O caso da 'Mega Estrutura Alienígena' ficou ainda mais estranho

mega estrutura alienígena
Após novos estudos, as coisas ficaram ainda mais complicadas de serem compreendidas


Vocês provavelmente já conhecem o caso da KIC 8462852, uma estrela que tem sido o foco de especulações nos últimos meses.

Um trânsito raro e muito bizarro foi observado na estrela KIC 8462852 em 2015, pela missão Kepler da NASA. A missão Kepler busca por planetas fora do Sistema Solar através de uma técnica chamada "trânsito planetário". Quando o observatório nota uma diminuição no brilho de uma estrela, muitas vezes significa a presença de um planeta, que ao passar na frente da estrela, faz com que seu brilho diminua sutilmente. O fato é que no caso na estrela KIC 8462852, o trânsito observado foi tão grande que surgiram especulações de uma possível "Mega Estrutura Alienígena" do tipo "Esfera de Dyson", que serviria para concentrar grandes quantidades de energia através da luz da estrela hospedeira.




Agora, novas observações feitas com o Observatório Kepler mostram que o brilho da estrela tem diminuído ainda mais, e os astrônomos estão tentando entender o que está acontecendo por lá...

Quando a estrela ficou conhecida, a movimentação de algum objeto fez com que seu brilho diminuísse cerca de 20%. O astrônomo da Universidade Penn State, Jason Wright, especulou na época sobre a possibilidade de uma "mega estrutura alienígena".

Estrela KIC 8462852 no infravermelho e no ultravioleta
Estrela KIC 8462852 no infravermelho e no ultravioleta.
Créditos: 2MASS survey / GALEX

Apesar disso, a teoria mais plausível dizia que a "mega estrutura" seria na verdade um agrupamento de cometas que estavam passando na frente da estrela, bloqueando grande parte de seu brilho. Essa teoria ganhou força quando observações feitas pelo Telescópio James Clerk Maxwell, no Havaí, revelaram evidências de que a queda de brilho poderia ser causada por uma nuvem de detritos. Portanto, essa teoria permanece a mais bem aceita pelos estudiosos até o momento.

Ainda assim, muitas incertezas ao redor desse caso acabaram dando origem a especulações diversas. Os cientistas preferem ficar céticos, mas também não descartam possibilidades mais bizarras para o trânsito intenso.


Tudo ficou ainda mais estranho

A fim de encontrar uma explicação definitiva sobre o caso, Bradley Schaefer da Universidade Estadual de Louisiana decidiu estudar observações históricas da estrela KIC 8462852, através de fotos e placas antigas feitas no último século. Os resultados mostraram que o mistério não é novo, pois o brilho dessa estrela vem caindo desde o século 19. Até agora ela já perdeu cerca de 20% de seu brilho.




Em seguida, os astrônomos Ben Monet (Caltech) e Joshua Simon (Carnegie Institute) concluíram um trabalho que detalha as observações recentes da estrela KIC 8462852 desde que o telescópio Kepler foi lançado, em 2009. O novo estudo revelou uma nova surpresa: durante os 4 anos da missão principal de Kepler, a estrela teve uma diminuição de brilho de 3,5%.

Após estudar observações de outras estrelas próximas a KIC 8462852, perceberam também que nenhuma outra estrela tem ou teve tamanha alteração. Poucos fenômenos seriam capazes de causar tanta queda no brilho de uma estrela, e é justamente por isso que os astrônomos estão fazendo um grande trabalho para encontrar uma explicação.

Localização da estrela KIC 8462852 na constelação do Cisne, próximo do aglomerado de estrelas NGC 6866
Localização da estrela KIC 8462852, a 1.480 anos-luz de distância,
 na constelação do Cisne, próximo do aglomerado de estrelas NGC 6866.
Créditos: Wikimedia Commons / Roberto Mura

"A morfologia da curva de luz é consistente com o trânsito de uma nuvem espessa de materiais que orbitam a estrela", dizem Monet e Simon no estudo publicado. "A fragmentação de um objeto ou uma colisão recente poderiam produzir uma nuvem de materiais, gerando uma família de cometas que estariam transitado a estrela hospedeira como um grande grupo, o que explicaria a curva de luz..."

Mas como esse caso está envolto de porquês, algo muito estranho e raro deveria ocorrer para que essa explicação fosse mais plausível. De acordo com os pesquisadores, para que a teoria fosse mais aceita, a nuvem de cometas deveria orbitar a estrela a distâncias impossíveis, ou então a estranha estrutura deveria aumentar sua densidade conforme passa na frente da estrela. Isso desafia os nossos conhecimentos, e portanto, a explicação está longe de ser considerada como completa.




Então o que está acontecendo ao redor da estrela KIC 8462852? Será que estamos observando a construção de uma Mega Estrutura Alienígena, que ao ganhar forma ofusca cada vez mais sua estrela hospedeira? Ou será que estamos diante de uma física ainda desconhecida? Por enquanto devemos nos contentar com um sonoro "não sabemos!".






Imagens: (capa-ilustração/NASA/SDO/Ian O'Neil/divulgação) / 2MASS Survey / GALEX / Wikimedia Commons / Roberto Mura
08/08/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 comentários:

  1. estava procurando por noticias dessa estrela a algum tempo, mas vejo que não progrediram muito, um novo caso muito curioso para a ciência, vamos que vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja tenho umas informaçoes sobre esse assunto,vi um video q capta uma imagem de uma super estrutura maior q a terra,ainda n foi provado nada,mas vai q seja msm.

      Excluir
  2. queria tanto mandar uma sonda pra la e ver de perto.. no dia que conseguirem alguma forma de ultrapassar a velocidade da luz essa estrela tem que ser uma das primeiras visitas

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Jean, pelomenos 0araram de falar no planeta 9 ou x ou nibirus, nossa sao tantos nomes

      Excluir
  4. Não se preocupem uma missão da Star Trek foi enviada para checar
    o que esta acontecendo..!!!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal da GDM, e as fotos da JUNO? Não saiu nada ainda.... Tô meio por fora, mas até onde eu tinha lido... as fotos iriam chegar até o final de Julho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sonda Juno está nesse momento a mais de 7 milhões de kilometros de Jupiter, em um dos seus ponto de órbita mais afastado do planeta. Só no final de agosto ela voltará a se aproximar de Jupiter e, quem sabe, teremos as primeiras fotos de alta definição. Flw

      Excluir
    2. Valeu obrigado Milton, aguardando ansioso! Abraço.

      Excluir
    3. A primeira imagem de Júpiter feita pela sonda foi liberada em julho agora. Veja aqui: http://www.galeriadometeorito.com/2016/07/sonda-juno-registra-sua-primeira-imagem-de-jupiter.html

      Como disse o Milton, em breve deveremos ter acesso a mais imagens. Também estamos muito ansiosos! Abraços Eder!

      Excluir
  6. Qual é a magnitude dessa estrela?? Da pra vê a olho nu????

    ResponderExcluir
  7. Na matéria dis que a estrela fica 1.480 anos luz de distância, será que precisa de um telescópio muito potente p/ vela-la , alguém sabe dizer ?

    ResponderExcluir
  8. Só sei que nada sei por completo
    Só sei que nada sei que só eu saiba
    Só sei que nada sei que eu não possa vir a saber
    Só sei que nada sei que outra pessoa não saiba
    Só sei que nada sei que eu e outra pessoa não saibamos juntos!

    M.S. Cortella

    ResponderExcluir
  9. Pô. Será que dá para antecipar o lançamento do James Webb??? Pessoal do GDM: Esta estrutura poderia ser uma nuvem orgânica escura tipo nebulosa anelar, feita de compostos orgânicos, com diferentes espessuras? Este tipo de nuvem, por ser carbono, não refletiria luz mas a absorveria. A origem dela não sei, mas poderia ocorrer? É bizarro e coça nossa orelha demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra falar a verdade 'fora do ar', pode ser qualquer coisa. Eu não arriscaria dar um palpite nessa altura do campeonato, pois seria apenas especulação, e com as evidências nada conclusivas, seria uma especulação bem rasa... rsrsrs

      Sim, o James Webb pode dar uma luz nesse e em diversos outros casos. Estamos aguardando ansiosamente pelo Mr. Webb :D

      Abraços!

      Excluir
    2. Sera que o iniverso nao reserva pequenas e invisiveis armadilhas? A possibilidade de existirem micros estrelas de neutrons e totalmente descartada?
      Conseguimos observar grandes corpos mas e os pequeninos?
      Talvez tenhamos buracos negros mais proximos que imaginamos mas por serem pequenos descartamos a possibilidade de existirem

      Excluir
  10. Não há nada de estranho e nem de se preocuparmos. Nosso grande amigo e Médium brasileiro já havia dito que, em Julho de 2019 eles entrariam em contato conosco. Para ajudar na Evolução do Planeta Terra. Para ajudar e ensinar os Seres Humanos a evoluírem em todas as áreas/aspectos da vida. Inclusive já tem um vídeo no YouTube com o título DATA LIMITE. E que sejam bem vindos!

    ResponderExcluir
  11. Ja começou aqui no mato grosso ate agora nada 😥😭😭😭

    ResponderExcluir
  12. Ja começou aqui no mato grosso ate agora nada 😥😭😭😭

    ResponderExcluir
  13. Outro dia assistindo um programa na TV um astrônomo disse que a única certeza que eles tem é que sabem muito pouco sobre o universo

    ResponderExcluir
  14. Manda a Voyeger para KIC 8462852 o planeta Alien

    ResponderExcluir
  15. Tal estructuras Alienígena deve ser analisada se possível poderemos fazer uma aliança com tal seres se eles forem uma ameaça para nós o neutralizaremos , super naves robóticas não tripuladas darão conta do serviço é claro depois poderemos usar a tecnologia do Aliens em nosso auxílio a complementamos com a nossa.

    ResponderExcluir
  16. Só sei qUE se o pino da parafuseta grampular és tirar a rosca a 185.000 graus Celsius estaremos perdidos

    ResponderExcluir
  17. Só sei qUE se o pino da parafuseta grampular és tirar a rosca a 185.000 graus Celsius estaremos perdidos

    ResponderExcluir
  18. Só sei qUE se o pino da parafuseta grampular és tirar a rosca a 185.000 graus Celsius estaremos perdidos

    ResponderExcluir
  19. Essa estrela não podeira ser uma segundo estrela, explico: Uma estrela que já morreu, poderia ser até uma anã branca que foi capturada por outra estrela e acabou ficando em seu núcleo causando uma queda significativa nas reações nucleares internas?
    Essa diminuição poderia ser consequência da perda da capacidade de fusão nuclear do núcleo da estrela nova com o encontro do núcleo antigo... Não sei, mas me parece mais um caso de colisão que ainda não se sabe ao certo o que resultaria.

    ResponderExcluir