Tudo sobre a chuva de meteoros Geminidas 2016

Geminidas 2016
Quantos meteoros riscarão o céu? Quando acontece a chuva Geminidas 2016? Como observar?


Estamos em dezembro, o fim do ano está chegando... e com ele, temos a famosa chuva de meteoros Geminidas!

Também conhecida como Geminideas, essa belíssima chuva de meteoros acontece todos os anos, entre os dias 09 e 19 de dezembro, mas é entre os dias 13 e 14 de dezembro que ocorre seu pico, quando podemos observar a maior taxa de meteoros dessa chuva riscando o céu. O que faz a chuva de meteoros Geminidas ser tão especial é uma junção de fatores. Em primeiro lugar, ela é a última grande chuva de meteoros do ano; em segundo lugar, ela chega a produzir cerca de 80 meteoros por hora durante seu pico, ou seja, em um céu escuro, temos a chance de ver mais de 1 meteoro a cada minuto.

Chuva de meteoros Geminidas - Béla Papp
Meteoro da chuva Geminidas registrado em 11 de dezembro de 2014, na Hungria.
Créditos: Béla Papp

Diferente de algumas chuvas de meteoros, a Geminidas pode ser facilmente observada, e apesar da Lua Cheia, seus meteoros mais brilhantes poderão ser vistos riscando o céu noturno em todo o globo.


Como observar a chuva de meteoros Geminidas 2016?

Primeiramente devemos enfatizar que, para observar uma chuva de meteoros, não é necessário qualquer equipamento como telescópios ou binóculos. Como os meteoros cruzam o céu a uma velocidade muito alta, só é possível observá-los a olho nu.

O pico da chuva Geminidas acontece entre os dias 13 e 14 de dezembro, quando geralmente ocorrem entre 80 e 120 meteoros por hora. Nesse ano particularmente, a Lua Cheia deverá atrapalhar a nossa observação, ofuscando os meteoros pouco brilhantes, portanto, de acordo com especialistas, espera-se uma média de 40 meteoros visíveis a cada hora.




O radiante (local onde os meteoros parecem se originar) encontra-se na constelação de Gemini (Gêmeos), próximo da estrela Castor. De qualquer forma, não devemos olhar apenas para essa constelação, pois os meteoros poderão surgir em outros cantos do céu. A melhor coisa que você pode fazer é se deitar, ou se sentar numa posição confortável, e ficar de frente com essa constelação, mas com os olhos atentos em toda a região do céu em seu campo de visão.

radiante da chuva de meteoros Geminidas - como observar
Radiante da chuva de meteoros Geminidas na direção norte às 02h00 do horário local.
Créditos: STELLARIUM / Edição: Galeria do Meteorito

Em dezembro, a constelação de Gêmeos nasce a leste por volta das 21h00 de seu horário local, mas é somente após a meia-noite que ela ganha altura no céu, quando pode ser vista a norte. O melhor horário para observar essa chuva é sempre às 02h00 da madrugada de seu horário local, não importa onde você se encontra.


Transmissão ao vivo da chuva de meteoros Geminidas 2016

Mesmo que o céu esteja encoberto, repleto de nuvens, você ainda terá a chance de avistar alguns meteoros da chuva Geminidas 2016 aqui em nosso site. O nosso parceiro Observatório Slooh realizará a cobertura completa da chuva de meteoros Geminidas 2016, e a transmissão ao vivo estará disponível aqui em nosso site. Não perca!

Geminidas 2016 ao vivo


Dicas para uma ótima observação da chuva de meteoros Geminidas 2016

Para aproveitar o máximo não só dessa chuva de meteoros, como de qualquer outra, procure sempre um lugar longe da poluição luminosa. As luzes artificiais das cidades grandes ofuscam a nossa visão, e dão um aspecto alaranjado no céu noturno, impossibilitando a observação da maioria dos meteoros.




Sente-se ou deite-se numa posição confortável, e não foque sua visão em apenas um lugar. Reserve algum tempo para que sua vista se acostume ao céu escuro.

Para aproveitar o máximo dessa chuva de meteoros, indicamos a matéria com as 10 dicas imperdíveis para observar uma chuva de meteoros.


Por que acontece a chuva de meteoros Geminidas?

Essa chuva de meteoros sempre acontece quando a Terra passa pela esteira de detritos deixada pelo objeto 3200 Faetonte, um asteroide de 5 quilômetros que possui características atípicas. Por conta disso, alguns especialistas sugerem que esse objeto era na verdade um cometa que acabou perdendo todo seu material volátil.

órbita do asteroide 3200 Faetonte
Órbita do asteroide 3200 Faetonte.
Créditos: divulgação

E é no início de dezembro que o nosso planeta passa pela mesma região do espaço onde estão os fragmentos deixados pelo grande objeto.




Quando os fragmentos penetram a atmosfera da Terra, eles chegam a atingir uma velocidade de aproximadamente 130.000 km/h. Isso faz com que o ar funcione como uma barreira, criando o brilho intenso popularmente conhecido com "estrela cadente".






Imagens: (capa-divulgação) / Béla Papp / STELLARIUM / Galeria do Meteorito / divulgação
08/12/16


Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Galera, sei que isso é chato mais vamos lá
    Criei um canal no Youtube para postar videos de ciencia e de nerdices, já conto com um video, se vocês puderem dar uma visitada.
    como disse sei que é chato mas se eu não me divulgar ninguem vai atras, ainda mais que sou novo. Des de já agradeço
    https://www.youtube.com/channel/UCN_uNdlUSQn_MIqoEMJTghw

    ResponderExcluir
  2. Galera, sei que isso é chato mais vamos lá
    Criei um canal no Youtube para postar videos de ciencia e de nerdices, já conto com um video, se vocês puderem dar uma visitada.
    como disse sei que é chato mas se eu não me divulgar ninguem vai atras, ainda mais que sou novo. Des de já agradeço
    https://www.youtube.com/channel/UCN_uNdlUSQn_MIqoEMJTghw

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, se o tempo continuar fechado por aqui, não terei problema algum, vou assistir aqui no melhor site de astronomia, o Galeria do Meteorito.\o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Muito obrigado Mario Farias Guto!

      É um prazer ter a sua participação aqui em nosso site, já há alguns anos, não é mesmo?!

      Um grande abraço! Obrigado!

      Excluir
  4. Dia 9 vi um branco bem brilhante as 20:30 e um laranja as 23:15
    qualquer coisa eu venho acompanhar aqui no melhor site astronômico do brasil cheio de informações uteis, como a postagem de que estamos olhando para o passado que são as estrelas, eu não sabia que a distancia é contada em anos, bem interessante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo elogio Zeed Gamer! É muito gratificante poder divulgar a Astronomia e enriquecer o conhecimento dos nossos leitores. Estamos sempre aprendendo, juntos.

      Que bom que conseguiu observar alguns meteoros super brilhantes. É isso o que esperamos dessas grandes chuvas! :)

      Um grande abraço!

      Excluir