Perdeu a passagem do Cometa Verde? Então marque no seu calendário essas datas!

próximas passagens de cometas
O cometa 45P/HMP foi apenas o primeiro de 3!

Se você perdeu a passagem próxima da Terra do cometa 45P/HMP, não desamine. O cometa 45P/HMP foi apenas o primeiro de três cometas que irão visitar as cercanias da Terra até o final de 2018.

O cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, ou simplesmente "Cometa Verde" (como ficou conhecido popularmente) fez sua máxima aproximação com a Terra durante as primeiras horas do dia 11 de fevereiro, quando passou a 12 milhões de quilômetros do nosso planeta. O cometa pôde ser visto através de binóculos, telescópios, e até mesmo em uma transmissão ao vivo aqui em nosso site, logo após o eclipse lunar penumbral, que coincidentemente aconteceu apenas algumas horas antes.




Mas caso você esteve viajando (literalmente) e não pôde observar a passagem do cometa 45P/HMP, fique ligado(a) nas próximas passagens de cometas que teremos em breve:


1 de abril de 2017 - cometa 41P/Tuttle-Giacobini-Kresak

Não, isso não é uma brincadeira de 1° de abril. Descoberto em 1858, esse cometa de 1,4 quilômetros já é bem conhecido por nós, terráqueos. A cada 5 anos e meio, ele completa uma órbita ao redor do Sol, mas nem sempre ele se aproxima consideravelmente do nosso planeta. Mas para a alegria de todos, no dia 1° de abril desse ano, o cometa 41P/TGK passará a 22 milhões de quilômetros do nosso planeta, apenas 8 dias antes do periélio (máxima aproximação com o Sol). O resultado? Ela deve brilhar o suficiente para ser visto a olho nu. Vamos torcer!

COMETA 41P - Tuttle-Giacobini-Kresak
Trajetória do cometa 41P/Tuttle-Giacobini-Kresak e sua máxima aproximação com a Terra no dia 1 de abril de 2017.
Créditos: JPL / Small Body Database


15 de dezembro de 2018 - cometa 46P/Wirtanen

O cometa 46P/Wirtanen, de 1,2 km de diâmetro, era pra ter sido visitado pela sonda europeia Rosetta, mas como a janela de lançamento foi perdida, os cientistas designaram um novo alvo, que acabou sendo o famoso 67P/Churyumov-Gerasimenko.


O fato é que o cometa 46P/Wirtanen permanecerá a uma distância de 16 milhões de km da Terra por algumas semanas, do dia 4 até 28 de dezembro de 2018, o que permitirá aos cientistas estudar as diferentes faces de seu núcleo que ficarão expostas a luz solar.

cometa 46P - Wirtanen
Trajetória do cometa 46P/Wirtanen e sua máxima aproximação com a Terra no dia 15 de dezembro de 2018.
Créditos: JPL / Small Body Database

Fiquem ligados, pois iremos acompanhar a passagem desses cometas com informações sobre como observá-los, transmissões ao vivo e muito mais!

Um lembrete: nunca está descartada a possibilidade de uma nova descoberta acontecer a qualquer momento, nos dando uma oportunidade inesperada de avistamento. Por isso é sempre bom estar de olho em tudo que acontece nos céus e no espaço!

E pra quem não se conforma em ter perdido a passagem do Cometa Verde, lembre-se que as esperanças ainda não morreram, mas você terá que exercitar sua paciência...




O cometa 45P/HMP fará uma nova máxima aproximação com a Terra em 2032, mas passará bem mais longe, a cerca de 48 milhões de quilômetros. Por conta da grande distância, ele não deve se tornar um objeto visível a olho nu, mas ainda assim, os cientistas estão ansiosos com sua próxima passagem, pois teremos uma segunda oportunidade de observar seu núcleo, e entender quais mudanças ele sofreu entre suas duas visitas...


Imagens: (capa-cometa 45P/HMP/Gerald Rhemann) / JPL / Small Body Database
16/02/17

Gostou da nossa matéria?
Curta nossa página no Facebook
para ver muito mais!


Encontre o site Galeria do Meteorito no Facebook, YouTubeTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Nobre boa noite,eu acompanhei a transmissão, porém via apenas uma cor verde, não vi a calda, será que o cometa perdeu a calda, ou o pessoa do Observatório ficou limitando a apenas exibir uma pequena parte do cometa.
    Vamos aguardar os outros.

    ResponderExcluir