AO VIVO: Eclipse Lunar Penumbral de setembro de 2016 (reprise)

eclipse lunar de 16 de setembro de 2016
O que é um eclipse lunar penumbral? Poderá ser visto do Brasil?

Nessa sexta-feira, dia 16 de setembro, teremos um Eclipse Lunar Penumbral para entrar no fim de semana com o pé direito!

Mas antes, veja como e porque acontecem os eclipses lunares, e entenda qual a diferença de um eclipse lunar penumbral para um eclipse lunar total:


Qual a diferença entre um Eclipse Lunar Total e um Eclipse Lunar Penumbral?

Diferença de eclipse lunar total e eclipse lunar penumbral
Créditos: Wikimedia Commons

Eclipses lunares acontecem quando temos um alinhamento quase perfeito entre o Sol, a Terra e a Lua. Durante esse fenômeno, a Lua passa pela sombra projetada pela Terra, ou seja, acontece apenas durante as Luas Cheias. Mas se o alinhamento não estiver perfeito, a Lua não passará pela umbra (sombra principal), mas sim pela penumbra, região sombreada na parte externa da umbra. Com isso, a Lua chega a mudar de coloração, mas apenas parcialmente.


O Eclipse Lunar Penumbral de 16 de setembro poderá ser visto no Brasil?

Infelizmente esse evento não poderá ser visto do Brasil. O eclipse penumbral que acontece nessa sexta-feira poderá ser visto no Pacífico, na Ásia, na Europa e na África, ou seja, as Américas não estão inclusas. Confira abaixo o mapa de visibilidade do eclipse:

mapa de visibilidade do eclipse de setembro de 2016
Créditos: Wikimedia Commons / divulgação

Como vocês devem ter notado, de acordo com o mapa de visibilidade, a região do extremo leste do Brasil poderá observar o eclipse parcialmente, no nascer da Lua, ou seja, no início da noite. Mas não é bem como alguns imaginam, pois trata-se de um eclipse penumbral.




Eclipses solares e lunares estão entre os eventos astronômicos mais admirados em todo o planeta, mas um Eclipse Lunar Penumbral é muito sutil, e sua coloração irá mudar em uma parte de seu disco. Ver um Eclipse Lunar Penumbral "parcialmente" pode até passar despercebido... diferente do que será observado na região de totalidade.




Portanto, não esperem por uma Lua de Sangue (Eclipse Lunar Total) ou algo parecido, pois Eclipses Lunares Penumbrais são fenômenos sutis, mas claro, também têm sua beleza. E pra que você não perca esse belo momento, teremos aqui a cobertura ao vivo desse eclipse, que será feita a partir de regiões onde ele poderá ser muito bem observado, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh.


Transmissão ao vivo - Eclipse Lunar Penumbral de setembro de 2016 (reprise)

A transmissão ao vivo do Eclipse Lunar Penumbral ocorreu com sucesso, trazendo imagens ao vivo de câmeras instaladas na África, Europa, Oriente Médio, Ásia e Oeste da Austrália, onde o eclipse pôde ser visto. A reprise do eclipse lunar penumbral já está disponível logo abaixo.

Curta nossa página no Facebook!


A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) dos astrônomos Paul Cox, Eric Edelman, Bob Berman, e convidados especiais. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.




Como foi dito acima, o Eclipse Lunar Penumbral dessa sexta-feira não será visível do Brasil, tampouco de qualquer outra região das Américas. Mas não deixe de olhar para o céu nessa noite: a Lua Cheia estará magnífica, e será uma "quase Super Lua", já que seu perigeu (ponto mais próximo da Terra) acontece dois dias depois, em 18 de setembro.

Desejamos bons céus e excelentes observações a todos!







Imagens: (capa-divulgação) / Wikimedia Commons / divulgação
16/09/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Pelo mapa pode ser isto onde eu moro, Touros-RN. Eu vi a lua nascer, estava avermelhada, mas achei que era normal. Realmente estava muito bonita, mas não sei se vi esse eclipse.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. aqui em santa catarina,ontem 18/09/16 a lua estava bem avermelhada.com bastante reflexo de luz ao redor,até tirei algumas fotos,pois achei incrível,mas infelizmente a qualidade das fotos não são boas,não ouvi nada sobre isso,o que seria?algo a relatar?

    ResponderExcluir