Queda de meteoro causa explosão sobre a Rússia, e faz a noite virar dia!

queda de meteoro na Rússia faz o dia virar noite
"Olhamos para uma montanha próxima de nós... e havia um meteoro gigantesco passando por cima de tudo" - Olga Sagalakova, testemunha ocular


Os céus da região oeste da Sibéria, ao norte da Rússia, ganharam um brilho especial na noite dessa terça-feria, 06 de dezembro, quando um meteoro explodiu sobre a cidade de Sayanogorsk.

Diversos moradores da região da Khakasiya testemunharam a grande bola de fogo, que levou alguns segundos para cruzar todo o céu. Vídeos e fotos do evento ganharam destaque em toda a mídia internacional.

Segundo testemunhas, em algumas regiões foi possível escutar uma grande explosão. O site oficial da cidade de Sayanogorsk relatou o caso como uma possível queda de um corpo celeste.




"Logo de início, eu não entendi o que estava acontecendo. Uma luz repentina tomou conta. Não era tão clara quanto a luz do Sol, mas era muito clara", disse Olga Sagalakova durante uma reportagem. "Olhamos para uma montanha próxima de nós... e havia um meteoro gigantesco passando por cima de tudo. Tinha uma cauda. Francamente eu fiquei assustada. Achei que era uma bomba."


Outro residente de Khakasiya, Nikolay Soldatov, disse que o meteoro "emitia uma luz fria, como de uma lâmpada fluorescente."

"Eu ví que ela começava a brilhar rapidamente. O brilho era muito intenso, não suficiente para causar cegueira, mas ainda assim, muito intenso." Nikolay continua: "Eu olhei pra cima e... acima do hospital da cidade havia um meteoro."

A passagem do meteoro durou aproximadamente 3 ou 4 segundos , e após cerca de 30 segundos, um grande estrondo pôde ser ouvido em toda a região, disparando alarmes de carros em várias partes da cidade.

"Foi muito bonito. Não se vê isso todos os dias", disse Sergey Isaykin. "Mas não ficamos assustados, porque notamos instantaneamente que aquilo era algo parecido com o que aconteceu em Chelyabinsk, a três anos atrás."

"A rocha espacial que causou o brilho e a explosão, queimou na atmosfera, e pouco ou nenhum som foi ouvido pela maioria da população", anunciou o Ministro de Emergências.




Forums locais foram bombardeados com especulações de que o tal "meteoro" seria na verdade a queda de um foguete com problemas técnicos, mas as autoridades locais se pronunciaram, dizendo que trata-se de um evento natural, e que não havia causado qualquer dano na região.


Não se sabe até o momento se algum fragmento sobreviveu a queda, mas se a resposta for sim, provavelmente caiu em algum lugar próximo do Vale de Babik, segundo autoridades regionais, que disseram ainda que uma expedição já estava a caminho daquela área.

Apesar de ser muito brilhante, esse bólido foi muito menor e menos brilhante do que o famoso evento de Chelyabinsk, ocorrido em fevereiro de 2013.




De acordo com Natan Eysmont, do Instituto de Pesquisas Espaciais da Rússia, essa rocha espacial tinha apenas cerca de 10 ou 15 metros de diâmetro, e não era composta por ferro. "Meteoros desse tipo, se não entrarem na atmosfera em um ângulo muito inclinado, não representam perigo."






Imagens: (capa-divulgação) / divulgação
08/12/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. É uma beleza assustadora. Gostaria de ver um assim nos céus. enquanto isso não acontece fico olhando pras estrelas e apreciando sua beleza (quando o tempo permite). \o/

    ResponderExcluir
  2. isso é algo corriqueiro na russia, é capaz de ser o granizo deles

    ResponderExcluir
  3. Meu DEUS !!!!! esse mundo é um mundão mesmo !!!! Qto mistério !!!
    Tenho minhas dúvidas....mas gosto de acompanhar essas noticias

    ResponderExcluir
  4. Fico pensando cadê a NASA nessa hora ,com os seus aparelhos sofisticados,falando que são capazes de detectar meteoros de mais de cinco metros, eu acho que isso é mentira , eles e nenhum país consegue detectar estas pedras que vem do espaço ,que todos se cuidem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo eles são capazes de detectar asteroides com mais de 5 metros, mas não todos..

      quanto menor o asteroide mais comuns eles são e mais difíceis de detectar

      Excluir
  5. é pessoal o fim dos tempos está chegando o grande dia está chegando Jeová avisou sobre tudo oque ia acontecer nos últimos dias coisas horriveis estao e vao acontecer dificeis de acreditar mas tudo isso esta escrito sou estudante da biblia amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa ruim acontece desde o início dos tempos amigo. Deixa de ser lunático kkkk

      Excluir
    2. Coisa ruim acontece desde o início dos tempos amigo. Deixa de ser lunático kkkk

      Excluir
    3. Coisa ruim acontece desde o início dos tempos amigo. Deixa de ser lunático kkkk

      Excluir
    4. amigo, asteroides sempre cairam e sempre vão cair, na verdade conforme os milhões de anos o números de impactos veem DIMINUINDO..

      Excluir
  6. Aqui não tem espaço para fanáticos religiosos.

    ResponderExcluir
  7. Vocês acham que isso é pouco, então se preparem para fevereiro de 2017 qdo cairá um meteoro que vai atingir a Terra,varrendo um continente inteiro e todas as partes do mundo verá uma poeira negra nos céus que durará 2 anos.A Terra ficará em trevas.O impacto terá a velocidade de 2.1 milhoes de megatons,isso corresponde a 60 mil bombas atômicas. Isso a Nasa não informa ao mundo. Mas na minha opinião a espécie humana é quem vai dar um fim na Terra. A ganância pelo poder por parte do homem é visível.
    A natureza, o espaço estavam quietos, mas o homem não se conforma pelas suas conquistas e invadem tudo e as grandes potências mundiais se degladiam a cada dia para serem pioneiros naquilo que tem mistérios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito em Deus,mas um asteróide dessa potência extinguiria tudo.

      Excluir