O asteroide Bennu provavelmente NÃO irá colidir com o nosso planeta

Asteroide Bennu vai colidir com a Terra?
O que a missão OSIRIS-REx está prestes a fazer? Quais as chances de impacto? O que aconteceria se Bennu colidisse com a Terra?


Temos visto muitas matérias e postagens na internet que falam sobre o famoso asteroide Bennu, e grande parte dessas notícias afirmam que esse asteroide estaria vindo de encontro com a Terra, e que uma colisão catastrófica estaria prestes a acontecer. E como se não bastasse tamanha especulação, ainda dizem que a NASA estaria executando uma missão para interceptar o asteroide, mas que as chances de sucesso seriam muito pequenas. Mas será que isso tudo é verdade?

Existe de fato uma pequena chance do asteroide Bennu, de 500 metros, colidir com a Terra, mas essa possibilidade é muito, muito pequena. Ela é ínfima.

Uma sonda da NASA, chamada OSIRIS-REx, está programada para se encontrar com o tal asteroide, mas evitar uma colisão com a Terra não é uma de suas tarefas...




Se tudo ocorrer como o planejado, a missão OSIRIS-REx (que já custou 800 milhões de dólares) passará 2 anos no espaço até se encontrar com o asteroide Bennu, em agosto de 2018. A sonda irá então estudar a rocha espacial por dois anos, e em seguida deverá coletar pelo menos 60 gramas de material de sua superfície, o que deve acontecer em julho de 2020.

OSIRIS-REx no asteroide Bennu - ilustração
Ilustração artística da sonda OSIRIS-REx ao chegar no asteroide Bennu.
Créditos: NASA / GSFC

Em 2023, as amostras devem chegar aqui na Terra junto com a sonda, e cientistas de vários países terão a chance de analisar o material coletado.

Os cientistas da missão estão interessados em aprender mais sobre rochas espaciais iguais ao Bennu (escuras, primitivas e aparentemente ricas em carbono), pois elas podem ter desempenhado um papel chave para a formação da vida na Terra.

"Será que esses objetos trouxeram matéria orgânica, água, na forma de minerais hidratados, para a superfície do nosso planeta, o que criou o ambiente habitável e que resultou na origem da vida?", questiona Dante Lauretta, do Laboratório Planetário e Lunar da Universidade do Arizona. "Essa é a missão principal. Responder essa pergunta."




Claro, existem outros objetivos secundários, com o entender quais seriam os valores dos recursos naturais desse astroide, e também tem a parte da defesa planetária, o que chamou a atenção do mundo todo.


Um asteroide perigoso?

Bennu está classificado como um "asteroide potencialmente perigoso", isso porque ele tem uma pequena chance de colisão com o nosso planeta. Qualquer asteroide que tenha 0,001% de chance de colisão (mesmo que no futuro distante), entra pra essa lista. Com relação ao asteroide Bennu, sua chance de colisão é de apenas 0.037% (equivalente a 1 chance em 2.700) de colidir com a Terra no final do século 22, segundo cálculos da NASA.

Asteroide Bennu vai colidir com a Terra?
Ilustração artística de um asteroide prestes a colidir com a Terra.
Créditos: ESA

Portanto, há sim uma ínfima possibilidade que durante sua máxima aproximação com a Terra em 2135 ele venha a colidir com nosso querido planeta, mas o mais provável mesmo é que ele passe bem longe...

A missão OSIRIS-REx vai ajudar a refinar a órbita de Bennu. E se você está pensando que não conhecemos bem sua órbita, segundo Dante Lauretta, de todos os asteroides que conhecemos, Bennu é o que tem a órbita mais conhecida e modelada, graças a observações feitas desde 1999, quando ele foi descoberto.




"Nossas incertezas irão diminuir, então poderemos recalcular a possibilidade de impacto", disse Lauretta. Não se sabe se as chances de colisão irão aumentar ou diminuir, mas com certeza, com o desenrolar da missão teremos um conhecimento maior e melhorado da trajetória desse asteroide.

A sonda OSIRIS-REx também ajudará no entendimento do efeito Yarkovsky, que descreve como a absorção da luz, quando irradiada como calor, altera a trajetória de um objeto. Essa informação irá enriquecer nossa compreensão sobre qual é o caminho de Bennu, e também de onde ele veio.


E se Bennu colidir com a Terra? Qual seria a magnitude da catástrofe?

Digamos que todos os efeitos gravitacionais corroborassem para que a pequena chance de 1 em 2.700 do asteroide Bennu colidir com o nosso planeta se concretizasse. Caso isso acontecesse, qual seria o efeito do impacto?

Cena do filme Impacto Profundo
Cena do filme Impacto Profundo (Deep Impact).
Créditos: DreamWorks Pictures / divulgação

Considerando seu tamanho, de 500 metros de diâmetro, a colisão iria devastar uma grande região ao redor do impacto, mas não seria suficiente para uma catástrofe global, nem de longe.

Astrônomos estimam que um asteroide deva ter no mínimo 1 km de diâmetro para causar uma catástrofe global. Como efeito de comparação, acredita-se que o asteroide responsável pela extinção dos dinossauros tinha cerca de 10 km de diâmetro.




Além disso, um possível impacto seria possivelmente evitável. Mesmo que tivéssemos certeza que ele iria colidir com o nosso planeta, precisaríamos de algo em torno de dez anos para conseguir alterar sua órbita através da "tração gravitacional", ou então de pequenos impactos, segundo os cientistas. E ainda assim, se nada funcionasse, os cientistas ainda poderiam recorrer a uma opção atômica bastante conhecida...







Imagens: (capa-ilustração/divulgação) / NASA / GSFC / ESA / DreamWorks Pictures / divulgação
10/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Estou chegando no site a pouco tempo eu adoro falar sobre o universo e muito show, parabens pelo site e muito bom eu adorei top

    ResponderExcluir
  2. Estou chegando no site a pouco tempo eu adoro falar sobre o universo e muito show, parabens pelo site e muito bom eu adorei top

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado André pelo prestígio! Seja sempre bem vindo!

      Abraços!

      Excluir
  3. O asteroide Bennu tem chance de colidir com a terra entre 2075 a 2182 caso passe por um espaço que os astrônomos chamam de buraco de fechadura (do inglês Key hole)em 2135. A possibilidade d impacto está praticamente descartada pois a chance de impacto é de 1 em 1000000 em média atualmente. Procure no google "impact risk table"

    ResponderExcluir