Brasil é 1° lugar na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica

Brasil vence as olimpiadas de Astronomia e Astronáutica
Conheça os nossos vencedores!

Um grupo de estudantes brasileiros acaba de ficar em primeiro lugar no quadro geral de medalhas da 8ª edição da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, a OLAA, que ocorreu entre os dias 2 e 8 de outubro, em Córdoba, na Argentina.

41 estudantes de 9 países participaram do evento, e os brasileiros conquistaram 2 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Os países participantes foram: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, México, Peru, Uruguai e Brasil.




Quem liderou a delegação brasileira foi João Canalle, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Os estudantes brasileiros que participaram do evento foram: Beatriz Marques de Brito (bronze), Nicolas Almeida Varras (prata), Lucas Camargo da Silva (prata), Henrique Barbosa de Oliveira (ouro), Mateus Siqueira Thimóteo (ouro).

Beatriz ainda conquistou outros dois prêmios individuais, como melhor companheira e por ter concluído a melhor prova observacional.




Segundo João, os estudantes participaram de provas teóricas e práticas, sendo que em uma delas, os participantes são colocados no interior de um planetário e um examinador aponta para diversos objetos celestes, que devem ser nomeados. Isso inclui planetas, estrelas, nebulosas, constelações, etc...

Mateus Siqueira, medalha de ouro na olimpiada de Astronomia e Astronautica 2016 - divulgação
Mateus Siqueira foi um dos ganhadores da medalha de ouro na 8ª edição da OLAA.
Créditos: divulgação

Os estudantes também tiveram que mostrar suas habilidade no uso de telescópios. "É uma olimpíada que exige conhecimento teórico de física, matemática, astronomia e astronáutica, mas a a parte prática também é muito importante", disse João Canalle.




Nicolas Almeida Varras deseja agora participar da Olimpíada Internacional, em 2017. "Eu penso em fazer isso, e depois que eu me formar, tentar uma faculdade no exterior, na área de física, astronomia ou astronáutica", disse ele.

A seleção dos estudantes que representaram o Brasil foi feita na etapa nacional da olimpíada. O intuito do evento é difundir e popularizar a Astronomia e a Astronáutica. De todos os países latino-americanos, o Brasil é o que se destaca por sua longa experiência e tradição na OLAA, e nesse ano, chegou à marca de 40 medalhas em todas as edições da OLAA, sendo 22 de ouro, 15 de prata e 3 de bronze.




A 9ª edição da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica acontecerá em 2017, e o Chile foi o escolhido como país-sede. Para se inscrever na etapa brasileira, as escolas interessadas devem acessar o site da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os estudantes devem estar cursando o ensino fundamental ou médio em escolas públicas ou particulares de qualquer estado brasileiro.







Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
13/10/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Muito bom,parabéns a todos os envolvidos! :)

    ResponderExcluir
  2. Ok. Agora vamos ver o desempenho dos hermanos cucarachas na olimpíada mundial de Astronomia e esperamos que eles não morram na praia. =-) E não existe tentar. Ou você faz ou você não faz. (Mestre Yoda) Vida longa e próspera.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES! QUE SIRVA DE INCENTIVO A OUTROS ALUNOS QUE GOSTAM DE ASTRONOMIA. \o/

    ResponderExcluir