AO VIVO: A maior Super Lua dos últimos tempos!

Super Lua 14 de novembro ao vivo
A Super Lua de novembro será a maior Lua Cheia não apenas do ano, mas de quase um século!


O dia 14 de novembro está chegando, e pra quem já está por dentro de um dos assuntos mais publicados na internet, já sabe que nesse dia acontece a maior Super Lua do século até agora!

A Super Lua do dia 14 de novembro será a maior Super Lua do ano, e além disso, a maior Super Lua desde 1948! Podemos dizer que essa Super Lua de novembro será a maior Lua Cheia em cem anos, e a maior do século até o momento!

Cruzem os dedos para o céu ajudar, afinal de contas, não podemos perder um evento raro como esse. Mas se o tempo não permitir, e o céu ficar nublado, venha contemplar essa Lua Cheia conosco, pois teremos uma transmissão ao vivo com imagens em tempo real, feitas com câmeras instaladas em diversas partes do mundo, uma cortesia do nosso parceiro Observatório Slooh.




O horário exato da Lua Cheia será às 13:51 UTC, portanto, será dia aqui nas Américas. Por conta disso, é importante enfatizar que a nossa chance de observar a Super Lua é na madrugada do dia 13 para o dia 14, e também na noite do dia 14 para o dia 15. Então fiquem de olho pois nossa transmissão já acontece no domingo!


Transmissão ao vivo: A maior Super Lua em cem anos

A transmissão ao vivo da Super Lua ocorreu com sucesso no dia 13 de novembro, às 23:00 pelo horário de Brasília (01:00 UTC do dia 14). Estamos verificando a possibilidade de uma nova transmissão ao vivo para os dias 14 e/ou 15 de novembro. Se ocorrerem, serão disponibilizadas logo abaixo.

Curta nossa página no Facebook
para acompanhar mais transmissões ao vivo!



A transmissão ao vivo teve narração (em inglês) dos astrônomos Paul Cox, Bob Berman e convidados especiais. Conheça também o site oficial do Observatório Slooh.


Entendendo a Super Lua de 14 de novembro

A Lua leva quase um mês (27.55 dias) para completar uma volta ao redor da Terra. Mas durante sua jornada, ela chega em média a 362.600 km do nosso planeta, e se distancia a cerca de 405.400 km. É considerada uma Super Lua quando a Lua Cheia ocorre a menos de 24 horas do perigeu (máxima aproximação com a Terra). Existe também a Mini Lua, quando a Lua Cheia acontece com menos de 24 horas de diferença do momento de apogeu (máxima distância com a Terra).




Nesse mês de novembro, a Lua atingirá a perigeu no dia 14, chegando a 356.511 quilômetros de distância do nosso planeta, e isso apenas 2 horas e 22 minutos antes do momento exato da Lua Cheia. Por conta disso, seu tamanho aparente será relativamente maior no céu, e claro, seus efeitos de maré também. Para saber mais sobre o fenômeno da Super Lua e seus efeitos para o dia 14 de novembro, acesse nossa matéria especial sobre A Maior Super Lua do Século (até o momento), clicando aqui.


Sim, é um evento raro!

A última vez que a Lua se aproximou tanto da Terra em sua fase de Cheia foi em 26 de janeiro de 1948, quando chegou apenas 21 quilômetros mais próxima do que nesse mês de novembro (356.490 km). E isso só se repetirá em 25 de novembro de 2034, quando ela chegará a 356.466 km da Terra.

Diferença de tamanho da Mini Lua e da Super Lua
Diferença de tamanho aparente entre uma Mini Lua e uma Super Lua.
Créditos: Ken Lord

Essa Super Lua de novembro ganhou o título da Maior Super Lua do Século, porém, isso é parcialmente verdade, pois trata-se da maior Super Lua do século ATÉ AGORA. Se já considerarmos todo o século 21, a maior Super Lua de fato ocorrerá em 6 de dezembro de 2052, quando ela chegará a apenas 356.425 quilômetros do nosso planeta.

Como vocês podem ver, a máxima aproximação da Lua com a Terra varia bastante, por conta da influência gravitacional do Sol. Essa variação tem um ciclo de 8.85 anos, e é conhecida como "Precessão Apsidal", "Precessão do Periélio" ou até mesmo "Precessão Orbital". Essa variação altera tanto o perigeu (máxima aproximação com a Terra) quanto o apogeu (máxima distância da Terra).




Na maior parte das vezes, podemos nem perceber a diferença de tamanho aparente entre uma Super Lua e uma Lua Cheia comum, porém, se você fotografá-las e comparar as imagens lado a lado, perceberá que a maior proximidade da Lua com a Terra é realmente impressionante!

Desejamos excelentes observações e bons céus a todos!







Imagens: (capa-divulgação) / Slooh / Ken Lord
11/11/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

33 comentários:

  1. E isso só se repetirá em 25 de novembro de 2034, quando ela chegará a 256.466 km da Terra. Oops, esse numero está errado (256.466 km?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oops. Verdade Mario Farias! Obrigado pelo alerta! Já vamos corrigir agora mesmo.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Sera na noite do dia 13 ou na noite do dia 14 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do texto acima:? "é importante enfatizar que a nossa chance de observar a Super Lua é na madrugada do dia 13 para o dia 14, e também na noite do dia 14 para o dia 15. Então fiquem de olho pois nossa transmissão já acontece no domingo!"

      Excluir
  3. Pela previsão do tempo aqui no triangulo mineiro, não vou poder ver a super lua cheia, nem mesmo na segunda a noite, mas não desanime, temos o melhor site: GALERIA DO METEORITO para nos prestigiar. \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mario Farias! Muito obrigado pelo elogio!

      Já vai começar a transmissão agora! Terá duração de 30 minutos!

      Um grande abraço a todos!

      Excluir
  4. Olá, não entendo muito disso, mas acho a lua maravilhosa! Olhando daqui do PR agora, ela não está grande, porém brilha mais que o normal. Há alguma previsão de horário para poder começar a notar essa aproximação e consequentemente o aumento do tamanho? Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há um horário específico Suellen, mas você conseguirá observar a Super Lua entre os dias 13 e 14 de novembro. Já seus efeitos de maré ocorrem principalmente um dia depois, ou seja, no dia 15 de novembro.

      Ela está 15% maior e 30% mais brilhante.

      Um grande abraço e excelentes observações!

      Excluir
    2. Muito obrigada pelo esclarecimento. Ficarei ligada pra ver a lua nesta madrugada e na próxima. Abraço!

      Excluir
  5. choveu o dia todo aqui em São Paulo, e tá nublado faz tempo, não vai dá pra ver, só por um milagre de Deus pra esse céu ficar limpo

    ResponderExcluir
  6. Qual melhor horario do dia 14 para observar a lua?

    ResponderExcluir
  7. Qual melhor horario do dia 14 para observar a lua?

    ResponderExcluir
  8. Branca, grande, meio amarelada-careca, alguns buraquitos. Deve ser para homenagear a cara do Trump.

    ResponderExcluir
  9. Sempre fui fascinada pela Lua, principalmente na fase cheia. Com toda certeza irei aproveitar cada minutinho para observar, fotografar e tomar aquele vinho. Afinal, é um evento raro! haha S2

    ResponderExcluir
  10. AQUI EM SP NÃO DÁ PARA VER NADA QUE PENA!!!!







    ResponderExcluir
  11. Que horas será a super lua??o tempo está nublado aqui em Uberlândia e eu quero muito ver😭😭😭😭😭😭

    ResponderExcluir
  12. A LUA DISSE ;
    Frevo-canção.
    Musica e letra de Gildo Branco.

    Gagarin subiu subiu subiu
    Foi até o espaço sideral
    Chegou perto da Lua e sorriu:
    -Vou embora pro Brasil
    Que o negócio é carnaval

    A Lua disse: - Não demore mais
    Já ouvi que Lá na Terra, querem lhe passar pra trás
    Mas Gagarin de picou-se e deu no pé
    Vou embora pro Brasil
    Eu quero é conhecer Pelé

    ResponderExcluir