Ejeção de Massa Coronal pode colidir com o campo magnético da Terra no dia 08 de novembro

Ejeção de Massa Coronal pode atingir a Terra no dia 08 de novembro
Um grande filamento se desprendeu do Sol nesse fim de semana, e pode atingir nosso campo magnético na terça-feira


Nas primeiras horas desse sábado, dia 05 de novembro, um filamento de magnetismo no hemisfério norte do Sol se tornou instável e acabou sendo lançado para o espaço. A erupção gerou uma Ejeção de Massa Coronal, criando um efeito parecido com um "canhão de fogo", como mostra o vídeo registrado pelo Observatório PROBA2, da Agência Espacial Europeia (ESA):


O enorme filamento se desprende por conta de distúrbios e instabilidades do campo magnético do Sol, e neste caso, seu tamanho de ponta a ponta ultrapassa os 200.000 km, o que o torna diversas vezes maior do que o nosso planeta.

Fragmentos da erupção desencadearam ainda uma Ejeção de Massa Coronal, lançando material solar altamente energizado a mais de 1,5 milhões de km por hora, como mostra o vídeo registrado pela sonda SOHO:


Especialistas em previsão do clima espacial analisaram a trajetória da EMC, e concluíram que ela provavelmente irá atingir a Terra nessa terça-feira, dia 08 de novembro.




O impacto dessa EMC com o campo magnético da Terra poderá desencadear uma tempestade geomagnética de fraca intensidade (classe G1), ou seja, não são esperados efeitos maiores ou interferências consideráveis.



Mas a notícia boa é sempre para aqueles que moram próximo dos polos, já que os céus ganham um efeito magnífico com as belíssimas auroras polares! Se esse for o seu caso, não perca tempo e enfrente o frio nos próximos dias, pois um espetáculo da natureza está prestes a colorir os céus.




E não se esqueçam! No dia 14 de novembro teremos a maior Super Lua em cem anos, sendo a maior do século até agora! Fiquem ligados em nosso site e nas redes sociais, pois iremos acompanhar tudo em tempo real, e claro, com transmissão ao vivo, pois assim, se o tempo ficar nublado em sua cidade, você ainda terá a chance de acompanhar o raro fenômeno.


Imagens: (capa-SDO/NASA) / PROBA2 / ESA / NASA / SOHO
07/11/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. Boa noite , acho que noticias como estas nem precisavam de ser divulgadas , fico aqui na esperança de um reset desse maldito planeta e derre-pente nada ,poxa da um tempo

    ResponderExcluir
  2. Do que adianta um suposto Reset se vc não vai tá vivo pra presenciar o que vai acontecer depois ? É cada uma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais e essa a intenção , não estar mais vivo , assim não teremos nenhum vinculo , nenhuma interferência ou influencia com as novas gerações , podendo eles levar o mundo adiante , saudável e vivo , essa nossa geral esta marcada por guerras e violência.

      Excluir
    2. E quem te garante que os problemas vão se resolver com esse tal reset como vc está dizendo ?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Vamos ser otimistas , espero que sim , mesmo que não viva pra ver .
      Desculpa pelo meu pessimismo , mais eu estou sem trabalhar a mais de um ano e na última entrevista que fiz , realizei todos os procedimentos solicitados, fiz os exames pedidos e até tomei duas vacinas ( coisa que sou totalmente contra ) mais tomei e agora eles me dizem que não tem prazo pra começar , eu chorei , chorei mesmo e não sei mais o que fazer , acho que vou comprar uma passagem só de ida pro Uruguai.

      Excluir
  3. include
    include
    include
    main(reset)
    {
    if god exists
    then
    reset in ALBERT
    else
    reset never
    var pessimismo null
    if humans exists
    then
    reset pessimismo
    else
    reset never
    goto line 4
    writeln("ewwwwwwwww")
    }

    ResponderExcluir