um grande foco das grandes indústrias de petróleo ao redor do mundo, que contrataram os chineses para descobrir onde estão as reservas mais profundas aqui na Terra.




Segundo Olivier Minster, cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA) e parceiro do projeto, acredita-se que no subterrâneo profundo, a pressão e a temperatura alta causam um efeito de difusão, onde os componentes do petróleo se deslocam, basicamente como se desafiasse a gravidade. "Ao longo de eras geológicas, os depósitos mais pesados sobem, enquanto os mais leves descem", comenta Olivier. "O objetivo desse estudo é entender esse efeito na ausência de gravidade, o que tornará mais fácil a criação de modelos de computador para detectar onde estão estas reservas de petróleo."


Mas e o efeito estufa?

As empresas de petróleo que contrataram o estudo foram a chinesa PetroChina e a francesa Total. Elas pretendem encontrar reservas escondidas através dese estudo, e quem sabe, atrasar ainda mais o uso de energias renováveis e ecologicamente corretas.

efeito estufa
Créditos: divulgação

Um fato interessante é que essa missão foi lançada ao espaço alguns meses após um acordo feito em Paris, quando 195 países concordaram em reduzir a emissão de gases nocivos do efeito estufa. Para que esse objetivo seja alcançado, vários governos do mundo assinaram tratados com a promessa de diminuir atividades como a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo. Interessante também é que os EUA, considerado um dos países mais poluidores do mundo, não está envolvido nesse estudo. Todos os envolvidos são: ESA, Centro Nacional de Ciências da China, Total e PetroChina (petrolíferas francesa e chinesa).




Deixando de lado o "politicamente correto", esse experimento parece ser fascinante. Segundo a ESA, os cilindros de petróleo dessa pesquisa estão entre os itens de maior pressão já enviados para o espaço. E se tudo der certo, entenderemos ainda mais as profundezas do nosso planeta... será?!!






Fonte: ESA
Imagens: (capa-divulgação) / ESA / A. Verga / divulgação
25/05/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

36 comentários:

  1. China sempre e será um outro mundo interligado a Terra .-.

    ResponderExcluir
  2. ELES DEVIAM ERA DEIXAR ESSE PETRÓLEO QUIETO DENTRO DA TERRA E INVESTIR MAIS EM ENERGIA RENOVÁVEL E SALVAR NOSSO PLANETA. VAMOS GASTAR ESSE DINHEIRO COM QUE REALMENTE INTERESSA.
    VALEU GALERA \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk vc quer ensinar a china a gastar dinheiro com o que interessa ? Amigo se informe mais, e logo percebera que aquecimento global antrópico, foi a maior mentira da historia...

      Excluir
    2. Sim, realmente você tem sua razão Mario, investir no mais importante para nossas futuras gerações é o escencial. Não desmereço as pesquisas, mas devemos entender uma coisa: um dia o petróleo vai acabar em nosso planeta. Quando todas as fontes forem achadas e drenadas, será quando o homem dará conta que perdeu tempo com algo secundário.

      Excluir
    3. Matheus, recomendo que você assista o documentário Chasing Ice, feito pelo fotógrafo da National Geographic, James Balog. É um documentário que mostra na prática - e sem teorias - o incrivel avanço do aquecimento global. Depois de ver esse documentário, duvido que você continue achando isso uma mentira...

      Excluir
    4. Isso é palavreado para o ruminante macho da vaca tirar um cochilo!

      Excluir
    5. Milton, antes de você aceitar o que vê aceitar o que lê, voce tem que estar por dentro do que é real, as calotas polares a milhares de anos se contraem e se expandem, é um ciclo natural da terra, o nosso planeta passa por ciclos, ciclos que demoram anos, devido a esta demora não se percebe, o aquecimento global antropico existe a 20 anos desde que foi anunciado, e o que mudou amigo? china parou de poluir? EUA? os insetos liberam mais co2 que nós amigo, somos responsaveis por 7% do c2 lançado, enquanto isso vulcoes ativos neste exato momento lançam toneladas, com exceção dos oceanos que sao os maiores emissores de co2 do planeta, o co2 é o gás da vida, o co2, estude o co2, estude suas propriedades, estude o ciclo de atividade solar, pesquise na historia o indice de emissao na revolução industrial, procure saber sobre o ozonio e suas propriedades, você vem me recomendar um documentario sem nem saber as propriedades do tal gás que dizem poluente. aquecimento global antropico pseudociência. a T do planeta esta diretamente ligada ao ciclo de atividade solar, os responsaveis pelo clima do planeta são os oceanos e o sol, mais nada mais ninguem...

      Excluir
    6. Matheus, eu conheço o ciclo de glaciação. Sei que ela se expande e se contrai em um ciclo de aproximadamente 20 mil anos. Porém, como já sugeri, assista ao documentário que eu te indiquei. Nele é mostrado, não teoria, mas o resultado comparativo da redução das geleiras em um ritmo que não é natural, em uma velocidade tão impressionante, que só vendo o vídeo para entender. Para você ter ideia da importância desse documentário, foi através dele, que o mundo acendeu o sinal de alerta para o acontecimento. E isso agilizou os trabalhos da cupula do clima, para conter o aquecimento global.
      Portanto, assista ao documentário, e depois continuamos a nossa discussão sobre outros fenomenos envolvidos - que sei que existem -, que não seja o fator humano envolvido.
      OBS: Esse documentário está no Netflix, caso você possua.

      Excluir
    7. Amigo, eu já vi este documentário inclusive mais uns 10, tanto frisando o AQ antrópico, como a FARSA. Fiz pesquisas sobre, e pela razão e pela lógica conclui que não passa de uma pseudociência de interesses políticos e econômicos. Faz o seguinte, pegue o grafico de atividade solar dos ultimos 500 anos, e ponha ao lado do de variação de T e do de nível de emissão de co2, se vc procurar vc acha ai, depois vc me diz o que achou. Conhece o presidente do IPCC? sabe o que é IPCC? bom, o tal presidente do IPCC está tão preocupado com a subida do mar, que adivinha a onde ele comprou casa ? na beira do mar.
      Dubai, cidade mesquinha, povozinho ignorante sem conhecimento, parece que não assiste televisão, onde já se viu, o mar subindo e eles me constroi hoteis de luxo na beira do mar e como se não bastasse, uma ilha artificial de 7km no meio do mar... será que eles não estão sabendo do aquecimento global? e que o mar esta subindo? ... Engraçado a 20 anos anunciou se o Aquecimento global antrópico, 20 anos, eu que moro na beira do mar, acredito que ele só esteja subindo entao em lugares específicos, porque de acordo com os registros feitos pela marinha da região, o mar n subiu se quer 1cm.
      Bom, entao vamos la no Hawwai, temos um grande problemas la, na cidade de Kilauea, temos o maior vulcao ativo do planeta, sem contar os outros ainda no Hawwai, vamos por uma rolha, porque os vulcões são responsáveis por 130 milhões de toneladas de CO2 por ano, sem esquecer os insetos que emitem mais que nós seres humanos, então eles são ameaça, só que dentre estes emissores, está o maior de todos, o nosso lindo e maravilhoso oceano o verdadeiro responsável pela T do planeta... como conte lo???? Nossa atmosfera é composta por 78% Nitrogenio, 20,9% oxigenio, 0,90 argonio, 0,03% de co2, entre outras migalhas. Engraçado este ano em diversos estados do Brasil foi registrado a menor T dos ultimos 20 anos, no acre por exemplo. Em 2013 antartita registrou menor T da HISTORIA, EUA então kkkkkkkk 23 pessoas morreram por causa do frio que não fazia a décadas. Meu amigo o planeta está aqui e nós não significamos nada, nada para ele, volte no passado estude o passado do planeta. O planeta passa frio hoje, estamos numa era de FRIO. Pesquise amigo, se informe, documentariozinho, televisaozinha, vai te dizer o que é co2, mais nao vai te dizer do que ele é composto do que ele é formado, como ele reage, documentariozinho vai te mostrar registro de degelo, mais não vai te dizer sobre o passado. TUDO que eu te disse aqui, você esta livre para pesquisar cada afirmação feita por mim. O petróleo move a humanidade, entao eles estão dispostos a tudo por ele. Abraço...

      Excluir
    8. sua pesquisa eh baseada apenas no que te interteça com um foco e doutrina de uma religião tem que ser muito para não ver q estamos devastando o planeta o aquecimento global eh real, so pq o atual presidente dos USA disse vc paga pal e concorda pare de falar sobre fatos eles indicão o contrario do que vc ta dizendo

      Excluir
  3. Com franqueza? A ciência chinesa está anos adiantada à nossa frente! E aqui, neste país falido e miserável, nem sequer o projeto do pré-sal conseguem levar adiante cujas verbas se prometeram para a ciência, educação e tecnologia! O que temos no Brasil? Escândalos, falência e política suja! Dá-lhe China!! Mostrem o caminho da prosperidade! Total apoio a vocês!

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkkkkkk, admiro a galera do galeria ainda acreditar nesta pseudociência (aquecimento global antrópico), enquanto isso... os grandes, ficam maiores ainda e os pequenos retrocedem, aquecimento global antrópico criado por interesses econômicos e políticos. Enquanto isso os insetos produzem o triplo de co2 que produzimos, fora as outras fontes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí!! Depois de se deleitarem, eles criam uma coisa falsa e ruim chamada protocolo de Kioto, para impedir o terceiro mundo de alavancar. Daí vem a má vontade e a preguiça de crescer, coisa que está acontecendo em terras tupiniquins. Vamos dar um chute nesta idéia ridícula de CO2 e dos eco-chatos irrelevantes!! Prá frente China! Lave a cara com água fria, Brasil!!! E escove os dentes!!!

      Excluir
    2. É isto que eles querem amigo, quem já tem que fique maior, e quem não tem, que nao gaste e continue menor...

      Excluir
    3. vejo aki um monte de doutorem em geologia terrestre sem formação alguma se parem de na boa a ciência é um escudo que vc não tem

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. estamos falando de china! um dos maiores poluentes do mundo! alguem acredita que vao tentar encontrar energia renovavel e nao poluente? NUNCA.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto que a china procura mais petróleo aqui na terra, a saúde do nosso amado planeta vai de mal a pior! Quando as super-potências vão parar de apenas pensar em dinheiro e perceber o rumo que estamos indo? A terra esta indo em direção de virar um planeta desértico e morto que nem marte! Provavelmente elas só irão perceber seu erro a custas de milhões de pessoas mortes! Pelo menos existe pessoas que percebem este rumo, e estão tentando convencer a super-potencias! Se todo mundo fosse como alguns aqui a terra já estaria bem pior... (ISTO FOI UMA INDIRETA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saude do nosso planeta? amigo desculpe o vocabulo, mas quem esta fudido aqui somos nós, nao somos nada nesse planeta, somos inofensíveis a ele, voce pode multiplicar a populacao mundial por 100 vezes, que ela caberá em 10% do brasil com 1m quadrado para cada ser, somos menos que pulga em um mamute amigo, o planeta sempre estará aqui, seguindo o seu ciclo com nós ou sem nós, se preocupe com planeta ele ficará sempre melhor do que nós, acabe com o co2 que vc acabará com a vida!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Que argumento horrível, mais eu tenho argumentos melhores, imagine você, você que esta lendo este comentário, que seu corpo e um planeta, no nosso corpo existe vários organismos diferentes, como bactérias, Vírus, Glóbulos brancos e Glóbulos Vermelhos, vamos juntar todos eles e pensar que eles são a especie que habitam o "Planeta Corpo", certos organismo, como os glóbulos e certas bactérias, ajudam nosso corpo, o protegendo e fortalecendo, que nosso caso, na terra seriam as pessoas que ajudam e contribuem pra natureza, também existe organismos como certas bactérias e vírus que causam doenças, que prejudicam e enfraquecem, chegando a ate mata-lo! Na terra, seriam as pessoas que prejudicam a terra (TOMA ESSA!). Já em relação ao co2, você ta parcialmente certo, realmente sem ele a vida não existiria, já que o o2 se esgotaria. Mais o co2 tem que estar equilibrado, oque e que não esta atualmente, para o co2 estar equilibrado e necessário plantas, quais estão diminuindo graças ao desmatamento, e para piorar, o co2 vem aumentando graça a queima de combustíveis fosseis.

      Excluir
    4. Sim Gabriel, você esta corretíssimo, estou admirado com tal comparação que vc fez, o planeta é igual nosso corpo, ele é dependente de nós, sem nós inclusive ele deixa de existir tbm, excelente Gabriel. Em relação ao co2 esta desequilibrado, eu aguardo aqui links que alegam tal desequilibro. Em relação ao aumento, por queima de combustíveis, pesquise sobre tal aumento na revolução industrial. Faz o seguinte, compre um carro elétrico eles sao baratinhos, ponha em sua residencia tbm aquecedor solar, são também baratinhos, e se caso você abrir uma industria, use energia renovável e aguarde o desenvolvimento de sua empresa. Só não lamente o desenvolvimento desleal da concorrência... Caso for presidente do Brasil um dia, vai que vc de sorte... venda todo o nosso petróleo para os EUA e para china... eles são gigantes e desenvolvidos porque usam maquina a vapor e energia renovável.

      Excluir
    5. Me metendo na conversa, vi um documentario anos atraz q mata essa charada do CO2,
      Nele dizia que quanto mais CO2 no ar, mais vegetação cresce.
      O q realmente interfere em alguma coisa sao os desmatamentos.
      Pois onde se desmata influencia diretamente no ecosistema.
      Quer ajudar a desmatar menos?
      Pare de comer carde de gado, para criar gado eles desmatao muito mais que as madereiras da amazonia.

      Excluir
    6. Desculpe os erros, pois ja esta tarde

      Excluir
    7. Pedro, o desmatamento influencia no clima local, mais o gato não é problema. Caso a amazônia fosse inteiramente desmatada, o Brasil sofreria mudança, mas nada que nós não suportássemos, o ser humano se adapta melhor que qualquer especie.

      Excluir
    8. Afetando o ecosistema nossa qualidade vida cai.
      Afeta os ventos, diminui a umidade do ar em regioes q ficam afastadas de grandes bolsoes de agua.
      Sao pequenas coisas q formam um grande estrago.
      E tem mais, ja q querem diminuir o CO2, cito apenas um dado q vi em outro documentario no discovery: "o rebanho atual de gado atual no mundo polui com CO2, mais q toda a frota de carro q roda atuamente.

      Excluir
    9. É, você caiu no conto tipico dos documentários, impactante...

      Excluir
    10. Eu ou vc
      Discurso unico, é uma tatica que as elites usam atraves da midia para a manipulação coletiva.
      E esse papo de aquecimento global se en

      Excluir
    11. Se encaixa bem neste contexto.
      Eu desconfio muito dos veiculos de comunicação em massa. E qdo todos seguem a mesma linha, ai é certeza de manipulação.
      Noticiam sem mostrar um se quer contraditorio.

      Excluir
    12. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    13. Não é científico simples, basta levar para o lado da ciência que se percebe a falsidade do que é afirmado

      Excluir
  7. Já que o povo gosta de teorias de conspiração segue outra:
    A petrochina de 2009 a 2015 estabeleceu diversos contratos com a Petrobras, inclusive na área de exploração do pré-sal, esse experimento chinês, financiado pela petrochina, para aperfeiçoar a exploração de petróleo em altas pressões.... ligando os pontos.... o Plé-sal do Blasil é nosso!

    ResponderExcluir
  8. Se o Brasil seguisse a China, inclusive teve uma época que a China enviou seus secretários a o Brasil, para pegar os sistemas econômicos do Brasil e readaptar na China.

    ResponderExcluir
  9. Se o Brasil seguisse a China, inclusive teve uma época que a China enviou seus secretários a o Brasil, para pegar os sistemas econômicos do Brasil e readaptar na China.

    ResponderExcluir
  10. O aquecimento global faz parte do ciclo do planeta, ele irá aquecer até as correntes marítimas pararem de circular no globo causando assim uma nova era glacial... Se vc não entende ainda que vivemos num mundo de ciclos, então vc é mais facilmente manipulável por reportagens e "espécias" sobre aquecimento global.
    Inevitável, como já aconteceu milhares de vezes, o planeta vai congelar de novo.

    ResponderExcluir
  11. O petróleo nunca deveria ter sido usado como combustível, a energia elétrica sempre foi a melhor opção. Os fabricantes de automóveis vao parar de fabricar veículos com motores a combustão em linha de produção a partir de 2020. O petróleo vai ficar obsoleto em alguns anos.

    ResponderExcluir