Está chegando o pico da chuva de meteoros Geminidas, e a Lua Cheia também...

geminidas 2016 vs lua cheia
O que podemos esperar para a noite de 13 de dezembro?


Estamos a poucas horas do pico da chuva de meteoros Geminidas 2016. E por outro lado, a Lua também terá seu pico de brilho, pois o auge de sua fase de Cheia acontece quase no mesmo horário do máximo da chuva de meteoros, entre os dias 13 e 14 de dezembro. E agora?!

Como todos sabemos, qualquer luz intensa tem o poder de ofuscar nossa visão. E uma Lua Cheia então, nem se fala... Os meteoros, por sua vez, têm brilhos tênues na maior parte das vezes. O resultado é que apenas os meteoros mais brilhantes poderão ser vistos em uma noite de Lua Cheia.

Agora vem a parte boa: a chuva de meteoros Geminidas é conhecida por produzir bolas de fogo intensas, que podem ser vistas mesmo em céus claros com poluição luminosa de cidades grandes, por exemplo.

Frankie Lucena, de Porto Rico, fotografou um meteoro brilhante da chuva Geminidas no último domingo, 11 de dezembro:

Geminidas 2016
Meteoro brilhante da chuva Geminidas, registrado em 11 de dezembro de 2016.
Créditos: Frankie Lucena

"Os únicos meteoros visíveis nessa noite foram os mais brilhantes", diz Frankie. "A Lua ficará ainda mais brilhante nas próximas noites, o que provavelmente significa que só as bolas de fogo aparecerão nas minhas fotos".

O objeto de brilho estranho que está um pouco abaixo do meteoro não é um OVNI. "É um sistema de radar chamado TARS", explica Frankie. Os Estados Unidos utiliza esse tipo de balão para monitorar e vigiar as fronteiras de seu país e de seus aliados. Trata-se de um balão de hélio amarrado a uma baixa altitude.




Os fragmentos que criam a chuva de meteoros Geminidas são detritos espaciais deixados pelo objeto 3200 Faetonte. Eles atingem a atmosfera da Terra a uma velocidade de aproximadamente 35 quilômetros por segundo, e geralmente desintegram-se a uma altitude de 80 km acima da superfície da Terra. Devido a origem rochosa desses detritos, a chuva Geminidas produz meteoros intensos, chamados popularmente de "bolas de fogo".

Até agora, a câmera de monitoramento de bolas de fogo da NASA já detectou cerca de 10 bólidos da chuva Geminidas. E esse número só deve aumentar, principalmente na noite de 13 de dezembro, quando irá ocorrer o máximo da chuva.




E não se esqueçam! Teremos aqui em nosso site a transmissão ao vivo da chuva de meteoros Geminidas 2016 [clique aqui]. Assim, mesmo que o tempo fique nublado na sua cidade, você ainda terá a chance de vislumbrar esse belíssimo evento.

Fiquem ligados para mais atualizações a qualquer momento!







Imagens: (capa-divulgação) / Frankie Lucena
12/12/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. O pico desta chuva também seria do dia 13 para 14? No caso, madrugada do dia 14, certo?
    Como sempre, parabéns pela matéria Galeria do Meteorito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Aline!

      Sim, será na madrugada entre os dias 13 e 14. A nossa transmissão começa já nessa noite do dia 13, pois será feita a partir de outro país, onde já será madrugada.

      Um grande abraço, e muito obrigado pelo elogio! :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Galera, sei que isso é chato mais vamos lá
    Criei um canal no Youtube para postar videos de ciencia e de nerdices, já conto com um video, se vocês puderem dar uma visitada.
    como disse sei que é chato mas se eu não me divulgar ninguem vai atras, ainda mais que sou novo. Des de já agradeço
    https://www.youtube.com/channel/UCN_uNdlUSQn_MIqoEMJTghw

    ResponderExcluir
  4. Que horas ocorrerá a chuva de meteoros? Alguém sabe me dizer?

    ResponderExcluir
  5. Poderá ser visto em quais cidades do Brasil?

    ResponderExcluir