Os 7 impactos de meteoritos mais assustadores e bizarros dos últimos tempos

quedas de meteoritos mais assustadoras
As quedas de meteoritos mais estranhas criaram situações realmente inusitadas 



Quando falamos sobre os perigos no espaço, a vida na Terra pode até parecer tranquila e segura, mas lembre-se: a qualquer momento, um asteroide não detectado pode atingir o nosso planeta a mais de 30.000 km/h, acabando com o sossego de muita gente. Claro, a chance disso acontecer não é tão grande, mas o fato é que colisões com a Terra sempre aconteceram, e assim continuará para sempre!

E além dos grandes impactos de asteroides (como aquele que extinguiu os dinossauros), temos também a colisão de pequenos meteoritos, que por aleatoriedade do destino, criam eventos estranhos e bizarros... E pra conhecer um pouco mais sobre esses fenômenos, confira nossa superlista dos 7 impactos de meteoritos mais inusitados e bizarros da era moderna.


Bola de fogo de Peekskill

Em 09 de outubro de 1992, uma bola de fogo gigante rasgou os céus da costa leste dos EUA. O grande rastro brilhante foi visto primeiramente em West Virginia, e seus fragmentos foram caindo aos poucos, até chegar em Peekskill, Nova York, dando origem ao nome do meteorito. Um dos fragmentos destruiu um carro.


Por conta do ângulo raso de entrada na atmosfera, a queima durou cerca de 40 segundos, o que fez a bola de fogo ser vista por milhares de pessoas. Em seguida surgiram diversos vídeos de pelo menos 16 perspectivas diferentes, que foram usados pelos cientistas para estudar a trajetória dos meteoros na atmosfera.


O impacto de Carancas

Em 15 de setembro de 2007, um meteorito caiu na Terra próxima da aldeia de Carancas, no Peru, criando uma cratera de 15 metros de largura. Quando as autoridades locais foram investigar o local, eles encontraram água fervente, borbulhando no fundo do buraco. O mau-cheiro foi sentido por todos, e gases nocivos deixaram os investigadores doentes.

cratera de carancas - impacto - peru
Cratera do impacto de Carancas, no Peru. Créditos: Meteoritegallery / divulgação

Nos dias seguintes, cerca de 200 moradores adquiriram uma doença misteriosa, que causava náuseas, dores de cabeça e vômitos. Mais tarde, testes feitos no local de impacto por cientistas peruanos mostraram que os moradores estavam sofrendo por envenenamento de arsênio. Por coincidência, o meteorito caiu justamente em uma área que possuía água contaminada por elementos venenosos, e a alta temperatura causada no impacto fez com que gás arsênico fosse produzido e liberado no ar.


Meteorito de Hodges

meteorito de Hodges - feriu mulher nos EUA
Sr. e Sra. Hodges junto a um policial que segura
o meteorito. Créditos: University of Alabama Museums
Em 30 de Novembro de 1954, uma bola de fogo riscou o céu do Alabama, nos EUA, produzindo um estrondo sônico que derrubou um garoto que andava de bicicleta em Montgomery. O impacto criou interferências nos sinais de TV em casas que estavam a até 112 km ao redor da região. A rocha espacial dividiu-se em três partes principais, assim que atravessou a atmosfera.

Ann Elizabeth Hodges estava dormindo no sofá na sala de estar de sua casa em Oak Grove, no Alabama, quando um dos meteoritos do tamanho de uma laranja quebrou seu telhado, ricocheteou no seu aparelho de rádio e a atingiu no quadril. Machucada, mas ainda capaz de andar, a Sra. Hodges tornou-se a única pessoa já registrada a ser ferida por um objeto extraterrestre.

A Força Aérea dos Estados Unidos enviou imediatamente um helicóptero para Oak Grove a fim de reivindicar o meteorito. As análises mostraram que a rocha espacial era composta por condrito H4, um tipo de ferro.

meteorito de Hodges - feriu mulher nos EUA
À esquerda, Moody Jacobs mostra sua paciente Ann Hodges ferida no quadril pelo meteorito.
À direita, Donna Rentfrow, diretora do museu Isabel Anderson Comer Museum, em Sylacauga,
segura uma réplica do meteorito de Hodges exposto no museu.
Créditos: University of Alabama Museums



Chuva de meteoros do meteorito Sikhote-Alin

Em 1947, cerca de 90.000 kg de ferro quase puro caiu do céu no leste da Sibéria, na Rússia. O meteorito Sikhote-Alin recebeu o nome das montanhas sobre as quais ele caiu. Ele entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade espantosa de 14 km/s (14 quilômetros POR SEGUNDO). Ele se tornou mais brilhante do que o Sol, e foi visto a uma distância de até 300 km das montanhas onde caiu.

sikhote alin meteorite - pictures
À esquerda, oficiais russos com um dos meteoritos Sikhote-Alin encontrados. Á direita, selo oficial
lançado em homenagem ao evento que ganhou destaque em todo mundo.
No selo podemos ver a pintura feita pelo artista Medvedev, que estava pintando
em uma vila próxima quando foi surpreendido pelo rastro de fumaça. Atualmente, tanto o
selo quantos os fragmentos do meteorito Sikhote-Alin são itens de colecionadores ao redor do mundo.
Créditos: Wikimedia Commons / divulgação

Um rastro de fumaça residual poderia ser visto por várias horas após o impacto, e durante anos, fragmentos de ferro foram encontrados em árvores. Até hoje, caçadores de meteoritos ainda se aventuram na área.


Meteorito de Chicora

Um meteoroide explodiu ao entrar na atmosfera acima de Chicora, na Pensilvânia, EUA, no dia 24 de junho de 1938. Com base no tamanho da explosão, os cientistas estimaram que a massa inicial da rocha (antes de se fragmentar) era superior a 450 toneladas. No entanto, apenas pedaços escassos do meteorito foram encontrados a quilômetros do local onde acredita-se que ele tenha caído.

vaca - meteorito de Chicora
Créditos: Wikimedia Commons

Apesar da pequena quantidade de fragmentos encontrados, uma vaca desavisada foi atingida por um dos meteoritos de Chicora. Segundo relatos de algumas pessoas, o animal ficou apenas ferido pelos estilhaços espaciais, enquanto outros dizem que o pobre animal acabou morrendo após o "acidente cósmico".


Meteorito de Chelyabinsk

No dia 15 de fevereiro de 2013, a cidade russa de Chelyabinsk ganhou destaque na capa de jornais de todo o planeta, quando um asteroide de pequeno porte explodiu sobre a atmosfera, ferindo mais de 1.500 pessoas e causando pânico generalizado em toda região.


A onda de choque quebrou janelas de casas, prédios e automóveis ao redor da região do impacto. Posteriormente, pesquisadores encontraram a massa principal do meteorito de Chelyabinsk no lago Chebarkul. O maior meteorito tinha 570 quilos, e pelo menos outras 5 rochas foram encontradas no mesmo lago.


Explosão de Tunguska

Tunguska é o maior e mais misterioso evento de impacto da história registada, e aconteceu em uma região acima do rio Podkamennaya Tunguska, na Rússia, na manhã de 30 de junho de 1908. A explosão de Tunguska foi 1.000 vezes mais potente que a bomba atômica lançada pelos Estados Unidos sobre Hiroshima durante II Guerra Mundial, e acredita-se ter sido causada pela colisão de um grande asteroide ou cometa com a atmosfera, a 510 km acima da superfície.




A onda de choque da explosão derrubou aproximadamente 80 milhões de árvores, cobrindo uma região de 2.150 km/2, derrubando pessoas que estavam a centenas de quilômetros de distância, e criando um terremoto de 5 graus na escala Richter.

evento de tunguska - derrubou 80 milhões de arvores
Árvores caídas após Evento de Tunguska. Imagem feita em 1927 na expedição de Leonid Kulik.
Créditos: Leonid Kulik / domínio público

Durante vários meses após o evento de Tunguska, o Observatório Astrofísico Smithsonian nos Estados Unidos observou uma diminuição na transparência da atmosfera por causa da poeira suspensa que foi causada pela explosão.




A grande escala do evento de Tunguska despertou a imaginação de muitas pessoas. Muitas teorias mirabolantes surgiram, e alguns diziam se tratar da queda de uma nave alienígena; outros afirmavam que teria sido a passagem de um buraco negro próximo da Terra; e ainda houve quem especulasse que teria sido um fragmento de antimatéria que atingiu a atmosfera da Terra. Até hoje, todas essas hipóteses ainda são defendidas.

Uma teoria interessante, proposta pelo astrônomo Lubor Kresák, em 1978, diz que o objeto seria um fragmento do cometa Encke, responsável pela chuva de meteoros anual conhecida como Beta Taurideas, já que o evento coincidiu com o pico de atividade dessa chuva, e a trajetória consiste com um fragmento do cometa.




Apesar de tantas teorias, o Evento de Tunguska continua sem uma explicação concreta, e talvez será um grande mistério para sempre...







Fonte: LiveScience / Wikipedia
Imagens: (capa-University of Alabama Museums) / YouTube / divulgação / Meteoritegallery / divulgação / University of Alabama Museums / Wikimedia Commons / YouTube / divulgação / Leonid Kulik / domínio público
01/07/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Só não entendi a data da foto do evento Tunguska... O evento foi em 1908 e a foto é de 1927 ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meteorito caiu em 1908, mas como a região era pouco habitada e de difícil acesso, só a população local da região é que vivia contando histórias sobre o evento. Então uns 20 anos depois essas histórias chamou a atenção de um cientista soviético, que criou uma expedição para tentar desvendar o que de fato ocorreu.
      A expedição tentou encontrar a cratera do impacto ou fragmentos do meteorito, porém no local do impacto ele não encontrou nem cratera e nem vestigios de meteorito. Mas havia algo que evidenciava que aquele era o local do impacto, pois andando kilometros para qualquer direção a partir do ponto zero, as arvores se apresentavam inclinadas radialmente para fora, o que ficava claro que uma onda de choque muito potente causou aquele efeito nas arvores.
      A teoria é que um fragmento de um cometa é que causou o efeito. Sendo feito de gelo, o meteorito explodiu próximo da superficie, sem deixar vestigios no solo. É por isso que nunca encontraram nem fragmentos do meteorito e nem cratera.
      Flw!

      Excluir
  2. É, vou sair de casa com capacete do exército americano, a partir de agora. beleza de matéria. esse de Tunguska foi realmente um desastre, deve ter queimado tudo na região, afinal uma foto de 1927 ainda mostra árvores caídas e queimadas.O brilho do metero de Chelyabinsk deve ter sido altamente cegante, pela claridade que proporcionou, nem aparelho de solda elétrica proporciona um brilho assim. valeu, um bom fim de semana a todos\o/

    ResponderExcluir
  3. Aí Samuel Batista, a data correta é 30 de Junho de 1908 amigo. Também fiquei confuso :)

    ResponderExcluir